Sobre a Revista

MISSÃO

A Revista Vórtex (ISSN 2317–9937 – Qualis A1) é um periódico online, de acesso aberto, dedicado à música e editado sob responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Brasil. Fazemos parte de uma instituição educacional pública e sem fins lucrativos; portanto, nosso conteúdo é 100% gratuito (Open Access). Nosso propósito é divulgar e compartilhar gratuitamente pesquisas originais com a comunidade acadêmica, abrangendo as seguintes subáreas e campos temáticos da música:

- Criação Sonora e Composição Musical;
- Computação Musical e Tecnologia da Música;
- Estudos do som e Sonologia;
- Estética e Filosofia da Música;
- Performance Musical;
- Análise, Percepção e Teoria Musical;
- Musicologia e Etnomusicologia;
- Música Popular.

POLÍTICA EDITORIAL

Periodicidade e Cronograma de Publicação

A Revista Vórtex opera em sistema de publicação contínua, isto é: uma vez finalizado o processo de avaliação e editoração, o trabalho é publicado. O tempo aproximado entre submissão e publicação é de até 6 meses. Todo o processo respeita o seguinte fluxo:

- Os editores fazem uma primeira leitura do manuscrito e decidem se a trabalho é de interesse do periódico (2 semanas);
- Os editores analisam o perfil e convidam dois revisores para a tarefa (2 semanas);
- Os revisores avaliam o trabalho (12 semanas);
- Com base nas avaliações, os editores decidem sobre a publicação ou recusa (2 semanas);
- Se aceito com correções e revisões necessárias, o manuscrito retorna aos autores (3 semanas).
- Uma vez aceito, o manuscrito vai para Editoração, etapa em que será preparado para publicação, com atribuição de DOI e finalização de layout (3 semanas).

Política de Acesso Livre

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem nenhum custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos dois artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem a necessidade de obter autorização prévia do editor ou autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai10/portuguese-brazilian-translation/

Preservação Digital e Licenças

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (Open-Access), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

A Revista Vórtex não cobra taxas de processamento de artigos (APC) ou taxas de submissão; também não há pagamentos de qualquer natureza aos autores pelos trabalhos publicados.

A Revista Vórtex publica seu conteúdo em servidor da UNESPAR. O site principal de acesso é http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/index (URL curta: http://vortex.unespar.edu.br/). Uma vez publicados, todos os trabalhos são salvos no formato PDF/A para garantir a preservação e o arquivamento a longo prazo de documentos eletrônicos. Além disso, após a publicação, todos os artigos são distribuídos aos nossos bancos de dados parceiros para garantir melhor visibilidade e longevidade.

Autoria

- Todos os autores incluídos na submissão de um trabalho são responsáveis pelo conteúdo e devem ter participado suficientemente para que seus nomes sejam listados quando de eventual publicação.
- A Revista Vórtex adota os critérios de caracterização de autoria publicados em “COPE discussion document: Autorship” (https://doi.org/10.24318/cope.2019.3.3).
- Sempre que um manuscrito tiver a colaboração de mais de um pesquisador, será mandatória a especificação da contribuição realizada. A Revista Vórtex recomenda a Taxonomia CRediT: https://credit.niso.org
- Cada autor(a) poderá publicar um trabalho a cada 12 meses. A contagem do prazo de 12 meses terá início a partir da data de submissão do trabalho. Esta regra também se aplica para coautoria.
- Os autores devem declarar no manuscrito todas as fontes de financiamento para o trabalho;
- No ato da submissão, os autores devem indicar se o seu manuscrito está depositado em um servidor de Preprint. Não consideramos que a publicação de artigos em repositórios de Preprint retire a originalidade do artigo submetido.
- Os autores estão cientes de que trabalhos recusados após nova submissão (2ª instância) não poderão ser submetidos uma terceira vez.
- Os autores de trabalhos publicados pela Revista Vórtex serão considerados potenciais revisores ad hoc;
- Os autores declaram que o uso dos direitos autorais de imagens, sons e demais elementos no manuscrito foi devidamente creditado e autorizado ao seu proprietário;
- Os autores são responsáveis por garantir que a gramática e a ortografia estejam corretas. Se considerada necessária durante a avaliação, será de responsabilidade dos autores providenciar a revisão profissional dos manuscritos (gramatical, ortográfica, normatização).
- Os autores são obrigados a fornecer as correções necessárias, de acordo com as indicações dos avaliadores e dos Editores.
- Todos os autores declaram na submissão dos manuscritos que estão cientes e concordam com as normas e a Política Editorial da Revista Vórtex.
- O website da Revista Vórtex, aba submissões, contém todas as condições e diretrizes de preparo de manuscrito para os autores interessados: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/about/submissions

