Uma mulher de destaque na filosofia da música: Susanne K. Langer e o problema da significação artístico-musical

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9872

Palabras clave:

expressão, significação, música, arte, inefabilidade

Resumen

No campo da estética musical, constata-se a presença de notáveis autoras mulheres, negligenciadas por histórias da filosofia e da música prioritariamente masculinas. Dentre elas, encontra-se a filósofa estadunidense Susanne K. Langer, que aponta o símbolo, em seus diversos tipos, como o modo de significação propriamente humano. Concentrando-se na estética da autora, este artigo examinará especificamente os símbolos apresentativos da música e da arte em geral. A fim de compreender de que modo e quais conteúdos tais símbolos são capazes de expressar, será necessário, inicialmente, identificar os pré-requisitos lógicos, segundo Langer, para toda a expressão.  Num segundo momento, será analisada a expressão musical, seus particulares pré-requisitos lógicos e sua significação, pela qual pode se projetar o discursivamente inexprimível. Por fim, será verificado de que maneira Langer aplica sua conclusão sobre a música às demais modalidades artísticas em sua estética, que, por sua abrangência e acuidade, mereceria ser mais reconhecida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clovis Salgado Gontijo Oliveira, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do ABC

Doctor en Filosofía con mención en Estética por la Universidad de Chile. Se desempeñó como profesor e investigador en la FAJE entre 2011 y 2024 y como profesor e investigador visitante en la Università degli Studi di Salerno de septiembre de 2024 a mayo de 2025. Traductor de Vladimir Jankélévitch y Susanne K. Langer, miembro del grupo de investigación Susanne K. Langer Circle, actualmente es investigador colaborador y posdoctorando en el Departamento de Filosofía de la UFABC.

Mauro Miguel de Araújo Teixeira, Departamento de Filosofia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Estudiante de maestría y licenciado en Filosofía por la FAJE, con énfasis en Estética y Filosofía del Arte. Su trabajo de conclusión de curso estuvo dedicado a la Filosofía de la Música, más específicamente a la “Querella de los Bufones”. Desarrolló un proyecto de investigación (PIBIC) sobre la inefabilidad de la música en Susanne K. Langer, financiado por la FAPEMIG. Su investigación de maestría se centra en la verificación de la necesidad cultural y antropológica del arte en Susanne K. Langer. Becario de la CAPES. Miembro de los grupos de investigación Mística y Estética y Susanne K. Langer Circle.

Citas

AZEVEDO JÚNIOR, Ivanio Lopes; AMARAL, Ilana Viana do. O estatuto da música tonal em Susanne Langer. Argumentos: Revista de Filosofia/UFC. Fortaleza, ano 12, n. 23, jan.-jun. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.3>. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/42271>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: uma introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução: Tomás Rosa Bueno. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

______. Symbol, Myth, and Culture: Essays and Lectures of Ernst Cassirer (1935-1945). Edited by Donald Phillip Verene. New Haven (CT), London: Yale University Press, 1979.

CHAPLIN, Adrienne Dengerink. The Philosophy of Susanne Langer: Embodied Meaning in Logic, Art and Feeling. London: Bloomsbury Academic, 2019.

DANTO, Arthur C. Three Careers, 2011. Disponível em: http://www.lucadelbaldo.com/works/arthur-danto Acesso em: 27 de outubro de 2024.

DRYDEN, Donald. “Susanne K. Langer”. In: DEMATTEIS, Philip B. (ed.); McHENRY, Leemon B. (ed.). Dictionary of Literary Biography, v. 270: American Philosophers before 1950. Farmington Hills (Michigan): Gale Research, 2003.

FELAPPI, Giulia. Susanne Langer and the Woeful World of Facts. Journal for the History of Analytical Philosophy. v. 5, n. 2. Disponível em: <https://jhaponline.org/jhap/article/view/2812>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

GONTIJO OLIVEIRA, Clovis Salgado. Expressão ou autoexpressão na criação artística: um diálogo entre Nise da Silveira e Susanne K. Langer. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 13, n. 27, jan.-abr. 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41075. Disponível em: <https://doi.org / 10.35699/2237-5864.2023.41075>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

______. Para além do literal: A arte como ampliação do humano em Susanne Langer. Philósophos, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 11-58, jul./dez. 2020. DOI: 10.5216/phi.v25i2.64728. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/64728. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

HANSLICK, Eduard. Do belo musical: uma contribuição para a revisão da estética musical. Tradução: Nicolino Simone Neto. Campinas: Unicamp, 1989. (Repertórios)

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LANGER, Susanne K. Ensaios filosóficos. Tradução: Jamir Martins. São Paulo: Cultrix, 1971a.

______. Feeling and Form: a Theory of Art developed from Philosophy in a New Key. New York: Charles Scribner’s Sons, 1953.

______. Filosofia em nova chave: um estudo do simbolismo da razão, rito e arte. Tradução e revisão: Moysés Baumstein. São Paulo: Perspectiva, 1971b. (Debates)

______. Mind: an Essay on Human Feeling. v. I. Baltimore (MD), London: The Johns Hopkins Press, 1970.

______. O Senhor da Criação. Tradução: Clovis Salgado Gontijo Oliveira. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 79, p. 681-707, jan./abr. 2023. Disponível em:

<https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-67361>. Acesso em: 22 de outubro de 2024.

______. Philosophy in a New Key: a Study in the Symbolism of Reason, Rite, and Art. New York: The New American Library, 1954.

______. Problems of Art: Ten Philosophical Lectures. New York: Charles Scribner’s Sons, 1957.

______. Sentimento e forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de Filosofia em nova chave. Tradução: Ana M. Goldberger Coelho, J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Estudos; 44)

______. The Practice of Philosophy. New York: Henry Holt and Company, 1930.

PLATÃO. Íon. Tradução: Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Filô/Estética; 2)

RUSSELL BARRINGTON. The Life, Letters, and Work of Frederic Leighton. v. I. London: George Allen, Ruskin House, 1906. Disponível em: The Project Gutenberg eBook of The Life, Letters and Work of Frederic Baron Leighton (vol. 1), by Mrs. Russell Barrington. Acesso em: 4 de outubro de 2024.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação: quatro livros, seguidos de um apêndice que contém a crítica da filosofia kantiana. Primeiro Tomo. Tradução, apresentação, notas e índices: Jair Barboza. 2.ed. revista. São Paulo: Unesp, 2015.

SUSANNE K. LANGER CIRCLE. Materiais variados (fichas de estudo, livros, artigos da filósofa e de comentadores). Disponível em: . Acesso em: 22 de outubro de 2024.

WEBSTER’S NEW TWENTIETH CENTURY DICTIONARY OF THE ENGLISH LANGUAGE. Unabridged. Second Edition. Based upon the broad foundations laid down by Noah Webster. Extensively revised by the publisher’s editorial staff under the general supervision of Jean L. McKechnie. [S.l.]: Collins World, 1977.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução, apresentação e ensaio introdutório: Luiz Henrique Lopes dos Santos. Introdução: Bertrand Russel. 3. ed. 4. reimpr. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020.

Publicado

2025-08-19

Cómo citar

Salgado Gontijo Oliveira, C., & de Araújo Teixeira, M. M. (2025). Uma mulher de destaque na filosofia da música: Susanne K. Langer e o problema da significação artístico-musical. Revista Vórtex, 13, 1–29. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9872

Número

Sección

Dossier “Música y mujeres”