‘Chess studies’ para quarteto de cordas: Composiçao baseada em xadrez

Autores

  • Alberto Hortigüela Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte / INET-md | Portugal
  • Sara Carvalho Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte / INET-md | Portugal

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9479

Palavras-chave:

Composição musical, Xadrez, Quadrado mágico, Geometria, Quiralidade

Resumo

Este artigo propõe uma primeira abordagem sobre as possibilidades de adaptação de elementos matemáticos derivados do xadrez para a composição musical a partir da análise da obra Chess Studies para quarteto de cordas, escrita em 2020 pelo 1º autor deste artigo. A estrutura dos seus quatro movimentos surge da sobreposição da geometria derivada de uma sequência de movimentos para a execução do xeque-mate do Bispo e do Cavalo num quadrado mágico do tabuleiro 8x8, neste caso, o quadrado mágico de Al-Zarquali (século XI). A análise aprofunda a evolução do material musical utilizado, mostrando a tendência para dar origem a simetrias de alturas e fragmentos temporais entre os diferentes movimentos da composição. Estas simetrias dão origem a analogias com o conceito de quiralidade, característico da geometria do xadrez. Estruturas que apresentam quiralidade surgem na obra tanto no espaço sonoro como no espaço temporal.

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Biografia do Autor

Alberto Hortigüela, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte / INET-md | Portugal

Alberto Hortigüela estudou na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart com Marco Stroppa e Caspar Johannes Walter, obtendo os graus de Künstlerische Ausbildung (KA) e Solistenklasse em Composição. As suas obras foram encomendadas e interpretadas por orquestras e ensembles especializados em música contemporânea. Existem gravações das suas obras nas editoras NEOS e Odradek Records. Lecionou Contraponto e Análise no Conservatório de Castilla y León (COSCYL). Interessa-se pelas possibilidades de adaptação do xadrez à composição e atualmente está a realizar a sua tese de doutoramento sobre este tema na Universidade de Aveiro, Portugal.

Sara Carvalho, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte / INET-md | Portugal

Sara Carvalho é compositora e professora catedrática na Universidade de Aveiro, Portugal, onde atualmente dirige o Programa Doutoral em Música. É também investigadora integrada no INET-md. Como compositora, o seu trabalho explora o gesto, a narrativa musical, os conceitos de público-como-performer e a colaboração compositor-intérprete. Com mais de 90 peças para solo, ensemble e orquestra, a sua música é interpretada, encomendada, publicada e disponível em CD internacionalmente. Carvalho participa ativamente na vida académica, integrando júris internacionais, organizando conferências e contribuindo para painéis. A sua investigação é apresentada globalmente e publicada em revistas e livros, incluindo com a Ashgate/SEMPRE e a Imperial College Press.

Referências

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Publicado

22.07.2025

Como Citar

Hortigüela, A., & Carvalho, S. (2025). ‘Chess studies’ para quarteto de cordas: Composiçao baseada em xadrez. Revista Vórtex, 13, 1–34. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9479

Edição

Seção

Artigos