Uma mulher de destaque na filosofia da música: Susanne K. Langer e o problema da significação artístico-musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9872

Palavras-chave:

expressão, significação, música, arte, inefabilidade

Resumo

No campo da estética musical, constata-se a presença de notáveis autoras mulheres, negligenciadas por histórias da filosofia e da música prioritariamente masculinas. Dentre elas, encontra-se a filósofa estadunidense Susanne K. Langer, que aponta o símbolo, em seus diversos tipos, como o modo de significação propriamente humano. Concentrando-se na estética da autora, este artigo examinará especificamente os símbolos apresentativos da música e da arte em geral. A fim de compreender de que modo e quais conteúdos tais símbolos são capazes de expressar, será necessário, inicialmente, identificar os pré-requisitos lógicos, segundo Langer, para toda a expressão.  Num segundo momento, será analisada a expressão musical, seus particulares pré-requisitos lógicos e sua significação, pela qual pode se projetar o discursivamente inexprimível. Por fim, será verificado de que maneira Langer aplica sua conclusão sobre a música às demais modalidades artísticas em sua estética, que, por sua abrangência e acuidade, mereceria ser mais reconhecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Salgado Gontijo, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do ABC

Doutor em Filosofia com menção em Estética pela Universidad de Chile, atuou como professor e pesquisador da FAJE de 2011 a 2024 e como professor e pesquisador visitante da Università degli Studi di Salerno de setembro de 2024 a maio de 2025. Tradutor de Vladimir Jankélévitch e Susanne K. Langer, membro do grupo de pesquisa Susanne K. Langer Circle, atualmente é pesquisador colaborador e pós-doutorando no Departamento de Filosofia da UFABC.

Mauro Miguel de Araújo Teixeira, Departamento de Filosofia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Bacharel e Mestrando em Filosofia, na linha de Filosofia da Religião, Ciência e Cultura, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Dedicou-se às implicações filosóficas e musicais da Querela dos Bufões em sua monografia de conclusão de curso de graduação e, atualmente, como bolsista de mestrado CAPES, pesquisa a necessidade antropológica e cultural da arte a partir do pensamento de Susanne K. Langer. Membro do Grupo de Pesquisa “Mística e Estética” (FAJE), cadastrado pelo CNPq.

Referências

AZEVEDO JÚNIOR, Ivanio Lopes; AMARAL, Ilana Viana do. O estatuto da música tonal em Susanne Langer. Argumentos: Revista de Filosofia/UFC. Fortaleza, ano 12, n. 23, jan.-jun. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.3>. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/42271>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: uma introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução: Tomás Rosa Bueno. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

______. Symbol, Myth, and Culture: Essays and Lectures of Ernst Cassirer (1935-1945). Edited by Donald Phillip Verene. New Haven (CT), London: Yale University Press, 1979.

CHAPLIN, Adrienne Dengerink. The Philosophy of Susanne Langer: Embodied Meaning in Logic, Art and Feeling. London: Bloomsbury Academic, 2019.

DANTO, Arthur C. Three Careers, 2011. Disponível em: http://www.lucadelbaldo.com/works/arthur-danto Acesso em: 27 de outubro de 2024.

DRYDEN, Donald. “Susanne K. Langer”. In: DEMATTEIS, Philip B. (ed.); McHENRY, Leemon B. (ed.). Dictionary of Literary Biography, v. 270: American Philosophers before 1950. Farmington Hills (Michigan): Gale Research, 2003.

FELAPPI, Giulia. Susanne Langer and the Woeful World of Facts. Journal for the History of Analytical Philosophy. v. 5, n. 2. Disponível em: <https://jhaponline.org/jhap/article/view/2812>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

GONTIJO OLIVEIRA, Clovis Salgado. Expressão ou autoexpressão na criação artística: um diálogo entre Nise da Silveira e Susanne K. Langer. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 13, n. 27, jan.-abr. 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41075. Disponível em: <https://doi.org / 10.35699/2237-5864.2023.41075>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

______. Para além do literal: A arte como ampliação do humano em Susanne Langer. Philósophos, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 11-58, jul./dez. 2020. DOI: 10.5216/phi.v25i2.64728. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/64728. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

HANSLICK, Eduard. Do belo musical: uma contribuição para a revisão da estética musical. Tradução: Nicolino Simone Neto. Campinas: Unicamp, 1989. (Repertórios)

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LANGER, Susanne K. Ensaios filosóficos. Tradução: Jamir Martins. São Paulo: Cultrix, 1971a.

______. Feeling and Form: a Theory of Art developed from Philosophy in a New Key. New York: Charles Scribner’s Sons, 1953.

______. Filosofia em nova chave: um estudo do simbolismo da razão, rito e arte. Tradução e revisão: Moysés Baumstein. São Paulo: Perspectiva, 1971b. (Debates)

______. Mind: an Essay on Human Feeling. v. I. Baltimore (MD), London: The Johns Hopkins Press, 1970.

______. O Senhor da Criação. Tradução: Clovis Salgado Gontijo Oliveira. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 79, p. 681-707, jan./abr. 2023. Disponível em:

<https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-67361>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

______. Philosophy in a New Key: a Study in the Symbolism of Reason, Rite, and Art. New York: The New American Library, 1954.

______. Problems of Art: Ten Philosophical Lectures. New York: Charles Scribner’s Sons, 1957.

______. Sentimento e forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de Filosofia em nova chave. Tradução: Ana M. Goldberger Coelho, J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Estudos; 44)

______. The Practice of Philosophy. New York: Henry Holt and Company, 1930.

PLATÃO. Íon. Tradução: Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Filô/Estética; 2)

RUSSELL BARRINGTON. The Life, Letters, and Work of Frederic Leighton. v. I. London: George Allen, Ruskin House, 1906. Disponível em: The Project Gutenberg eBook of The Life, Letters and Work of Frederic Baron Leighton (vol. 1), by Mrs. Russell Barrington. Acesso em: 4 de outubro de 2024.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação: quatro livros, seguidos de um apêndice que contém a crítica da filosofia kantiana. Primeiro Tomo. Tradução, apresentação, notas e índices: Jair Barboza. 2.ed. revista. São Paulo: Unesp, 2015.

SUSANNE K. LANGER CIRCLE. Materiais variados (fichas de estudo, livros, artigos da filósofa e de comentadores). Disponível em: . Acesso em: 22 de outubro de 2024.

WEBSTER’S NEW TWENTIETH CENTURY DICTIONARY OF THE ENGLISH LANGUAGE. Unabridged. Second Edition. Based upon the broad foundations laid down by Noah Webster. Extensively revised by the publisher’s editorial staff under the general supervision of Jean L. McKechnie. [S.l.]: Collins World, 1977.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução, apresentação e ensaio introdutório: Luiz Henrique Lopes dos Santos. Introdução: Bertrand Russel. 3. ed. 4. reimpr. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020.

Downloads

Publicado

19.08.2025

Como Citar

Salgado Gontijo Oliveira, C., & de Araújo Teixeira, M. M. (2025). Uma mulher de destaque na filosofia da música: Susanne K. Langer e o problema da significação artístico-musical. Revista Vórtex, 13, 1–29. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9872

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”