v. 12 (2024): Revista Vórtex

					Visualizar v. 12 (2024): Revista Vórtex
Publicado: 28.03.2024

Artigos

  • O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190
    Nayane Nogueira Soares
    1-34
  • "Será uma honra para o país e para o amigo" as cartas de Frei Pedro Sinzig a Curt Lange

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9272
    Marta Castello Branco
    1-25
  • A Dimensão Espacial como Elemento Expressivo e Estruturante em Fonogramas dos Anos 1950

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9084
    Gilberto Assis Rosa
    1-22
  • Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225
    Claudia Helena Azevedo Alvarenga
    1-38
  • Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864
    Jéfrey Antônio de Andrade, Rogério Tavares Constante
    1-44
  • A quantitative comparison of viral and hit songs in the Brazilian music market

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8727
    Gabriel P. Oliveira, Ana Paula Couto da Silva, Mirella M. Moro
    1-29
  • Reinterpretando a métrica dual em repertórios dos séculos XX e XXI

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9169
    Leandro Gumboski
    1-28
  • "Indios muzicos" do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835)

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9301
    Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
    1-34
  • Música contemporânea na Fundação de Educação Artística na década anterior à COVID-19 los impactos de la pandemia de COVID-19 en Belo Horizonte

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8464
    Guilherme Nascimento
    1-17
  • A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824
    Alexandre Fenerich
    1-27
  • Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270
    Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira Dos Santos
    1-26
  • As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773
    Viviane Alves Kubo
    1-25
  • Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415
    Carolina Momm de Melo, Dr. Luiz Henrique Fiaminghi
    1-38
  • O trânsito das companhias líricas entre as cidades de Desterro e Rio Grande de 1850 a 1880

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8561
    Marcele Pedrotti Dutra Meneses, Marcos Holler
    1-32
  • A performance decolonial de Rachel Reis no álbum Meu Esquema e a cena musical afrolatina de Salvador

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724
    Nadja Vladi Gumes, Tatiana Rodrigues Lima
    1-33
  • Space in Music: what we call ‘space’ in music and what it really is

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8490
    Fabio Wanderley Janhan Sousa
    1-24
  • De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731
    Igor Leão Maia, Felipe Mendes Vasconcelos, Samuel Araújo Alves
    1-31
  • Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621
    Norton Dudeque
    1-36
  • “Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8712
    Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
    1-31
  • Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: duas ‘Andorinhas’ entre ‘Sonhos que passam’

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8686
    Humberto Amorim
    1-42
  • Rossiniana n° 1 de Mauro Giuliani: interpretação de “Assisa à piè d’un salice” a partir de fontes primárias

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631
    Helvis Costa, Fabio Scarduelli
    1-39
  • Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286
    Luciano Souto, Adrielle Clara Silva Melo
    1-40

Dossiê “New Sound Ecologies”

  • Da Natureza ao Instrumento: o Realismo Mimético em Duas Obras de Carola Bauckholt

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9525
    Thiago Diniz, Igor Leão Maia
    1-45
  • Audição pós-imersiva: Perspectivas sobre a mediação de ambientes sônicos

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9663
    Budhaditya Chattopadhyay
    1-19
  • Um mercado de ruídos e sons para o bem-estar

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9666
    Vinícius Andrade Pereira, Cássio de Borba Lucas
    1-20
  • O ouvido crítico

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9522
    Sara Pinheiro
    1-17
  • Imagem sonora imersiva com arranjos circulares de transdutores espaçados em segmentos iguais

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9752
    Jose Augusto Mannis, Igor Abdo Aguilar, Chang Rodrigues
    1-46
  • Etimologia como análise do som: um estudo da variação terminológica de aves do Pantanal

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9504
    Dr. Thierry Delmond, Dr. William Texeira, Ma. Maristela Benites
    1-27
  • Escuta Performativa com Árvores na Ecologia Sônica das Florestas

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9511
    Suna Başlantı
    1-23
  • Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521
    Garrison Gerard
    1-27
  • Compondo Espaços Sonoros: uma entrevista com Hans Tutschku

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9523
    Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, William Teixeira
    1-25
  • Murmúrios de estorninhos como modelo para espacialização sonora

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9579
    Said Bonduki, Leon Steidle
  • Contribuições da psicologia ecológica de Gibson para a criação de instalações sonoras interativas

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9513
    Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
    1-29

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano

  • Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555
    Alfonso Benetti
    1-14
  • Brincar, tocar, experimentar, criar: “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
    Gustavo Rodrigues Penha, Silvio Ferraz Mello Filho
    1-37
  • Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485
    Tassio Lima, Joana Holanda
    1-41
  • Estratégias de uma pianista expert para o aprendizado de uma música por melodia cifrada

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8443
    Joao G A Lima, Danilo Ramos
    1-45
  • Magdalena Tagliaferro: repertório e performances segundo a crítica musical francesa

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8546
    Anderson da Mata Daher
    1-30
  • “Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto fontes, contextos e contributo pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450
    Gustavo Afonso, Helena Marinho
    1-35

Entrevista

  • Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348
    Erickinson Lima, André Muniz
    1-29

Tradução

  • Música e silêncio

    DOI: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9117
    Gisèle Brelet; Gustavo Bonin, Juliana Di Fiori Pondian
    1-22