v. 12 (2024): Revista Vórtex

					Visualizar v. 12 (2024): Revista Vórtex
Publicado: 28.03.2024

Artigos

  • A Dimensão Espacial como Elemento Expressivo e Estruturante em Fonogramas dos Anos 1950

    Gilberto Assis Rosa
    1-22

    Visualizações: 2
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9084
  • O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos

    Nayane Nogueira Soares
    1-34

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190
  • Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira

    Claudia Helena Azevedo Alvarenga
    1-38

    Visualizações: 221
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225
  • Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa

    Jéfrey Antônio de Andrade, Rogério Tavares Constante
    1-44

    Visualizações: 30
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864
  • A quantitative comparison of viral and hit songs in the Brazilian music market

    Gabriel P. Oliveira, Ana Paula Couto da Silva, Mirella M. Moro
    1-29

    Visualizações: 57
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8727
  • Reinterpretando a métrica dual em repertórios dos séculos XX e XXI

    Leandro Gumboski
    1-28

    Visualizações: 2
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9169
  • "Indios muzicos" do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835)

    Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
    1-34

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9301
  • Música contemporânea na Fundação de Educação Artística na década anterior à COVID-19 los impactos de la pandemia de COVID-19 en Belo Horizonte

    Guilherme Nascimento
    1-17

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8464
  • A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite

    Alexandre Fenerich
    1-27

    Visualizações: 35
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824
  • Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical

    Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira Dos Santos
    1-26

    Visualizações: 39
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270
  • As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei

    Viviane Alves Kubo
    1-25

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773
  • Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani

    Carolina Momm de Melo, Dr. Luiz Henrique Fiaminghi
    1-38

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415
  • O trânsito das companhias líricas entre as cidades de Desterro e Rio Grande de 1850 a 1880

    Marcele Pedrotti Dutra Meneses, Marcos Holler
    1-32

    Visualizações: 75
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8561
  • A performance decolonial de Rachel Reis no álbum Meu Esquema e a cena musical afrolatina de Salvador

    Nadja Vladi Gumes, Tatiana Rodrigues Lima
    1-33

    Visualizações: 192
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724
  • Space in Music: what we call ‘space’ in music and what it really is

    Fabio Wanderley Janhan Sousa
    1-24

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8490
  • De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez

    Igor Leão Maia, Felipe Mendes Vasconcelos, Samuel Araújo Alves
    1-31

    Visualizações: 72
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731
  • Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)

    Norton Dudeque
    1-36

    Visualizações: 58
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621
  • “Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)

    Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
    1-31

    Visualizações: 69
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8712
  • Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: duas ‘Andorinhas’ entre ‘Sonhos que passam’

    Humberto Amorim
    1-42

    Visualizações: 99
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8686
  • Rossiniana n° 1 de Mauro Giuliani: interpretação de “Assisa à piè d’un salice” a partir de fontes primárias

    Helvis Costa, Fabio Scarduelli
    1-39

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631
  • Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor

    Luciano Souto, Adrielle Clara Silva Melo
    1-40

    Visualizações: 97
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286

Dossiê “New Sound Ecologies”

  • Da Natureza ao Instrumento: o Realismo Mimético em Duas Obras de Carola Bauckholt

    Thiago Diniz, Igor Leão Maia
    1-45

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9525
  • Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music

    Garrison Gerard
    1-27

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521
  • Compondo Espaços Sonoros: uma entrevista com Hans Tutschku

    Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, William Teixeira
    1-25

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9523
  • Murmúrios de estorninhos como modelo para espacialização sonora

    Said Bonduki, Leon Steidle

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9579
  • Contribuições da psicologia ecológica de Gibson para a criação de instalações sonoras interativas

    Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
    1-29

    Visualizações: 7
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9513

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano

  • Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano

    Alfonso Benetti
    1-14

    Visualizações: 36
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555
  • Brincar, tocar, experimentar, criar: “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico

    Gustavo Rodrigues Penha, Silvio Ferraz Mello Filho
    1-37

    Visualizações: 44
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
  • Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan

    Tassio Lima, Joana Holanda
    1-41

    Visualizações: 41
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485
  • Estratégias de uma pianista expert para o aprendizado de uma música por melodia cifrada

    Joao G A Lima, Danilo Ramos
    1-45

    Visualizações: 63
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8443
  • Magdalena Tagliaferro: repertório e performances segundo a crítica musical francesa

    Anderson da Mata Daher
    1-30

    Visualizações: 35
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8546
  • “Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto fontes, contextos e contributo pedagógico

    Gustavo Afonso, Helena Marinho
    1-35

    Visualizações: 41
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450

Entrevista

  • Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato

    Erickinson Lima, André Muniz
    1-29

    Visualizações: 50
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348

Tradução

  • Música e silêncio

    Gisèle Brelet; Gustavo Bonin, Juliana Di Fiori Pondian
    1-22

    Visualizações: 114
    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9117