Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira

Visualizações: 218

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225

Palabras clave:

Jocy de Oliveira, Multimídia, Arte contemporânea, Mulheres compositoras, Música do século XXI

Resumen

O artigo apresenta uma cartografia da obra artística autoral de Jocy de Oliveira – multiartista brasileira e pioneira da música eletroacústica, que cria obras de caráter multimídia que mesclam música, teatro, vídeo, literatura e cinema desde os anos 1960. Neste artigo, sua obra artística é amplamente apresentada pela metáfora CONSTELAÇÃO cujo foro é a noção de centro gravitacional e circularidade (como órbitas planetárias) que atuam como constructos da sua obra artística. Assim, definimos suas criações como um complexo de abordagem plurilinguística nas artes cujas peças e produções constituem objetos moventes que podem gravitar em torno de diferentes núcleos ou mesmo se deslocar como vetores para novas peças musicais, cênicas e literárias. Por fim, sugerimos uma carta celeste, como esquema que poderia mais bem expor a totalidade e integralidade de suas produções artísticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Helena Azevedo Alvarenga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Es doctora en Educación, licenciada en composición musical y licenciada en música. Claudia Helena Alvarenga fue profesora en el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Estácio de Sá y profesora de música en el Colégio de Aplicação de la Universidad Federal de Río de Janeiro. Dirigió el Coro ASA de Río de Janeiro durante 25 años. Cantante, arreglista, compositora y directora, trabaja con énfasis en técnicas de voz extendida y canto coral. Sus estudios abarcan la música, la educación, la retórica, la argumentación, la psicología social y temas afines. Grupos de investigación: Estudios Multidisciplinares en las Artes del Canto (GEPEMAC); Retórica y Argumentación en Pedagogía.

Citas

ALVES, Sarah Alencar. Mulheres que criam com vozes. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09012020-164505/pt-br.php. Acesso em: 3 ago. 2023.

A MÚSICA Século XX de Jocy. Com Jocy de Oliveira. São Paulo: Discos Nada, Bandcamp, 29 jun. 2021. Podcast. Disponível: https://discosnada.bandcamp.com/album/a-m-sica-s-culo-xx. Acesso em: 18 jul. 2022.

BASTOS, Marcus Vinicius Fainer; FERNANDES, Patrícia Moran. Performances Multimídia: análise de exemplos e implicações conceituais. Galáxia, v. 46, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399666587051. Acesso em: 23 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-2553202151929

BIAZON, Stênio. Anarquizar sons e fluxos: Movimentações em torno das práticas de improvisação musical livre. 2023. 9 vol. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17112023-121314/pt-br.php. Acesso em: 3 fev. 2024.

COELHO, Maria Cecília de M. N. Medéia: metamorfoses do gênero. Letras Clássicas, [S. l.], n. 9, p. 157-178, 2005. DOI: 10.11606/issn.2358-3150.v0i9p157-178. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/letrasclassicas/article/view/82683. Acesso em: 4 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i9p157-178

DEL PICCHIA, Paulo Menotti. Apresentação da contracapa do LP, A Música Século XX de Jocy. Com Jocy de Oliveira. LP 33 1/3 R.P.M. São Paulo: Copacabana, s.d, ca 1959.CLP 11188.

EBC. Empresa Brasil de Comunicação. “‘A Música do Século XX de Jocy’ é relançado pelo selo Discos Nada”. LP raro é o 1º registro fonográfico da gigantesca obra de Jocy de Oliveira. [Locução de]: Jocy de Oliveira. Podcast. Rádio MEC, Antena MEC. 21 jul. 2021. Disponível em: https://radios.ebc.com.br/antena-mec/2021/07/musica-do-seculo-xx-de-jocy-e-relancado-pelo-selo-discos-nada. Acesso em: 2 ago. 2023.

FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELA, Angela Celis Henriques. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. In: NOGUEIRA, Isabel Porto; FONSECA, Susan Campos (orgs.). Estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. Porto Alegre: ANPPOM, 2013. p. 279-302. Disponível em: https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/book/3. Acesso em: 5 set. 2024.

ILLUD Tempus. Música e Concepção: Jocy de Oliveira. Compositores Brasileiros. Produção RioArte Digital. Gravado ao vivo durante as apresentações na Haus der Kulturen der Welt, Berlim, 1995. Rio de Janeiro: s.d. 1 Compact Disc (CD), 7 faixas, 45′ 54″. RD024.

