Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa

Visualizações: 20

Autores

  • Jéfrey Antônio de Andrade Universidade Federal de São João del-Rei
  • Rogério Tavares Constante Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0009-0007-0553-2558

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864

Palavras-chave:

Sérgio Vasconcellos-Corrêa, Análise Musical, Interpretação Musical, Performance Musical, Sonatina

Resumo

Este artigo tem como escopo a análise musical do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa, além de investigar suas implicações na interpretação musical por meio de experimentações práticas, visando a performance. Partimos do pressuposto de que um exame aprofundado da obra pode enriquecer o processo criativo do intérprete, fornecendo embasamento teórico para suas experimentações e contribuições musicais. Autores como Rink (2007), Cook (1999) e Rothstein (1995) constituem o referencial teórico em uma breve reflexão sobre análise, interpretação e performance musical. O método analítico proposto por John White (1976) foi empregado, subdividindo o processo em microanálise, análise intermediária e macroanálise. Os resultados demonstram a relevância da análise como uma ferramenta importante, fornecendo dados para experimentações práticas que abrangem desde elementos menores, como relações motívicas, passando por questões fraseológicas, até questões mais amplas, como movimentação harmônica e forma musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéfrey Antônio de Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei

Jéfrey Andrade é licenciado em violão e mestre em Performance Musical pela UFSJ, e doutorando pela UFMG. Foi vence-dor do Concurso de Violão Frederico Grassano, segundo lugar no Concurso de Violão Fabio Lima Online e terceiro lugar no Concurso Nacional de Violão de Teresina. É um dos membros fundadores da AssoVio Vertentes (Associação de Violão das Vertentes). Lecionou como professor convidado em Festivais como Semana da Música de Ouro Branco e Circuito de Violão das Vertentes, e atualmente é professor de violão no Conservatório Estadual de música Pe. José Maria Xavier, em São João del-Rei. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-1838-8560. E-mail: jefreyfil@hotmail.com

Rogério Tavares Constante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rogério Tavares Constante é bacharel em Música - Habilitação: violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, violão, interpretação musical e análise musical.

Referências

ALMEIDA, Alexandre Zamith. Por uma visão de música como performance. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 63-76, dez. 2011. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/201/181>. Acesso em 08 fev. 2024.

COOK, Nicholas. Analysing Performance and Performing Analysis. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking music. Oxford University Press: Oxford, 1999. 574 p. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198790037.001.0001

CORRÊA, Antenor Ferreira. O sentido da análise musical. Opus, [s.l.], v. 12, p. 33-53, dez. 2006. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/313/292>. Acesso em 08 fev. 2024.

DUNSBY, Jonathan. Execução e análise musical. Opus, [s.l.}, v. 1, p. 6-23, dez. 1989. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/2/6>. Acesso em: 08 fev. 2024.

LEVINSON, Jerrold. Performative vs. Critical Interpretation in Music. The Interpreta-tion of Music: philosophical essays. Michael Kraus (ed.). Oxford: Clarendon Press, 2001, p.33-60. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198239581.003.0003

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

MEYER, Leonard. Explaining music: essays and explorations. Berkeley: University of Califor-nia Press, 1973, 284 p. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520333109

NAVEDA, Luiz Alberto B. O timbre e o volume sonoro do violão: uma abordagem acústica e psicoacústica. Dissertação de mestrado. UFMG. Belo Horizonte, 2002.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. 2° edição. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria, 2008. 398 p.

RINK, John. Analise e (ou?) performance. Cognição e artes musicais / Cognition & musical arts 2, p. 25-43, 2007.

ROTHSTEIN, William. Analysis and the act of performance. In: RINK, John. The Prac-tice of performance: Studies in musical interpretation. Cambridge Uviversity Press, Cam-bridge, 1995. 290 p. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511552366.011

SANTOS, Marco Antônio Silva. Em busca de uma hipermétrica formal: aplicação analítica e interpretativa ao quarto movimento da Sinfonia Nº 4, Op. 98, de Johannes Brahms. Dis-sertação de mestrado, UFMG. Belo Horizonte, 2014.

SCHMALFELDT, Janet. On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven's "Bagatelles" Op. 126, Nos. 2 and 5. Journal of Music Theory, Vol. 29, No. 1 (Spring, 1985), p. 1-31. Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.2307/843369

WHITE, John. The analysis of music. New Jersey: Prentice-Hall, 1976.

WHITTALL, Arnold. Polytonality. In Sadie, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: MacMillan, 1980.

Downloads

Publicado

09.09.2024

Como Citar

Antônio de Andrade, J., & Tavares Constante, R. (2024). Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa. Revista Vórtex, 12, 1–44. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864

Edição

Seção

Artigos

Métricas