O ouvido crítico

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Autores

  • Sara Pinheiro Film and TV Academy of Performing Arts in Prague, Center of Audiovisual Studies | Prague, Czech Republic https://orcid.org/0000-0002-2519-2075

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9522

Palavras-chave:

deep listening, sound politics, ear cleaning, frequency response, acoustic attention

Resumo

O “ouvido crítico” é um conceito que cruza ideias de “escuta técnica” e “higiene auditiva”. Foi apresentado pela primeira vez numa oficina prática dedicada à escuta nas suas formas múltiplas e complexas (Synth Library Prague, Julho de 2024). A oficina propôs discutir o ambiente sonoro e os vários contextos em que a escuta ocorre. Com base em vários  exercícios, foi questionado, por exemplo, como se pode reconhecer frequências na paisagem sonora mundana. Nesse sentido, estes exercícios assumem uma perspectiva pragmática, tal como a identificação de frequências e fenómenos acústicos do dia-a-dia; assumindo uma relação básica com o som, a da acústica espacial, mas, ao mesmo tempo, adoptando práticas de escuta profunda e de higiéne sonora, no sentido poético da escuta. O „ouvido crítico“ resulta da oscilação constante entre uma compreensão técnica do som e uma reflexão sócio-política sobre o ser ouvinte.

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Biografia do Autor

Sara Pinheiro, Film and TV Academy of Performing Arts in Prague, Center of Audiovisual Studies | Prague, Czech Republic

Sara Pinheiro (1985) é sonoplasta. Pinheiro licenciou-se em Cinema (Lisboa, 2008) e é Mestre em Sonologia (Haia, 2012), onde também é professora convidada. Lecciona no CAS - FAMU desde 2013. O seu trabalho académico é uma investigação sob o nome de “Acousmatic Foley”. É atualmente aluna de doutoramento na School of Music and Media, na Universidade de Bangor (Reino Unido), com o apoio da bolsa de estudos Parry Williams. Em cinema e video-arte, faz gravação de som, edição, foley e mistura. Na sua prática a solo, realiza peças acusmáticas, geralmente para performances multicanal, emissões de rádio ou instalações. É membro do grupo de live-coding K-o-l-e-k-t-i-v e do trio noise SHLUK. É colaboradora regular da Synth Library Prague e da revista Arteacta, em Praga.

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Publicado

22.12.2024

Como Citar

Pinheiro, S. (2024). O ouvido crítico. Revista Vórtex, 12, 1–17. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9522

Edição

Seção

Dossiê “New Sound Ecologies”

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