Um mercado de ruídos e sons para o bem-estar

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DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9666

Palavras-chave:

MONSWELL, Listening, Noise

Resumo

Este artigo faz a conjectura de um mercado emergente na paisagem comunicacional e aural contemporânea, um Mercado de Ruídos e Sons para o Bem-Estar (MERSBE). Tal mercado seria caracterizado por produtos ruidosos com sonoridades singulares que visam a diferentes formas de bem-estar: de melhoria física e psíquica, como o aprimoramento da memória, da concentração, da qualidade do sono, ao foco em atividades de estudo e trabalho, além de diversas formas de prazer, como os “orgasmos cerebrais”, relatados por consumidores de ASMR. A MERSBE revelaria, ainda, como a cultura contemporânea se abre para novos modos de relacionamento com aquilo que a teoria da comunicação condenou como sua parte espúria: os ruídos. Passando de uma posição provocativa – como era o caso no Manifesto Futurista de Russolo, na Música Concreta e na noise music – e chegando à comoditização em mercado sônico global, os ruídos estão sendo docilizados como experiências terapêuticas.

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Biografia do Autor

Vinícius Andrade Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vinícius Andrade Pereira é professor Associado da Faculdade de Comunicação Social e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com formação complementar (bolsa doutorado sanduíche CNPq) no McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá(2001). Pós-doutorado no The Brown Institute for Media Innovation, na Universidade Columbia, NYC (EUA), 2015/2016, com bolsa da FAPESP, e na Winchester School of Art, na Universidade de Southampton, Inglaterra (2023), com bolsa de Professor Visitante Senior da CAPES

Cássio de Borba Lucas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cássio de Borba Lucas é professor substituto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com bolsa CNPq/FAPERJ. Doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem pesquisas publicadas sobre teorias da comunicação, semiótica, materialidades da comunicação, música, som e cinema.

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Publicado

24.12.2024

Como Citar

Andrade Pereira, V., & de Borba Lucas, C. (2024). Um mercado de ruídos e sons para o bem-estar. Revista Vórtex, 12, 1–20. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9666

Edição

Seção

Dossiê “New Sound Ecologies”

Dados de financiamento

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