Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira

Visualizações: 155

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225

Palavras-chave:

Jocy de Oliveira, Multimídia, Arte contemporânea, Mulheres compositoras, Música do século XXI

Resumo

O artigo apresenta uma cartografia da obra artística autoral de Jocy de Oliveira – multiartista brasileira e pioneira da música eletroacústica, que cria obras de caráter multimídia que mesclam música, teatro, vídeo, literatura e cinema desde os anos 1960. Neste artigo, sua obra artística é amplamente apresentada pela metáfora CONSTELAÇÃO cujo foro é a noção de centro gravitacional e circularidade (como órbitas planetárias) que atuam como constructos da sua obra artística. Assim, definimos suas criações como um complexo de abordagem plurilinguística nas artes cujas peças e produções constituem objetos moventes que podem gravitar em torno de diferentes núcleos ou mesmo se deslocar como vetores para novas peças musicais, cênicas e literárias. Por fim, sugerimos uma carta celeste, como esquema que poderia mais bem expor a totalidade e integralidade de suas produções artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Helena Azevedo Alvarenga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação, com bacharelado em composição musical e licenciatura em música. Claudia Helena Alvarenga foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e professora de música do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dirigiu o Coral da ASA no Rio de Janeiro por 25 anos. Cantora, arranjadora, compositora e regente, atua com ênfase em técnicas estendidas da voz e canto coral. Seus estudos abrangem música, educação, retórica, argumentação, psicologia social e temas correlatos. Grupos de pesquisa: Estudos Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC); Retórica e Argumentação na Pedagogia.

Referências

ALVES, Sarah Alencar. Mulheres que criam com vozes. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09012020-164505/pt-br.php. Acesso em: 3 ago. 2023.

A MÚSICA Século XX de Jocy. Com Jocy de Oliveira. São Paulo: Discos Nada, Bandcamp, 29 jun. 2021. Podcast. Disponível: https://discosnada.bandcamp.com/album/a-m-sica-s-culo-xx. Acesso em: 18 jul. 2022.

BASTOS, Marcus Vinicius Fainer; FERNANDES, Patrícia Moran. Performances Multimídia: análise de exemplos e implicações conceituais. Galáxia, v. 46, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399666587051. Acesso em: 23 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-2553202151929

BIAZON, Stênio. Anarquizar sons e fluxos: Movimentações em torno das práticas de improvisação musical livre. 2023. 9 vol. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17112023-121314/pt-br.php. Acesso em: 3 fev. 2024.

COELHO, Maria Cecília de M. N. Medéia: metamorfoses do gênero. Letras Clássicas, [S. l.], n. 9, p. 157-178, 2005. DOI: 10.11606/issn.2358-3150.v0i9p157-178. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/letrasclassicas/article/view/82683. Acesso em: 4 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i9p157-178

DEL PICCHIA, Paulo Menotti. Apresentação da contracapa do LP, A Música Século XX de Jocy. Com Jocy de Oliveira. LP 33 1/3 R.P.M. São Paulo: Copacabana, s.d, ca 1959.CLP 11188.

EBC. Empresa Brasil de Comunicação. “‘A Música do Século XX de Jocy’ é relançado pelo selo Discos Nada”. LP raro é o 1º registro fonográfico da gigantesca obra de Jocy de Oliveira. [Locução de]: Jocy de Oliveira. Podcast. Rádio MEC, Antena MEC. 21 jul. 2021. Disponível em: https://radios.ebc.com.br/antena-mec/2021/07/musica-do-seculo-xx-de-jocy-e-relancado-pelo-selo-discos-nada. Acesso em: 2 ago. 2023.

FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELA, Angela Celis Henriques. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. In: NOGUEIRA, Isabel Porto; FONSECA, Susan Campos (orgs.). Estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. Porto Alegre: ANPPOM, 2013. p. 279-302. Disponível em: https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/book/3. Acesso em: 5 set. 2024.

ILLUD Tempus. Música e Concepção: Jocy de Oliveira. Compositores Brasileiros. Produção RioArte Digital. Gravado ao vivo durante as apresentações na Haus der Kulturen der Welt, Berlim, 1995. Rio de Janeiro: s.d. 1 Compact Disc (CD), 7 faixas, 45′ 54″. RD024.

