A música concertante no Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto entre os séculos XVIII e XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9600

Palavras-chave:

Mosteiro de São Bento da Avé-Maria, Música no Porto, Música Conventual, Monjas Musicistas, Música religiosa

Resumo

A música era um elemento fundamental para o funcionamento das instituições monástico-conventuais. No caso do Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto, o maior e mais importante mosteiro feminino da cidade, na transição entre os séculos XVIII e XIX, uma notável quantidade de obras em estilo concertante foi encomendada e interpretada por diversas monjas nas mais diversas celebrações litúrgicas. Após o encerramento definitivo do mosteiro em 1892, o seu espólio musical foi enviado à Biblioteca Nacional de Portugal, em cuja Seção de Música, atualmente, se conserva. O estudo deste significativo corpus musical permitiu-nos identificar não só os manuscritos indubitavelmente oriundos do mosteiro e os nomes das monjas intérpretes, como também as principais influências musicais presentes no repertório do antigo mosteiro. O presente artigo indaga acerca dos principais compositores, influências musicais, mecenas e intérpretes no antigo cenóbio beneditino feminino portuense.

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Biografia do Autor

Rosana Marreco Brescia, FCSH - Universidade Nova de Lisboa

Rosana Marreco Orsini Brescia é pesquisadora integrada ao CESEM / NOVA – FCSH. Os seus interesses de pesquisa focam na ópera dos séculos XVIII e XIX no Brasil e em Portugal, na música conventual e nos estudos de gênero nas artes performativas luso-brasileiras. Rosana é a Investigadora Principal do projeto AVEMUS: música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1775-1829), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. É Doutora em História Moderna e Contemporânea pela Université Sorbonne – Paris IV (França) e em Ciências Musicais pela Universidade NOVA de Lisboa, Mestre em História pela Sorbonne e em Canto Lírico pela Manhattan School of Music (EUA), Pós-graduada em canto pela Royal Academy of Music (Reino Unido) e Bacharel em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Estudou Música Antiga no Conservatorio di San Pietro a Majella em Nápoles e Direção Cênica na Fondazione Franco Zeffirelli em Florença (Itália). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3034-5611. e-mail: rbrescia@fcsh.unl.pt

Marco Brescia , CESEM / NOVA – FCSH

Marco Brescia é pesquisador integrado ao CESEM / NOVA – FCSH, onde é coordenador do grupo de pesquisa “Música no Período Moderno”. É Doutor em Musicologia Histórica pelas Universidades Paris IV – Sorbonne / NOVA de Lisboa, com menção máxima, très honorable à l'unanimité, Mestre em Interpretação da Música Antiga / Órgão Histórico pela Escola Superior de Música de Catalunya / Universitat Autònoma de Barcelona, com matrícula de honor, Mestre em História da Arte pela Universidade Paris IV – Sorbonne e Arquiteto e Urbanista pela UFMG. Tem apresentado os seus trabalhos nas mais prestigiosas conferências internacionais promovidas pela IMS, SEdeM, SPIM, Biennial International Conference on Baroque Music, etc. Multi-instrumentista de tecla (piano, órgão, cravo e clavicórdio), é frequentemente convidado a atuar nos mais renomadas salas e festivais internacionais da Europa e Américas Central e do Sul. É autor de referência no campo da organologia do órgão ibérico.

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Publicado

08.07.2025

Como Citar

Marreco Brescia, R., & Brescia , M. (2025). A música concertante no Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto entre os séculos XVIII e XIX. Revista Vórtex, 13, 1–26. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9600

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Artigos