Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Chamadas
Submissões
Anúncios
Sobre
Política Editorial
Avaliação
Equipe Editorial
Memória de Editores
Consultores ad hoc
Bases Indexadoras
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 (2025): Revista Vórtex
v. 13 (2025): Revista Vórtex
Publicado:
15.04.2025
Artigos
Idiossincrasias na construção da rabeca em Pernambuco: O caso de Valério Bizunga, Olinda-PE
Erasmo Estrada, Jorge Ventura de Morais
1-50
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9210
Formação e atuação profissional do trompista no Brasil do século XXI
Radegundis Aranha Tavares Feitosa, Maria Suellen Magalhães
1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9496
A invenção do instrumento vocal em Got Lost , de Helmut Lachenmann
Lucas Mateus Silva, William Teixeira
1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9096
Cantos xamânicos Huni Kuin: cerimônias de ayahuasca, cosmologias e pontes entre mundos
Leonardo Corrêa Bomfim
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.8946
Tinctoris sobre as falsas concordâncias: um erro cometido por todos os compositores?
Matheus Rocha Grain
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9467
Uma análise das concepções de Ruggiero Ricci sobre a técnica de violino de mão esquerda
Brigitta Calloni
1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9459
O intérprete musical e a técnica de arte: reflexões sobre uma proposição de Mário de Andrade
Luigi Brandão, Flavio Barbeitas
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9425
A música concertante no Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto entre os séculos XVIII e XIX
Rosana Marreco Brescia, Marco Brescia
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9600
A vanguarda pop de Damiano Cozzella: hibridação cultural e a composição como ato crítico
Fernando Magre, Mónica Vermes
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10593
‘Chess studies’ para quarteto de cordas: Composiçao baseada em xadrez
Alberto Hortigüela, Sara Carvalho
1-34
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9479
Pesquisa Artística nas Teses e Dissertações das Universidades Brasileiras entre os anos de 2018 e 2022
Marta Macedo Brietzke, Mario Videira
1-42
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10394
A Falsa Relação Cromática: Um Dispositivo Composicional e Tropo Diegético no Renascimento Inglês
Eduardo Solá Chagas Lima
1-49
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9621
Militância cultural: memórias musicais do associativismo negro no Rio de Janeiro (1900-1930)
Lurian Reis da Silva Lima
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9676
A Pop Art como material artístico da modernidade no Rock e suas distinções na Inglaterra e nos EUA
Vanessa Pironato Milani, José Cesar Fernandes Gomes
1 - 28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10047
O ruído como timbre da materialidade
Roberto Wu
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10840
“Alfonsina y el mar” pelo prisma da MPB: releituras da canção argentina no Brasil
Daniel Lovisi
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10354
Expanding the Pianist’s Toolbox: Approaches to Arpeggiation, Pedalling, and Gesture
Óscar Caravaca González
1-38
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9839
As técnicas estendidas no trompete: relato de interação entre intérpretes/compositores e intérpretes/construtores
Adenilson Roberto Telles, Paulo Adriano Ronqui
1-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9781
Convergências temáticas entre ‘Canto de amor e paz’ e a ‘Sinfonia 4’ de Cláudio Santoro
Paulo de Paula, Carlos Fiorini
1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9830
O território da Pesquisa Artística: investigando as margens da polissemia
Bibiana Bragagnolo
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9870
Pedagogia da Regência Musical e Tecnologia: Uma Revisão de Literatura Descritiva
Adamilson Abreu
1-30
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9841
Expressividade Pianística: Interfaces entre Cognição, Metáforas Visuais e Ensino Musical
Thiago Pessanha Correa, Elenisio Rodrigues Barbosa Junior
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10702
Um modelo narrativo em três versões de “My Favorite Things” por Jonathan Kreisberg
Rafael Gonçalves
1 - 38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9849
Escritos no pó, para violão e sons eletrônicos: reflexões sobre a música mista com tape e sua relação com a tradição
