Um mercado de ruídos e sons para o bem-estar
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https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9666Palavras-chave:
MONSWELL, Listening, NoiseResumo
Este artigo faz a conjectura de um mercado emergente na paisagem comunicacional e aural contemporânea, um Mercado de Ruídos e Sons para o Bem-Estar (MERSBE). Tal mercado seria caracterizado por produtos ruidosos com sonoridades singulares que visam a diferentes formas de bem-estar: de melhoria física e psíquica, como o aprimoramento da memória, da concentração, da qualidade do sono, ao foco em atividades de estudo e trabalho, além de diversas formas de prazer, como os “orgasmos cerebrais”, relatados por consumidores de ASMR. A MERSBE revelaria, ainda, como a cultura contemporânea se abre para novos modos de relacionamento com aquilo que a teoria da comunicação condenou como sua parte espúria: os ruídos. Passando de uma posição provocativa – como era o caso no Manifesto Futurista de Russolo, na Música Concreta e na noise music – e chegando à comoditização em mercado sônico global, os ruídos estão sendo docilizados como experiências terapêuticas.
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