JOCY. Jocy de Oliveira. Sítio eletrônico e repositório artístico da autora. [s.d.], Home, Bio, Obras, Galerias, Imprensa, Fale Conosco. Desenvolvido por Pank Design. Disponível em: https://www.jocydeoliveira.com. Acesso em: inúmeros acessos em 2020-2024.

JOCY de Oliveira. Primeira conversa com informações acerca da produção artística da autora. Organização: Claudia Helena Alvarenga. Gravado pela Plataforma Zoom em 21 ago. 2020. Duração: 1h48min11s. Áudio em mp4. 2020a.

JOCY de Oliveira. Segunda conversa com informações acerca da produção artística da autora. Organização: Claudia Helena Alvarenga. Gravado pela Plataforma Zoom em 9 set. 2020. Duração: 2h12min20s. Áudio em mp4. 2020b.

LAGO, Manoel Aranha Corrêa do; VELLOSO, Rodrigo Cicchelli (Ed.). Leituras de Jocy. Editora SESI-Serviço Social da Indústria, 2018.

LOPES, Guilhermina; NOGUEIRA, Lenita. A presença feminina em três obras historiográficas panorâmicas sobre a música brasileira. In: XXIV Congresso da Anppom. São Paulo: ANPPOM, 2014. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3147/public/3147-9981-1-PB.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024.

MACHADO, Fernanda Rosa; CAMPOS, Cleber da Silveira. Apontamentos Técnico-Interpretativos em For Cello de Jocy de Oliveira. In: XXV Congresso da Anppom.Vitória (ES), 2015. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2015/3770/public/3770-11801-1-PB.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024.

MACHADO, Fernanda Rosa. Abordagens de estudo e performance em duas obras para violoncelo e eletroacústica: For Cello, de Jocy de Oliveira e Elegia de Edson Zampronha. 2015. 48 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Link inconsistente, pois direciona para outra dissertação apesar do título. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/20540155. Acesso em: 15 jan. 2024.

MAGRE, Fernando de Oliveira; GARCIA, Denise. A música-teatro brasileira como projeto de modernização: algumas reflexões a partir de obras de Jocy de Oliveira e Gilberto Mendes. Revista Música Hodie, v. 21, e67359, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/mh.v21.67359. Acesso em 22 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v21.67359

MANATA, Franz; OLIVEIRA, Jocy de. A mulher, pra ser ouvida, precisa gritar muito alto. Revista Poiésis, v. 23, n. 40, p. 141-157, 1 jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/52052. Acesso em: 16 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52052

MENDES, Doriana. Versatilidade do intérprete contemporâneo: uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena. 2010. 158 f. + 5 partituras + 2 DVDs. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11470?show=full. Acesso em: 30 jan. 2024.

MÚSICA Eletroacústica Contemporânea. Música Eletroacústica Contemporânea. Vários compositores. Produção RioArte Digital. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Arte e Cultura, 1995. 1 Compact Disc (CD), 8 faixas, ca 68min. RD003.

NEIVA, Tania Mello. Cinco Mulheres Compositoras na Música Erudita Brasileira Contemporânea. 2006. 190 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868011. Acesso em: 13 jan. 2024.

OLIVEIRA, Aline Carrijo de. As Malibrans, um texto multimidiático. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1550.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.

OLIVEIRA, Jocy de. Dias e caminhos seus mapas e partituras /Days and routes through maps and Scores. Rio de Janeiro: Editora Record, 1984. ISBN: 85-7069-0001-0.

OLIVEIRA, Jocy de. “Inori” à prostituta sagrada. Ópera ritual de Jocy de Oliveira. Impresso por Maison Graphique. Editoração: Rainer Rio. Rio de Janeiro: Spectra, maio 1993.

OLIVEIRA, Jocy de. Diálogo com Cartas. São Paulo: SESI-SP Editora, 2014. 444p. ISBN: 9788582051917.

OLIVEIRA, Jocy de. Memória. Performance ao vivo no Festival de Valparaíso, Coro da Universidade de Valparaíso, dirigido por Boris Alvarado, out. 2016. Disponível em: https://youtu.be/5l0jn4TEAhY?si=lb8ARLErYrYaTj-K. Acesso em: 12 fev. 2024.

OLIVEIRA, Jocy de. Rio. In: STRAVINSKY, Marie (ed.). Stravinsky Abécédaire (‘Stravinsky A–Z’). Fondation Igor Stravinsky. Geneva: Editions La Baconnière, 2018. p. 102-107.

OLIVEIRA, Jocy de. Além do Roteiro / Beyond the Script. São Paulo: Faria e Silva Ed., 2020. 152 p. – Lume Novo. ISBN: 978-65-990504-0-4.

OLIVEIRA, Jocy de. Realejo de vida e morte (um roteiro de Jocy de Oliveira) e Realejo dos mundos (um romance de Adriana Lisboa). Belo Horizonte: Relicário, 2023. 240p. ISBN: 978-65-89889-58-8.

RAHMEIER, Lazlo. A poética interdisciplinar de Jocy de Oliveira. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1886. Acesso em: 3 ago. 2023.

SILVA, Alexandre Guilherme Montes. Reflexões sobre a poética do feminino de Jocy de Oliveira em suas óperas. 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-26122019-110828/pt-br.php. Acesso em: 13 jan. 2024. 2019a.

SILVA, Alexandre Guilherme Montes. Uma pequena análise da peça Memória de Jocy de Oliveira para coro de vozes femininas. In: I Congresso de Canto Coral, 1, 2019, São Paulo. Anais […] I Congresso de Canto Coral, formação, performance e pesquisa na atualidade, São Paulo: ECA-USP, p. 299-307, 2019. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002954362.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023. 2019b.

SILVA, Alexandre Guilherme Montes; CASTRO, Marcos Câmara. Entrevista com a compositora Jocy de Oliveira – aspectos artísticos, técnicos e sociais de sua trajetória como criadora. MusiMid, v. 2, n. 3, p. 153-171, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/72. Acesso em: 23 nov. 2023.

SOUSA DA SILVA. Francisca Luciana. De exílio em exílio: a vingança extrema de Medeia na arte contemporânea. In: Colóquio Internacional Filosofia e Ficção. A Arte da vingança. VII., 2015. Ouro Preto (MG). Anais […] Ouro Preto (MG): Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Ouro Preto, 2015. ISBN: 978-85-60537-04-4. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29860. Acesso em: 12 jan. 2024.

SOUSA DA SILVA, Francisca Luciana. Medeia de Jocy: Uma Estranha Estrangeira. 2021. 166p. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Divulgação não autorizada anunciada na Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/35890701. Acesso em: 5 set. 2024.

SOUZA, Valéria Gomes de. Análise do Vídeo da Primeira Cena da ópera Kseni–A Estrangeira, da Compositora Jocy de Oliveira. Anais do SIMPOM, n. 6, 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/simpom/article/view/10698. Acesso em: 21 jan. 2024.

SOUZA, Valéria Gomes de. Kseni – A Estrangeira, de Jocy de Oliveira. 2021. 195f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11071984. Acesso em: 12 jan. 2024.

TAMIETTI, Daniel Menezes Ludolf. O papel do performer na interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira, e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

TV BRASIL. Apresentações eletroacústicas na Bienal de Música. Apresentado em 13 dez. 2019 na Sala Cecília Meireles – RJ. Gravação no Youtube em 27 dez. 2020. Disponível em: https://youtu.be/rvxEl-cRKS0?si=P-xeOKhhqhYfinG5. Acesso em: 12 fev. 2024.

VIANA, Fábio Henrique; SILVA, Francisca Luciana Sousa da. Partitura midiática: gesto poético numa ópera brasileira contemporânea. SOLETRAS, [S.l.], n. 32, p. 159-173, jul-dez 2016. ISSN 2316-8838. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/25906/21028. Acesso em: 4 ago. 2022. doi: https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25906. DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25906

VIEIRA, Alice Martins Belém. Diálogos de Cláudio Santoro com a produção musical contemporânea: um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano. 2013. 254fls. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-22082013-144956/pt-br.php. Acesso em: 8 jan. 2024.

Downloads

Publicado

18.09.2024

Como Citar

Azevedo Alvarenga, C. H. (2024). Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira. Revista Vórtex, 12, 1–38. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225

Edição

Seção

Artigos

Métricas