A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite

Visualizações: 29

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824

Palavras-chave:

Música Acusmática, Música Experimental, Música Brasileira Eletroacústica, imagens sonoro-visuais, Vânia Dantas Leite

Resumo

O artigo analisa as versões homônimas de Di-stances, de Vânia Dantas Leite: música sobre suporte fixo, e audiovisual, realizadas a partir de desenhos de Paulo Garcez. Contextualiza a primeira versão, de 1982, em duas vertentes da música contemporânea: a acusmática e a experimental. Problematiza, a partir de um texto inédito da compositora, aproximações e distanciamentos a cada campo, seja por ter na leitura musical dos desenhos de Garcez seu principal mote, seja por ser realizada em suporte fixo. A partir de uma análise da obra audiovisual, discute as interpretações dos desenhos de Garcez, afirmando a hipótese, embasada por Bayle, Garcia e Caesar, de que há uma confluência entre as imagens sonoras e visuais na versão acusmática. Evidencia ainda que, por se tratar de uma animação a partir dos desenhos sobre a música anteriormente composta, a versão audiovisual explicita essa equivalência, sendo um exercício estético sobre a obra acusmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Fenerich, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor, compositor, flautista e sound designer, é bacharel em música pela Unicamp (2001), mestre em Música pela UFRJ (2005) e doutor em Musicologia pela USP (2012). Publicou os discos: “Música Eletroacústica: 10 anos” (2014), “Coleção Peripatética de Sons” (2019) e “Fragmentos de Caminhos" (2024). Atuou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e no departamento de Música da UFJF. Atualmente é professor do IVL - Unirio. Foi bolsista pela Capes-Humboldt em 2019-2020 desenvolvendo trabalho na Universität der Kunst, Berlim. Seu projeto pela Faperj visa realizar um acervo de música eletroacústica experimental carioca de 1960 até 2010. Participa dos coletivos Acorda! e Revoada.

Referências

BAYLE, François. La musique acousmatique, ou l'art des sons projetés. In: BAYLE, F. Musique Acousmatique: propositions... ...positions. Paris: INA, 1993.

BOSSEUR, Jean-Yves. Le Sonore et le Visuel: intersections musique/arts plastiques aujourd’hui. Paris: Éditions Dis Voir, 1994.

BROWN, Earl. On December 1952. In: American Music. v. 26, No. 1, pp. 1-12, 2008. DOI: https://doi.org/10.2307/40071686

CAESAR, R. Som não é uma coisa em si, e sim o transporte de coisas que vazam. Revista Música, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 295-308, 2020. DOI: 10.11606/rm.v20i1.170730. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/170730. Acesso em: 21 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170730

CAZNOK, Yara Borges. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CHION, Michel. Guide des objets sonores: Pierre Schaeffer et la recherche musicale. 2a ed. Paris: Ed. Buchet/Chastel, 1995.

FENERICH, A. S. & JUNIOR, S. D. Coleção de música eletroacústica e experimental carioca: aspectos preliminares do projeto, proposta de um catálogo de Vânia Dantas Leite e resultados iniciais. In: XXXII CONGRESSO DA ANPPOM. 2022, Natal. Anais do XXXII Congresso da ANPPOM. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2022/papers/1024/public/1024-5655-1-PB.pdf. Acesso em 05/06/2024.

FENERICH, A. S.; MELO, B. S. & MURTINHO, Arthur. Vânia Dantas Leite: notas sobre a catalogação de seu acervo e algumas perspectivas musicológicas. In: XXXIII CONGRESSO DA ANPPOM. 2023, São João del Rey. Anais do XXXIII Congresso da ANPPOM. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2023/papers/1490/public/1490-7809-1-PB.pdf. Acesso em 05/06/2024.

FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: UBU Editora, 2017.

GARCEZ, P. Desenhos-partitura. In: Acervo Vânia Dantas Leite (não-publicado). 2002.

GARCIA, Denise Hortência Lopes. Modelos Perceptivos na Música Eletroacústica. 1998. Tese. Doutorado em Comunicação e Semiótica. PUC, São Paulo, 1998.

JUTZ, Gabriele. Image-Sound Relations in Avant-garde Film. In: RAINER, Cosina; ROLLIG, Stella; DANIELS, Dieter & AMMER, Manuela. See This Sound: Versprechungen von Bild und Ton. Köln: Buchhandlug Walther König, 2009.

KANDINSKY, Wassily. A Arte Concreta. In: CHIPP, Herschel B. (Org). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LEITE, Vânia Dantas. Di-stances: música-vídeo de Vânia Dantas Leite; desenhos de Paulo Garcez. In: Coleção de Música Experimental Carioca (canal no Youtube) 2023. Vídeo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FKpkDB7wTfY. Acesso em 21 fev. 2024.

LEITE, Vânia Dantas. Di-stances. In: Música Eletroacústica Brasileira Vol. 1. Brasília: Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1996. CD.

LEITE, Vânia Dantas. Di-stances. In: Wellensz Theatre (canal no Youtube). Áudio digital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FxwWOtW31dw. Acesso em 21 fev. 2024.

LEITE, Vânia Dantas. Entrevista de Vânia Dantas Leite concedida a Rodrigo Cicchelli Velloso. In: Eletroacústicas. Radio MEC FM e Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016.

LEITE, Vânia Dantas. Piano Memory Partitura. Documento digital, texto, não publicado. 2012.

LEITE, Vânia Dantas. Relação Som/Imagem. 2004. Tese. Programa de Pós- Graduação em Música da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2004.

LIMA, Marcelo Carneiro. La hibridación como base de una propuesta de análisis para el videomúsica. In: QUARANTA, Daniel & LIMA, Marcelo Carneiro. Perspectivas actuales en la creación y el análisis de la música electroacústica. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2021.

PUBLISON MACHINE. In: Vintage Digital: classic recording studio equipment. Disponível em: https://www.vintagedigital.com.au/publison-infernal-machine-90-stereo-audio-computer/. 2024. Acesso em 21 fev. 2024.

SCHAEFFER, Pierre. La musique concrète. Presses Universitaires de France, 1967.

SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: Essai Interdisciplines. Paris: Éditions du Seuil, 1966.

SCHÖNBERG, Arnold. Harmonielehre. 3a. Ed. Viena: Universal-Edition, 1922.

WAHRIG-BURFEIND, Renane. Wahrig: Wörterbuch der deutschen Sprache. München: DTV, 2018.

YAMAHA DX7. In: Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_DX7. 2024. Acesso em 13 ago. 2024.

Downloads

Publicado

20.08.2024

Como Citar

Fenerich, A. (2024). A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite. Revista Vórtex, 12, 1–27. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824

Edição

Seção

Artigos

Métricas