Plágio, Autoplágio, Ética de Publicação e Política de Retratação.

- A Revista Vórtex considera plágio, autoplágio, reciclagem de textos, fabricação ou falsificação de dados e imagens como más condutas graves. Para verificar tais casos, utilizamos o software detector de plágio CopySpider©, com o seguinte critério: manuscritos com até 15% de similaridade serão aceitos automaticamente desde que não configurem plágio; manuscritos com 15-25% de similaridade serão verificados pelos editores.
- A Revista Vórtex considera como plágio o uso de ideias de outras pessoas sem o devido reconhecimento e referência. Também são condenados pela Revista o autoplágio ou reciclagem de textos do mesmo autor. Isto é, quando seções do mesmo texto aparecem (geralmente sem atribuição) em mais de uma publicação do próprio autor. Os Editores adotam como referência os critérios estipulados pela COPE em “Text recycling guidelines for editors” (https://cope.onl/guidelines-text). Por fim, se algum tipo de plágio for detectado, os editores recusarão o trabalho de imediato.
- O processo de avaliação é criterioso na identificação de tais más condutas. Em caso de dúvidas, Os EDITORES-CHEFES solicitam aos autores dados comprobatórios da metodologia e dos resultados, bem como os esclarecimentos considerados necessários para apoiar a tomada de decisão. Eventualmente quando há contestação da decisão do periódico, constitui-se um comitê de membros do Conselho Editorial e/ou externos ao periódico para avaliação. No caso de constatação de má conduta, a Revista Vórtex reserva-se o direito de informar as instituições de afiliação dos autores ou de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa.
- Caso um artigo já publicado seja objeto de alegação de má conduta, a Revista Vórtex irá proceder a investigação e, se constatado, o trabalho deverá ser objeto de retratação, permanecendo indexado na base de dados da Revista na condição de retratado. A retratação documenta o(s) motivo(s) de erro e deverá estar devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada na mesma edição do trabalho original.
- Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configuram má conduta, são corrigidos por meio de errata. A Revista Vórtex garante a publicação em tempo hábil de erratas, correções ou retratações.

Questões de Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade

A Revista Vórtex assume publicamente seu compromisso com a promoção da igualdade e acessibilidade em todas as suas práticas e ambientes. Este compromisso está alinhado com os princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade) conforme estabelecido pela Declaração IDEIA (https://25.scielo.org/declaracao-ideia/). Nossa missão inclui garantir uma equipe editorial diversificada em termos de gênero, origem geográfica, etnia e afiliações institucionais. Para garantir a imparcialidade em nosso processo editorial, adotamos medidas transparentes que asseguram a equidade em todas as etapas de avaliação. Reconhecemos as dificuldades enfrentadas por diferentes indivíduos e comunidades, e estamos comprometidos em oferecer apoio personalizado quando necessário. Além disso, apoiamos ativamente iniciativas voltadas para a igualdade de gênero e buscamos estratégias que promovam uma maior representatividade na comunidade acadêmica e científica. Isso inclui o apoio às mulheres, membros da comunidade LGBTI+, povos nativos e etnias em situações de vulnerabilidade e marginalização. Nossa posição está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 (ODS 5), estabelecido pela ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5). Estamos empenhados em promover esses valores em todas as nossas atividades e em contribuir para um mundo mais justo, inclusivo e igualitário.