O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos

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Autores

  • Nayane Nogueira Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190

Palavras-chave:

Timbre, Timbre no piano, Pensamento metafórico.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar como pianistas em nível de pós-graduação compreendem, explicam e produzem diferentes timbres no piano em obras dos séculos XX e XXI. Foram delineados dois estudos. O primeiro contou com a participação de dois pianistas executando um mesmo trecho da obra Vers la flamme, de Scriabin (c. 1-40). Após a análise preliminar dos dados coletados nessa fase, foi levantada a seguinte hipótese: o processo de maturação de uma obra requer tempo e reflexão relativa à prática. Em vista disso, realizaram-se alguns ajustes nos critérios da composição da amostra para a coleta de dados do segundo estudo. Este contou com a participação de três pianistas pós-graduandos executando obras de seus repertórios. Concluiu-se, que a produção de timbres no piano está associada ao resultado combinado entre múltiplos parâmetros de performance, pensamento metafórico, realização de diferentes toques pianísticos e gestos corporais.

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Biografia do Autor

Nayane Nogueira Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nayane Nogueira é bacharel em música com habilitação em piano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre e doutora em Práticas Interpretativas-Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora de piano, teoria e percepção no Curso de Extensão da UFRGS e no curso técnico em Instrumentos Musicais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Atualmente, dedica-se ao ensino particular de piano e atua como pianista camerista.

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Publicado

18.12.2024

Como Citar

Soares, N. N. (2024). O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos. Revista Vórtex, 12, 1–34. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190

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