Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Chamadas
Submissão
Notícias
Sobre
Política Editorial
Avaliação
Equipe Editorial
Consultores ad hoc
Bases Indexadoras
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 (2024): Revista Vórtex
v. 12 (2024): Revista Vórtex
Publicado:
28.03.2024
Artigos
A Dimensão Espacial como Elemento Expressivo e Estruturante em Fonogramas dos Anos 1950
Gilberto Assis Rosa
1-22
Visualizações: 2
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9084
O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos
Nayane Nogueira Soares
1-34
Visualizações: 0
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190
Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
1-38
Visualizações: 221
73
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225
Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa
Jéfrey Antônio de Andrade, Rogério Tavares Constante
1-44
Visualizações: 30
22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864
A quantitative comparison of viral and hit songs in the Brazilian music market
Gabriel P. Oliveira, Ana Paula Couto da Silva, Mirella M. Moro
1-29
Visualizações: 57
37
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8727
Reinterpretando a métrica dual em repertórios dos séculos XX e XXI
Leandro Gumboski
1-28
Visualizações: 2
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9169
"Indios muzicos" do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835)
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
1-34
Visualizações: 14
6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9301
Música contemporânea na Fundação de Educação Artística na década anterior à COVID-19
los impactos de la pandemia de COVID-19 en Belo Horizonte
Guilherme Nascimento
1-17
Visualizações: 1
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8464
A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite
Alexandre Fenerich
1-27
Visualizações: 35
30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824
Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical
Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira Dos Santos
1-26
Visualizações: 39
30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270
As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei
Viviane Alves Kubo
1-25
Visualizações: 14
3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773
Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani
Carolina Momm de Melo, Dr. Luiz Henrique Fiaminghi
1-38
Visualizações: 70
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415
O trânsito das companhias líricas entre as cidades de Desterro e Rio Grande de 1850 a 1880
Marcele Pedrotti Dutra Meneses, Marcos Holler
1-32
Visualizações: 75
2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8561
A performance decolonial de Rachel Reis no álbum Meu Esquema e a cena musical afrolatina de Salvador
Nadja Vladi Gumes, Tatiana Rodrigues Lima
1-33
Visualizações: 192
5
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724
Space in Music: what we call ‘space’ in music and what it really is
Fabio Wanderley Janhan Sousa
1-24
Visualizações: 47
3
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8490
De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez
Igor Leão Maia, Felipe Mendes Vasconcelos, Samuel Araújo Alves
1-31
Visualizações: 72
3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731
Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)
Norton Dudeque
1-36
Visualizações: 58
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621
“Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
1-31
Visualizações: 69
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8712
Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: duas ‘Andorinhas’ entre ‘Sonhos que passam’
Humberto Amorim
1-42
Visualizações: 99
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8686
Rossiniana n° 1 de Mauro Giuliani: interpretação de “Assisa à piè d’un salice” a partir de fontes primárias
Helvis Costa, Fabio Scarduelli
1-39
Visualizações: 61
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631
Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor
Luciano Souto, Adrielle Clara Silva Melo
1-40
Visualizações: 97
3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286
Dossiê “New Sound Ecologies”
Da Natureza ao Instrumento: o Realismo Mimético em Duas Obras de Carola Bauckholt
Thiago Diniz, Igor Leão Maia
1-45
Visualizações: 0
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9525
Escuta Performativa com Árvores na Ecologia Sônica das Florestas
Suna Başlantı
1-23
Visualizações: 0
0
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9511
O ouvido crítico
Sara Pinheiro
1-17
Visualizações: 0
0
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9522
Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music
Garrison Gerard
1-27
Visualizações: 0
0
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521
Compondo Espaços Sonoros: uma entrevista com Hans Tutschku
Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, William Teixeira
1-25
Visualizações: 0
1
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9523
Murmúrios de estorninhos como modelo para espacialização sonora
Said Bonduki, Leon Steidle
Visualizações: 0
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9579
Contribuições da psicologia ecológica de Gibson para a criação de instalações sonoras interativas
Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
1-29
Visualizações: 7
2
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9513
Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano
Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano
Alfonso Benetti
1-14
Visualizações: 36
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555
Brincar, tocar, experimentar, criar:
“Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico
Gustavo Rodrigues Penha, Silvio Ferraz Mello Filho
1-37
Visualizações: 44
0
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan
Tassio Lima, Joana Holanda
1-41
Visualizações: 41
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485
Estratégias de uma pianista expert para o aprendizado de uma música por melodia cifrada
Joao G A Lima, Danilo Ramos
1-45
Visualizações: 63
37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8443
Magdalena Tagliaferro: repertório e performances segundo a crítica musical francesa
Anderson da Mata Daher
1-30
Visualizações: 35
16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8546
“Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto
fontes, contextos e contributo pedagógico
Gustavo Afonso, Helena Marinho
1-35
Visualizações: 41
38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450
Entrevista
Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato
Erickinson Lima, André Muniz
1-29
Visualizações: 50
0
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348
Tradução
Música e silêncio
Gisèle Brelet; Gustavo Bonin, Juliana Di Fiori Pondian
1-22
Visualizações: 114
31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9117
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão