O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos
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https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190Palavras-chave:
Timbre, Timbre no piano, Pensamento metafórico.Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar como pianistas em nível de pós-graduação compreendem, explicam e produzem diferentes timbres no piano em obras dos séculos XX e XXI. Foram delineados dois estudos. O primeiro contou com a participação de dois pianistas executando um mesmo trecho da obra Vers la flamme, de Scriabin (c. 1-40). Após a análise preliminar dos dados coletados nessa fase, foi levantada a seguinte hipótese: o processo de maturação de uma obra requer tempo e reflexão relativa à prática. Em vista disso, realizaram-se alguns ajustes nos critérios da composição da amostra para a coleta de dados do segundo estudo. Este contou com a participação de três pianistas pós-graduandos executando obras de seus repertórios. Concluiu-se, que a produção de timbres no piano está associada ao resultado combinado entre múltiplos parâmetros de performance, pensamento metafórico, realização de diferentes toques pianísticos e gestos corporais.
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