Avaliação

A Revista Vórtex aceita submissões de trabalhos, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês ou espanhol, e dentro das categorias de artigo, resenha, tradução e entrevista. Os autores podem optar em duas categorias de submissão:

a) Submissão para Avaliação Duplo-Cega;
b) Submissão Ciência Aberta, via SciELO PrePrint (EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO);

AVALIAÇÃO DUPLO-CEGA

A avaliação duplo-cega inicia com a submissão do artigo. O editor realiza a triagem inicial e designa dois avaliadores em um sistema duplo-cego, no qual avaliadores e autores permanecem anônimos. Com os pareceres em mãos, uma decisão editorial é tomada e os autores são comunicados. A seguir, instruções detalhadas para a submissão de seu trabalho em sistema de avaliação duplo-cego:

1) Envie seu trabalho por meio da plataforma de submissão da revista (OJS): https://vortex.unespar.edu.br
2) Certifique-se de atender a todas as “Condições para submissão” e de que seu manuscrito está em conformidade com as “Diretrizes para Autores”.
3) Todo material para avaliação precisa ser anônimo.

AVALIAÇÃO SCIELO PREPRINT (CIÊNCIA ABERTA)

A categoria PrePrint é uma novidade na Revista Vórtex e funciona como uma forma de estimular a Ciência Aberta. O PrePrint refere-se a versões de um artigo que são compartilhadas publicamente antes de passarem pelo crivo da revisão por pares. Os artigos depositados no repositório SciELO PrePrint recebem registro de DOI (digital object identifier), que assegura a autoria e permite sua citação. Essa prática proporciona acesso imediato aos resultados de pesquisas e permite que os autores recebam comentários dos leitores sobre seu estudo, possibilitando realizar modificações consideradas pertinentes. Todo esse processo ocorre dentro da plataforma do SciELO PrePrint. Ao término dessa etapa, o artigo pode ser submetido para avaliação e posterior publicação na Revista Vórtex. Os pareceres da avaliação serão anexados ao fim do texto, na seção “PrePrint” do nosso modelo de documento (template.docx), e os nomes e afiliações institucionais dos avaliadores serão publicados conjuntamente. A seguir, instruções detalhadas para a submissão de seu trabalho em sistema de avaliação PrePrint:

1) Deposite seu manuscrito no repositório SciELO PrePrint: https://preprints.scielo.org
2) Paralelamente, ou posteriormente, envie seu trabalho finalizado – já incorporando as sugestões dos comentários do PrePrint – através da plataforma de submissão da revista (OJS): https://vortex.unespar.edu.br
3) No campo “Comentários para o editor”, informar que o manuscrito está depositado e publicado no servidor SciELO PrePrint. Fornecer link (URL).
4) Na aba “Documentos” carregue o texto contendo os nomes dos autores e marque-o como “Texto”.
5) Na aba “Documentos” carregue o anexo “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” e marque-o como “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”.
6) Dados Abertos: a avaliação pelos pares é aberta.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A seguir, apresentamos as políticas de nossa revista em relação ao processo de revisão por pares em sistema duplo-cego. Parte deste conteúdo é adaptada para a avaliação em sistema PrePrint:

- Os avaliadores devem ajudar os autores com objetividade, apontando trabalhos relevantes que poderiam ser citados. Eles também devem instruir os autores sobre como aprimorar o trabalho para publicação;
- Os avaliadores não devem ter conflito de interesses e devem permanecer neutros e imparciais, devendo informar aos editores caso surja algum conflito. Possíveis casos de conflitos de interesse incluem: nacionalidade, crenças religiosas ou políticas, gênero ou outras características dos autores; conflitos de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Esses conflitos podem ocorrer entre autores, revisores ou editores;
- O processo de revisão por pares deve ser tratado com confiança e deve envolver apenas editores e avaliadores designados;
- No processo de revisão por pares, é garantida a confidencialidade dos nomes (duplo-cego); uma lista com os avaliadores será publicada no final do processo de publicação, mas não relacionando avaliador com cada artigo.
- Editores e revisores devem respeitar a independência intelectual dos autores;
- Em raras ocasiões, os editores podem fornecer pareceres.

O “Formulário de Avaliação” utilizado em nossa plataforma, para uso dos pareceristas, apresenta o seguinte teor:

“O parecer é anônimo e poderá ser enviado à autora / ao autor. Favor não compartilhar seu nome e contato. Algumas observações: [1] respeite a confidencialidade do material fornecido a você; [2] lembre-se de que todas as revisões devem ser conduzidas objetivamente, ou seja, críticas pessoais ao autor são inadequadas; [3] informe-nos em caso de conflito de interesse; [4] após a publicação de cada número, a revista disponibilizará em seu site a identidade dos pareceristas e suas afiliações institucionais referentes à edição em questão. Será sempre respeitado o sistema de revisão por pares duplo-cego. Os artigos não serão associados aos pareceristas.

[1] O trabalho apresenta contribuição relevante para a área?
[2] O título, resumo e palavras-chave expressam o conteúdo do trabalho?
[3] A fundamentação teórica ou metodologia são consistentes?
[4] A linguagem empregada é clara? O texto necessita de revisão gramatical ou ortográfica?
[5] As citações estão em conformidade com o sistema autor-data?
[6] As referências declaradas são todas citadas no corpo de texto?
[7] As imagens e ilustrações são legíveis?
[8] Qualidade geral do trabalho?
[9] Parecer Final
[10] Comentário geral (opcional)”

Segue abaixo um fluxograma do processo de avaliação / publicação como um todo: