A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite
Visualizações: 29DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824Palavras-chave:
Música Acusmática, Música Experimental, Música Brasileira Eletroacústica, imagens sonoro-visuais, Vânia Dantas LeiteResumo
O artigo analisa as versões homônimas de Di-stances, de Vânia Dantas Leite: música sobre suporte fixo, e audiovisual, realizadas a partir de desenhos de Paulo Garcez. Contextualiza a primeira versão, de 1982, em duas vertentes da música contemporânea: a acusmática e a experimental. Problematiza, a partir de um texto inédito da compositora, aproximações e distanciamentos a cada campo, seja por ter na leitura musical dos desenhos de Garcez seu principal mote, seja por ser realizada em suporte fixo. A partir de uma análise da obra audiovisual, discute as interpretações dos desenhos de Garcez, afirmando a hipótese, embasada por Bayle, Garcia e Caesar, de que há uma confluência entre as imagens sonoras e visuais na versão acusmática. Evidencia ainda que, por se tratar de uma animação a partir dos desenhos sobre a música anteriormente composta, a versão audiovisual explicita essa equivalência, sendo um exercício estético sobre a obra acusmática.
Downloads
Referências
BAYLE, François. La musique acousmatique, ou l'art des sons projetés. In: BAYLE, F. Musique Acousmatique: propositions... ...positions. Paris: INA, 1993.
BOSSEUR, Jean-Yves. Le Sonore et le Visuel: intersections musique/arts plastiques aujourd’hui. Paris: Éditions Dis Voir, 1994.
BROWN, Earl. On December 1952. In: American Music. v. 26, No. 1, pp. 1-12, 2008. DOI: https://doi.org/10.2307/40071686
CAESAR, R. Som não é uma coisa em si, e sim o transporte de coisas que vazam. Revista Música, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 295-308, 2020. DOI: 10.11606/rm.v20i1.170730. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/170730. Acesso em: 21 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170730
CAZNOK, Yara Borges. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CHION, Michel. Guide des objets sonores: Pierre Schaeffer et la recherche musicale. 2a ed. Paris: Ed. Buchet/Chastel, 1995.
FENERICH, A. S. & JUNIOR, S. D. Coleção de música eletroacústica e experimental carioca: aspectos preliminares do projeto, proposta de um catálogo de Vânia Dantas Leite e resultados iniciais. In: XXXII CONGRESSO DA ANPPOM. 2022, Natal. Anais do XXXII Congresso da ANPPOM. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2022/papers/1024/public/1024-5655-1-PB.pdf. Acesso em 05/06/2024.
FENERICH, A. S.; MELO, B. S. & MURTINHO, Arthur. Vânia Dantas Leite: notas sobre a catalogação de seu acervo e algumas perspectivas musicológicas. In: XXXIII CONGRESSO DA ANPPOM. 2023, São João del Rey. Anais do XXXIII Congresso da ANPPOM. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2023/papers/1490/public/1490-7809-1-PB.pdf. Acesso em 05/06/2024.
FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: UBU Editora, 2017.
GARCEZ, P. Desenhos-partitura. In: Acervo Vânia Dantas Leite (não-publicado). 2002.
GARCIA, Denise Hortência Lopes. Modelos Perceptivos na Música Eletroacústica. 1998. Tese. Doutorado em Comunicação e Semiótica. PUC, São Paulo, 1998.
JUTZ, Gabriele. Image-Sound Relations in Avant-garde Film. In: RAINER, Cosina; ROLLIG, Stella; DANIELS, Dieter & AMMER, Manuela. See This Sound: Versprechungen von Bild und Ton. Köln: Buchhandlug Walther König, 2009.
KANDINSKY, Wassily. A Arte Concreta. In: CHIPP, Herschel B. (Org). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LEITE, Vânia Dantas. Di-stances: música-vídeo de Vânia Dantas Leite; desenhos de Paulo Garcez. In: Coleção de Música Experimental Carioca (canal no Youtube) 2023. Vídeo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FKpkDB7wTfY. Acesso em 21 fev. 2024.
LEITE, Vânia Dantas. Di-stances. In: Música Eletroacústica Brasileira Vol. 1. Brasília: Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1996. CD.
LEITE, Vânia Dantas. Di-stances. In: Wellensz Theatre (canal no Youtube). Áudio digital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FxwWOtW31dw. Acesso em 21 fev. 2024.
LEITE, Vânia Dantas. Entrevista de Vânia Dantas Leite concedida a Rodrigo Cicchelli Velloso. In: Eletroacústicas. Radio MEC FM e Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016.
LEITE, Vânia Dantas. Piano Memory Partitura. Documento digital, texto, não publicado. 2012.
LEITE, Vânia Dantas. Relação Som/Imagem. 2004. Tese. Programa de Pós- Graduação em Música da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2004.
LIMA, Marcelo Carneiro. La hibridación como base de una propuesta de análisis para el videomúsica. In: QUARANTA, Daniel & LIMA, Marcelo Carneiro. Perspectivas actuales en la creación y el análisis de la música electroacústica. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2021.
PUBLISON MACHINE. In: Vintage Digital: classic recording studio equipment. Disponível em: https://www.vintagedigital.com.au/publison-infernal-machine-90-stereo-audio-computer/. 2024. Acesso em 21 fev. 2024.
SCHAEFFER, Pierre. La musique concrète. Presses Universitaires de France, 1967.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: Essai Interdisciplines. Paris: Éditions du Seuil, 1966.
SCHÖNBERG, Arnold. Harmonielehre. 3a. Ed. Viena: Universal-Edition, 1922.
WAHRIG-BURFEIND, Renane. Wahrig: Wörterbuch der deutschen Sprache. München: DTV, 2018.
YAMAHA DX7. In: Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_DX7. 2024. Acesso em 13 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandre Fenerich
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.