Idiossincrasias na construção da rabeca em Pernambuco: O caso de Valério Bizunga, Olinda-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9210

Palavras-chave:

Rabeca, Organologia, Sociologia, Construção de instrumentos

Resumo

A rabeca de Valério Bizunga é amplamente reconhecida por rabequistas em todo o Brasil. Neste artigo, investigamos suas práticas artesanais sob uma perspectiva organológica e sociológica. Descrevemos detalhadamente seu processo de construção, explorando a influência de tradições locais da Zona da Mata Norte de Pernambuco e técnicas da construção do violino. Essa análise contribui para a preservação do legado de Bizunga e abre caminho para futuras pesquisas sobre a relação entre as características organológicas de suas rabecas e as práticas musicais a elas associadas.

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Biografia do Autor

Erasmo Estrada, Independente

Erasmo Estrada é um pesquisador independente baseado em Recife, Brasil. Ele estudou fortepiano e clavicórdio em Amsterdã, cravo em Freiburg im Breisgau e completou um doutorado em musicologia na Universidade de Edimburgo. Atualmente, está documentando práticas tradicionais e modernas de construção de instrumentos em Pernambuco, pesquisando a cultura pianística do Recife no início do século XX e investigando o uso de recursos naturais endêmicos na construção de instrumentos no nordeste do Brasil durante os séculos XVII e XVIII.

Jorge Ventura de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Jorge Ventura de Morais é Doutor em Sociologia pela London School of Economics (1992). Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza pesquisas na área de luteria e colecionismo de LPs. É bolsista de produtividade do CNPq.

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Publicado

15.04.2025

Como Citar

Estrada, E., & Ventura de Morais, J. (2025). Idiossincrasias na construção da rabeca em Pernambuco: O caso de Valério Bizunga, Olinda-PE. Revista Vórtex, 13, 1–50. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9210

Edição

Seção

Artigos