Felipe Vasconcelos, Renan Simões
1-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10837
Viralidade musical em plataformas sociais: uma revisão da literatura
Gabriel P. Oliveira, Ana Paula Couto da Silva, Mirella M. Moro
1-32
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10848
Dossiê “Música e Mulheres”
Mulheres e Música: à guisa de editorial
Luciana Requião, Inês de Almeida Rocha
1-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.11079
A mulher e a guitarra em Portugal: Processo de catalogação
Beatriz Oliveira, Pedro Rodrigues
1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9727
As mulheres na prática da mbira em Moçambique: rompendo barreiras marcadas pelo gênero
Micas Orlando Silambo
1-41
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9681
Mulheres na percussão: uma investigação de compositoras e obras na América Latina e Caribe
Juliane Larsen, Camila C. Cardoso
1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9887
Tecnologias da escuta sensível: uma metodologia feminista e decolonial para a música
Isabel Porto Nogueira
1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9958
Uma mulher de destaque na filosofia da música: Susanne K. Langer e o problema da significação artístico-musical
Clovis Salgado Gontijo, Mauro Miguel de Araújo Teixeira
1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9872
Pra Matar Preconceito Eu Renasci: duas vozes negras femininas em um bloco comunista
Thiago de Souza Borges, Samuel Araújo
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9953
BatuCantada: Mulheres na percussão subvertendo o patriarcado musical
Vanessa Ramos de Oliveira Souza, Denise Marcos Bussoletti
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9951
Mulheres sambistas: mundo do trabalho, vivências coletivas e políticas culturais
Laila Andresa Cavalcante Rosa, Julia Ricciardi Lima, Rayra Mayara Santos
1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9960
É canto negro: orgulho no samba e nas trajetórias de Dona Ivone Lara e Tia Doca da Portela
Denise Santiago-Figueiredo, Ana Paola Laeber
1-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9893
Uma análise das condições de trabalho das cantoras negras e indígenas da música baiana
Júlia Melo Salgado, Daniele Pereira Canedo
1-42
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9886
A potência terapêutica da música de mulheres negras: perspectivas para a clínica
Sara Santos Dias Costa, Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9867
Compositoras e cantoras negras – experiência estética e representatividade na música
Gisele Massola, Michele Castro
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9906
Leonor de Castro: a primeira professora do Conservatório de Música do Rio de Janeiro
Clara Fernandes Albuquerque
1-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9963
Magda Tagliaferro: as críticas da imprensa musical francesa e questões de gênero
Anderson da Mata Daher
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9774
Conquistas composicionais de Rebecca Clarke na ‘Sonata para viola e piano’
Adriana Lopes da Cunha Moreira, Laís Ferreira Lopes
1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9925
A Influência da Violência Simbólica de Gênero no Trabalho das Compositoras
Janaina Fellini , Gislaine Cristina Vagetti
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9801
Uma saudade que ficou: o silenciamento na produção composicional de Dinorá de Carvalho
Tadeu Moraes Taffarello, Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Flávio Cardoso de Carvalho, Vitor Alves de Mello Lopes
1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9869
Efeitos do exercício LaxVox na ressonância do trato vocal de sopranos líricos
Suelen Scholl Matter, Marta Assumpção de Andrada e Silva , Zuleica Camargo, Leslie Piccolotto Ferreira, Nadja Sousa
1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9912
Mulheres e perspectiva de gênero: análise do repertório de coros profissionais do Sudeste do Brasil
Maria Rúbia de Moraes Andreta, Susana Cecília Igayara-Souza
1-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9894
As mulheres na História da Música, em livros didáticos e na formação de docentes
Andréia Schach Fey, Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9914
Mulheres no samba: o que dizem produções acadêmicas recentes?
Yanne Angelim Dias, Maria Zelma de Araújo Madeira
1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9936
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão