Uma mulher de destaque na filosofia da música: Susanne K. Langer e o problema da significação artístico-musical
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9872Palabras clave:
expressão, significação, música, arte, inefabilidadeResumen
No campo da estética musical, constata-se a presença de notáveis autoras mulheres, negligenciadas por histórias da filosofia e da música prioritariamente masculinas. Dentre elas, encontra-se a filósofa estadunidense Susanne K. Langer, que aponta o símbolo, em seus diversos tipos, como o modo de significação propriamente humano. Concentrando-se na estética da autora, este artigo examinará especificamente os símbolos apresentativos da música e da arte em geral. A fim de compreender de que modo e quais conteúdos tais símbolos são capazes de expressar, será necessário, inicialmente, identificar os pré-requisitos lógicos, segundo Langer, para toda a expressão. Num segundo momento, será analisada a expressão musical, seus particulares pré-requisitos lógicos e sua significação, pela qual pode se projetar o discursivamente inexprimível. Por fim, será verificado de que maneira Langer aplica sua conclusão sobre a música às demais modalidades artísticas em sua estética, que, por sua abrangência e acuidade, mereceria ser mais reconhecida.
Descargas
Citas
AZEVEDO JÚNIOR, Ivanio Lopes; AMARAL, Ilana Viana do. O estatuto da música tonal em Susanne Langer. Argumentos: Revista de Filosofia/UFC. Fortaleza, ano 12, n. 23, jan.-jun. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.3>. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/42271>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: uma introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução: Tomás Rosa Bueno. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
______. Symbol, Myth, and Culture: Essays and Lectures of Ernst Cassirer (1935-1945). Edited by Donald Phillip Verene. New Haven (CT), London: Yale University Press, 1979.
CHAPLIN, Adrienne Dengerink. The Philosophy of Susanne Langer: Embodied Meaning in Logic, Art and Feeling. London: Bloomsbury Academic, 2019.
DANTO, Arthur C. Three Careers, 2011. Disponível em: http://www.lucadelbaldo.com/works/arthur-danto Acesso em: 27 de outubro de 2024.
DRYDEN, Donald. “Susanne K. Langer”. In: DEMATTEIS, Philip B. (ed.); McHENRY, Leemon B. (ed.). Dictionary of Literary Biography, v. 270: American Philosophers before 1950. Farmington Hills (Michigan): Gale Research, 2003.
FELAPPI, Giulia. Susanne Langer and the Woeful World of Facts. Journal for the History of Analytical Philosophy. v. 5, n. 2. Disponível em: <https://jhaponline.org/jhap/article/view/2812>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.
GONTIJO OLIVEIRA, Clovis Salgado. Expressão ou autoexpressão na criação artística: um diálogo entre Nise da Silveira e Susanne K. Langer. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 13, n. 27, jan.-abr. 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41075. Disponível em: <https://doi.org / 10.35699/2237-5864.2023.41075>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.
______. Para além do literal: A arte como ampliação do humano em Susanne Langer. Philósophos, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 11-58, jul./dez. 2020. DOI: 10.5216/phi.v25i2.64728. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/64728. Acesso em: 22 de outubro de 2024.
HANSLICK, Eduard. Do belo musical: uma contribuição para a revisão da estética musical. Tradução: Nicolino Simone Neto. Campinas: Unicamp, 1989. (Repertórios)
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LANGER, Susanne K. Ensaios filosóficos. Tradução: Jamir Martins. São Paulo: Cultrix, 1971a.
______. Feeling and Form: a Theory of Art developed from Philosophy in a New Key. New York: Charles Scribner’s Sons, 1953.
______. Filosofia em nova chave: um estudo do simbolismo da razão, rito e arte. Tradução e revisão: Moysés Baumstein. São Paulo: Perspectiva, 1971b. (Debates)
______. Mind: an Essay on Human Feeling. v. I. Baltimore (MD), London: The Johns Hopkins Press, 1970.
______. O Senhor da Criação. Tradução: Clovis Salgado Gontijo Oliveira. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 79, p. 681-707, jan./abr. 2023. Disponível em:
<https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-67361>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.
______. Philosophy in a New Key: a Study in the Symbolism of Reason, Rite, and Art. New York: The New American Library, 1954.
______. Problems of Art: Ten Philosophical Lectures. New York: Charles Scribner’s Sons, 1957.
______. Sentimento e forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de Filosofia em nova chave. Tradução: Ana M. Goldberger Coelho, J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Estudos; 44)
______. The Practice of Philosophy. New York: Henry Holt and Company, 1930.
PLATÃO. Íon. Tradução: Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Filô/Estética; 2)
RUSSELL BARRINGTON. The Life, Letters, and Work of Frederic Leighton. v. I. London: George Allen, Ruskin House, 1906. Disponível em: The Project Gutenberg eBook of The Life, Letters and Work of Frederic Baron Leighton (vol. 1), by Mrs. Russell Barrington. Acesso em: 4 de outubro de 2024.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação: quatro livros, seguidos de um apêndice que contém a crítica da filosofia kantiana. Primeiro Tomo. Tradução, apresentação, notas e índices: Jair Barboza. 2.ed. revista. São Paulo: Unesp, 2015.
SUSANNE K. LANGER CIRCLE. Materiais variados (fichas de estudo, livros, artigos da filósofa e de comentadores). Disponível em: . Acesso em: 22 de outubro de 2024.
WEBSTER’S NEW TWENTIETH CENTURY DICTIONARY OF THE ENGLISH LANGUAGE. Unabridged. Second Edition. Based upon the broad foundations laid down by Noah Webster. Extensively revised by the publisher’s editorial staff under the general supervision of Jean L. McKechnie. [S.l.]: Collins World, 1977.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução, apresentação e ensaio introdutório: Luiz Henrique Lopes dos Santos. Introdução: Bertrand Russel. 3. ed. 4. reimpr. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Clovis Salgado Gontijo, Mauro Miguel de Araújo Teixeira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.