Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Chamadas
Submissões
Anúncios
Sobre
Política Editorial
Avaliação
Equipe Editorial
Consultores ad hoc
Bases Indexadoras
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 (2024): Revista Vórtex
v. 12 (2024): Revista Vórtex
Publicado:
28.03.2024
Artigos
O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190
Nayane Nogueira Soares
1-34
PDF
"Será uma honra para o país e para o amigo"
as cartas de Frei Pedro Sinzig a Curt Lange
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9272
Marta Castello Branco
1-25
PDF
A Dimensão Espacial como Elemento Expressivo e Estruturante em Fonogramas dos Anos 1950
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9084
Gilberto Assis Rosa
1-22
PDF
Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
1-38
PDF
Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864
Jéfrey Antônio de Andrade, Rogério Tavares Constante
1-44
PDF
A quantitative comparison of viral and hit songs in the Brazilian music market
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8727
Gabriel P. Oliveira, Ana Paula Couto da Silva, Mirella M. Moro
1-29
PDF (English)
Reinterpretando a métrica dual em repertórios dos séculos XX e XXI
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9169
Leandro Gumboski
1-28
PDF
"Indios muzicos" do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9301
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
1-34
PDF
Música contemporânea na Fundação de Educação Artística na década anterior à COVID-19
los impactos de la pandemia de COVID-19 en Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8464
Guilherme Nascimento
1-17
PDF
A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824
Alexandre Fenerich
1-27
PDF
Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270
Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira Dos Santos
1-26
PDF
As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773
Viviane Alves Kubo
1-25
PDF
Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415
Carolina Momm de Melo, Dr. Luiz Henrique Fiaminghi
1-38
PDF
O trânsito das companhias líricas entre as cidades de Desterro e Rio Grande de 1850 a 1880
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8561
Marcele Pedrotti Dutra Meneses, Marcos Holler
1-32
PDF
A performance decolonial de Rachel Reis no álbum Meu Esquema e a cena musical afrolatina de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724
Nadja Vladi Gumes, Tatiana Rodrigues Lima
1-33
PDF
Space in Music: what we call ‘space’ in music and what it really is
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8490
Fabio Wanderley Janhan Sousa
1-24
PDF (English)
De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731
Igor Leão Maia, Felipe Mendes Vasconcelos, Samuel Araújo Alves
1-31
PDF
Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621
Norton Dudeque
1-36
PDF
“Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8712
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
1-31
PDF
Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: duas ‘Andorinhas’ entre ‘Sonhos que passam’
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8686
Humberto Amorim
1-42
PDF
Rossiniana n° 1 de Mauro Giuliani: interpretação de “Assisa à piè d’un salice” a partir de fontes primárias
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631
Helvis Costa, Fabio Scarduelli
1-39
PDF
Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286
Luciano Souto, Adrielle Clara Silva Melo
1-40
PDF
Dossiê “New Sound Ecologies”
Da Natureza ao Instrumento: o Realismo Mimético em Duas Obras de Carola Bauckholt
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9525
Thiago Diniz, Igor Leão Maia
1-45
PDF
Audição pós-imersiva: Perspectivas sobre a mediação de ambientes sônicos
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9663
Budhaditya Chattopadhyay
1-19
PDF (English)
Um mercado de ruídos e sons para o bem-estar
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9666
Vinícius Andrade Pereira, Cássio de Borba Lucas
1-20
PDF (English)
O ouvido crítico
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9522
Sara Pinheiro
1-17
PDF (English)
Imagem sonora imersiva com arranjos circulares de transdutores espaçados em segmentos iguais
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9752
Jose Augusto Mannis, Igor Abdo Aguilar, Chang Rodrigues
1-46
PDF
Etimologia como análise do som: um estudo da variação terminológica de aves do Pantanal
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9504
Dr. Thierry Delmond, Dr. William Texeira, Ma. Maristela Benites
1-27
PDF
Escuta Performativa com Árvores na Ecologia Sônica das Florestas
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9511
Suna Başlantı
1-23
PDF (English)
Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521
Garrison Gerard
1-27
PDF (English)
Compondo Espaços Sonoros: uma entrevista com Hans Tutschku
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9523
Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, William Teixeira
1-25
PDF (English)
Murmúrios de estorninhos como modelo para espacialização sonora
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9579
Said Bonduki, Leon Steidle
PDF
Contribuições da psicologia ecológica de Gibson para a criação de instalações sonoras interativas
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9513
Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
1-29
PDF (English)
Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano
Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555
Alfonso Benetti
1-14
PDF
Brincar, tocar, experimentar, criar:
“Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
Gustavo Rodrigues Penha, Silvio Ferraz Mello Filho
1-37
PDF
Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485
Tassio Lima, Joana Holanda
1-41
PDF
Estratégias de uma pianista expert para o aprendizado de uma música por melodia cifrada
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8443
Joao G A Lima, Danilo Ramos
1-45
PDF
Magdalena Tagliaferro: repertório e performances segundo a crítica musical francesa
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8546
Anderson da Mata Daher
1-30
PDF
“Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto
fontes, contextos e contributo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450
Gustavo Afonso, Helena Marinho
1-35
PDF
Entrevista
Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348
Erickinson Lima, André Muniz
1-29
PDF (English)
Tradução
Música e silêncio
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9117
Gisèle Brelet; Gustavo Bonin, Juliana Di Fiori Pondian
1-22
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palavras-chave
sonologia
julio cortázar
tonalismo
harmonia tonal
colonialismo
documentação
rogério duprat
espaço
percussão múltipla
tipos de movimento
música medicina
mutação
covid-19
renda
brasil
participação
Enviar Submissão
Enviar Submissão