Da Natureza ao Instrumento: o Realismo Mimético em Duas Obras de Carola Bauckholt
Visualizações: 0DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9525Palavras-chave:
Mimese, Análise Musical, Carola Bauckholt, Música Contemporânea, Composição MusicalResumo
Neste artigo, analisamos a aplicação de recursos miméticos nos processos composicionais das obras Doppelbelichtung (2016) e Zugvögel (2012) da compositora alemã Carola Bauckholt. Essas composições ilustram a associação direta que Bauckholt estabelece entre as características sonoras de instrumentos musicais e os sons a serem imitados, especificamente cantos de pássaros e chamados de aves. Em Doppelbelichtung, a compositora utiliza os registros mais agudos do violino para imitar os cantos dos pássaros, enquanto, em Zugvögel, associa instrumentos de palheta a sons de aves migratórias. Realizamos uma análise descritiva do uso do material sonoro aviário para compreender os procedimentos composicionais utilizados por Bauckholt, bem como suas soluções criativas para o desafio da mimese instrumental.
Downloads
Referências
ABLINGER, Peter. Quadraturen. 2022. Página web. Disponível em: <https://ablinger.mur.at/docu11.html>. Acesso em: 31 jul. 2024.
AMENT, Vanessa Theme. The foley grail: the art of performing sound for film, games and animation. Burlington: Focal Press, 2009. 199p.
BAUCKHOLT, Carola. Carola Bauckholt. 2009. Página web. Disponível em: <https://www.carolabauckholt.de/bio.html>. Acesso em: 31 jul. 2024.
BAUCKHOLT, Carola. Zugvögel. Oboé, clarinete, saxofone alto, clarone e fagote. Köln: Thürmschen Verlag, 2012. Partitura, 25 p. 6 partituras.
BAUCKHOLT, Carola. Carola Bauckholt und Christina Kubisch erforschen unerhörte Klänge. Entrevista concedida a Thea Derks, 2017. Disponível em: <https://theaderks.wordpress.com/2017/01/30/carola-bauckholt-und-christina-kubisch-erforschen-unerhorte-klange/>. Acesso em: 31 jul. 2024. Entrevista.
BAUCKHOLT, Carola. Fellow Travelers # 4 – Carola Bauckholt. Entrevista concedida a Michael Lewanski, 2020. Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qz8Ae6amHXA>. Acesso em: 31 jul. 2024. Entrevista.
BAUCKHOLT, Carola. Doppelbelichtung. Violino e samples. Freiburg: Thürmschen Verlag, 2021a. Partitura, 26 p. 1 partitura.
BAUCKHOLT, Carola. #7 p u n c t u m in conversation with composer Carola Bauckholt. Entrevista concedida a Nava Hemyari, 2021b. Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y0ZWwjLzW70>. Acesso em: 31 jul. 2024.
BOLES, Walter E. The Robins & Flycatchers of Australia. North Ryde: Angus & Robertson Australia, 1988. 508 p.
CHINNERY, Doug; BAILEY, Valda. Multiple Exposure Photography. 2013. Página web. Disponível em: <https://www.onlandscape.co.uk/2013/09/multiple-exposure-photography/>. Acesso em: 31 jul. 2024.
CHION, Michel. Guide des objets sonores: Pierre Schaeffer et la recherche musicale. Paris: Institut National de l’Audioviduel & Buchet/Chastel, 1983. 188 p.
DE LIMA, Thiago Diniz Gonzaga ; MAIA, Igor Leão. Procedimentos Miméticos em Doppelbelichting de Carola Bauckholt. In: XXXIII CONGRESSO DA ANPPOM. Anais. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2023. p. 1-20.
DEL MAR, Norman. Anatomy of the Orchestra. Berkeley / Los Angeles: University of California Press, 1987. 256 p.
DO LAGO, Manuel Correa ; BERNSTEIN, Guilherme. Do Tédio de Alvorada ao Uirapuru: anotações à partitura comentada. In: VI SIMPÓSIO VILLA-LOBOS. Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2021. p. 543-552.
DOS REIS, José Carlos Vasconcellos. O ideário amazônico de Villa-Lobos em sua obra para piano. In: V SIMPÓSIO VILLA-LOBOS. Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2021. p. 16-49.
DUDEQUE, Norton. Heitor Villa-Lobos’s Bachianas Brasileiras: Intertextuality and Stylization. London / New York: Routledge 2022. 169 p. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429323874
GILL, Frank; DONSKER, David; RASMUSSEN, Pamela (ed.). Chats, Old World flycatchers. IOC World Bird List, v. 14.2, 2024. Disponível em: <https://www.worldbirdnames.org/new/bow/chats/> Acesso em: 26 out. 2024.
KLASCO, Mike. Bass Shakers and Tactile Sound. audioxpress: advancing the evolution of audio technology, v. 52, p. 54-60, 2021.
MARGOLIS, Sasha. The Rise of the Reed Quintet. 2019. Disponível em: <https://chambermusicamerica.org/articles/the-rise-of-the-reed-quintet/>. Acesso em: 31 jul. 2024.
MARTINELLI, Dario. Introduction (to the issue and to zoomusicology). Revista Transcultural de Música, v. 12, f. 8, 2008. Disponível em: <https://www.sibetrans.com/trans/article/93/introduction-to-the-issue-and-to-zoomusicology>. Acesso em: 31 jul. 2024.
MEISEL, Louis K. Photorealism. New York: H. N. Abrams, 1985. 448 p.
TUCHTENHAGEN, Davi Raubach. Interação na Música Eletroacústica Mista. 2019. 190 p. Dissertação (Mestrado, Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
SDRAULIG, Charlie; LORTIE, Chris. Recent Audio Scores: Affordances and Limitations. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGIES FOR MUSIC NOTATION AND REPRESENTATION, 5, 2019, Melbourne. Anais. Melbourne: Monash University, 2019. p. 38-45.
VAN ECK, Cathy. Doppelbelichtung by Carola Bauckholt. Between Air and Electricity: Microphones and Loudspeakers as Musical Instruments. 2017. Página web. Disponível em: <https://microphonesandloudspeakers.com/2017/04/10/doppelbelichtung-carola-bauckholt/>. Acesso em: 31 jul. 2024.
VIELLLIARD, Jacques. A Zoophonia de Hercule Florence. Cuiabá: Editora Universitária - UFMT, 1993. 47 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Diniz, Igor Leão Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.