A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite

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DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824

Palavras-chave:

Música Acusmática, Música Experimental, Música Brasileira Eletroacústica, imagens sonoro-visuais, Vânia Dantas Leite

Resumo

O artigo analisa as versões homônimas de Di-stances, de Vânia Dantas Leite: música sobre suporte fixo, e audiovisual, realizadas a partir de desenhos de Paulo Garcez. Contextualiza a primeira versão, de 1982, em duas vertentes da música contemporânea: a acusmática e a experimental. Problematiza, a partir de um texto inédito da compositora, aproximações e distanciamentos a cada campo, seja por ter na leitura musical dos desenhos de Garcez seu principal mote, seja por ser realizada em suporte fixo. A partir de uma análise da obra audiovisual, discute as interpretações dos desenhos de Garcez, afirmando a hipótese, embasada por Bayle, Garcia e Caesar, de que há uma confluência entre as imagens sonoras e visuais na versão acusmática. Evidencia ainda que, por se tratar de uma animação a partir dos desenhos sobre a música anteriormente composta, a versão audiovisual explicita essa equivalência, sendo um exercício estético sobre a obra acusmática.

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Biografia do Autor

Alexandre Fenerich, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor, compositor, flautista e sound designer, é bacharel em música pela Unicamp (2001), mestre em Música pela UFRJ (2005) e doutor em Musicologia pela USP (2012). Publicou os discos: “Música Eletroacústica: 10 anos” (2014), “Coleção Peripatética de Sons” (2019) e “Fragmentos de Caminhos" (2024). Atuou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e no departamento de Música da UFJF. Atualmente é professor do IVL - Unirio. Foi bolsista pela Capes-Humboldt em 2019-2020 desenvolvendo trabalho na Universität der Kunst, Berlim. Seu projeto pela Faperj visa realizar um acervo de música eletroacústica experimental carioca de 1960 até 2010. Participa dos coletivos Acorda! e Revoada.

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Publicado

20.08.2024

Como Citar

Fenerich, A. (2024). A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite. Revista Vórtex, 12, 1–27. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824

Edição

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Artigos

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