‘Chess studies’ para quarteto de cordas: Composiçao baseada em xadrez
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9479Palavras-chave:
Composição musical, Xadrez, Quadrado mágico, Geometria, QuiralidadeResumo
Este artigo propõe uma primeira abordagem sobre as possibilidades de adaptação de elementos matemáticos derivados do xadrez para a composição musical a partir da análise da obra Chess Studies para quarteto de cordas, escrita em 2020 pelo 1º autor deste artigo. A estrutura dos seus quatro movimentos surge da sobreposição da geometria derivada de uma sequência de movimentos para a execução do xeque-mate do Bispo e do Cavalo num quadrado mágico do tabuleiro 8x8, neste caso, o quadrado mágico de Al-Zarquali (século XI). A análise aprofunda a evolução do material musical utilizado, mostrando a tendência para dar origem a simetrias de alturas e fragmentos temporais entre os diferentes movimentos da composição. Estas simetrias dão origem a analogias com o conceito de quiralidade, característico da geometria do xadrez. Estruturas que apresentam quiralidade surgem na obra tanto no espaço sonoro como no espaço temporal.
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