v. 12 (2024): Revista Vórtex

					Visualizar v. 12 (2024): Revista Vórtex
Publicado: 28.03.2024

Artigos

  • Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani

    Carolina Momm de Melo, Dr. Luiz Henrique Fiaminghi
    1-38

    Visualizações: 22
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415
  • O trânsito das companhias líricas entre as cidades de Desterro e Rio Grande de 1850 a 1880

    Marcele Pedrotti Dutra Meneses, Marcos Holler
    1-30

    Visualizações: 56
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8561
  • A performance decolonial de Rachel Reis no álbum Meu Esquema e a cena musical afrolatina de Salvador

    Nadja Vladi Gumes, Tatiana Rodrigues Lima
    1-30

    Visualizações: 131
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724
  • Space in Music: what we call ‘space’ in music and what it really is

    Fabio Wanderley Janhan Sousa
    1-23

    Visualizações: 15
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8490
  • De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez

    Igor Leão Maia, Felipe Mendes Vasconcelos, Samuel Araújo Alves
    1-30

    Visualizações: 51
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731
  • Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)

    Norton Dudeque
    1-34

    Visualizações: 33
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621
  • “Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)

    Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
    1-30

    Visualizações: 46
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8712
  • Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: duas ‘Andorinhas’ entre ‘Sonhos que passam’

    Humberto Amorim
    1-40

    Visualizações: 80
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8686
  • Rossiniana n° 1 de Mauro Giuliani: interpretação de “Assisa à piè d’un salice” a partir de fontes primárias

    Helvis Costa, Fabio Scarduelli
    1-37

    Visualizações: 35
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631
  • Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor

    Luciano Souto, Adrielle Clara Silva Melo
    1-39

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286

Entrevista

  • Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato

    Erickinson Lima, André Muniz
    1-29

    Visualizações: 32
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano

  • Brincar, tocar, experimentar, criar: “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico

    Gustavo Rodrigues Penha, Silvio Ferraz Mello Filho
    1-35

    Visualizações: 7
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
  • Magdalena Tagliaferro: repertório e performances segundo a crítica musical francesa

    Anderson da Mata Daher
    1-27

    Visualizações: 19
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8546
  • “Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto fontes, contextos e contributo pedagógico

    Gustavo Afonso, Helena Marinho
    1-35

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450