Contribuições da psicologia ecológica de Gibson para a criação de instalações sonoras interativas
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https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9513Palavras-chave:
Instalações sonoras interativas, ecologia acústica, psicologia ecológica, J. J. Gibson, cognição musicalResumo
Explora possíveis contribuições da Psicologia Ecológica de Gibson para a criação artística em Instalações sonoras interativas. Fornece uma revisão histórica da evolução dessa forma de arte, destacando a crescente ênfase no papel do espaço e do corpo (ação do público) na formação do conceito de interatividade. Investiga como a pesquisa em acústica ecológica integrou perspectivas interdisciplinares da sociologia, antropologia e ciência cognitiva para promover um ambiente acústico mais equitativo e justo. Considerando que o conceito de corpo situado no mundo é fundamental tanto para a Arte Interativa quanto para a Ciência Cognitiva, em especial para a Psicologia Ecológica de Gibson, este texto apresenta seus principais aspectos. Em seguida, discute como esses aspectos podem ser aplicados em Instalações sonoras interativas. Para concluir, sugere que a aplicação dos conceitos da Psicologia Ecológica em Instalações sonoras interativas pode contribuir para os objetivos da recente ecologia acústica em criar um ambiente acústico mais justo.
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