JOCY. Jocy de Oliveira. Sítio eletrônico e repositório artístico da autora. [s.d.], Home, Bio, Obras, Galerias, Imprensa, Fale Conosco. Desenvolvido por Pank Design. Disponível em: https://www.jocydeoliveira.com. Acesso em: inúmeros acessos em 2020-2024.

JOCY de Oliveira. Primeira conversa com informações acerca da produção artística da autora. Organização: Claudia Helena Alvarenga. Gravado pela Plataforma Zoom em 21 ago. 2020. Duração: 1h48min11s. Áudio em mp4. 2020a.

JOCY de Oliveira. Segunda conversa com informações acerca da produção artística da autora. Organização: Claudia Helena Alvarenga. Gravado pela Plataforma Zoom em 9 set. 2020. Duração: 2h12min20s. Áudio em mp4. 2020b.

LAGO, Manoel Aranha Corrêa do; VELLOSO, Rodrigo Cicchelli (Ed.). Leituras de Jocy. Editora SESI-Serviço Social da Indústria, 2018.

LOPES, Guilhermina; NOGUEIRA, Lenita. A presença feminina em três obras historiográficas panorâmicas sobre a música brasileira. In: XXIV Congresso da Anppom. São Paulo: ANPPOM, 2014. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3147/public/3147-9981-1-PB.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024.

MACHADO, Fernanda Rosa; CAMPOS, Cleber da Silveira. Apontamentos Técnico-Interpretativos em For Cello de Jocy de Oliveira. In: XXV Congresso da Anppom.Vitória (ES), 2015. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2015/3770/public/3770-11801-1-PB.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024.

MACHADO, Fernanda Rosa. Abordagens de estudo e performance em duas obras para violoncelo e eletroacústica: For Cello, de Jocy de Oliveira e Elegia de Edson Zampronha. 2015. 48 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Link inconsistente, pois direciona para outra dissertação apesar do título. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/20540155. Acesso em: 15 jan. 2024.

MAGRE, Fernando de Oliveira; GARCIA, Denise. A música-teatro brasileira como projeto de modernização: algumas reflexões a partir de obras de Jocy de Oliveira e Gilberto Mendes. Revista Música Hodie, v. 21, e67359, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/mh.v21.67359. Acesso em 22 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v21.67359

MANATA, Franz; OLIVEIRA, Jocy de. A mulher, pra ser ouvida, precisa gritar muito alto. Revista Poiésis, v. 23, n. 40, p. 141-157, 1 jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/52052. Acesso em: 16 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52052

MENDES, Doriana. Versatilidade do intérprete contemporâneo: uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena. 2010. 158 f. + 5 partituras + 2 DVDs. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11470?show=full. Acesso em: 30 jan. 2024.

MÚSICA Eletroacústica Contemporânea. Música Eletroacústica Contemporânea. Vários compositores. Produção RioArte Digital. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Arte e Cultura, 1995. 1 Compact Disc (CD), 8 faixas, ca 68min. RD003.

NEIVA, Tania Mello. Cinco Mulheres Compositoras na Música Erudita Brasileira Contemporânea. 2006. 190 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868011. Acesso em: 13 jan. 2024.

OLIVEIRA, Aline Carrijo de. As Malibrans, um texto multimidiático. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1550.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.

OLIVEIRA, Jocy de. Dias e caminhos seus mapas e partituras /Days and routes through maps and Scores. Rio de Janeiro: Editora Record, 1984. ISBN: 85-7069-0001-0.

OLIVEIRA, Jocy de. “Inori” à prostituta sagrada. Ópera ritual de Jocy de Oliveira. Impresso por Maison Graphique. Editoração: Rainer Rio. Rio de Janeiro: Spectra, maio 1993.

OLIVEIRA, Jocy de. Diálogo com Cartas. São Paulo: SESI-SP Editora, 2014. 444p. ISBN: 9788582051917.

OLIVEIRA, Jocy de. Memória. Performance ao vivo no Festival de Valparaíso, Coro da Universidade de Valparaíso, dirigido por Boris Alvarado, out. 2016. Disponível em: https://youtu.be/5l0jn4TEAhY?si=lb8ARLErYrYaTj-K. Acesso em: 12 fev. 2024.

OLIVEIRA, Jocy de. Rio. In: STRAVINSKY, Marie (ed.). Stravinsky Abécédaire (‘Stravinsky A–Z’). Fondation Igor Stravinsky. Geneva: Editions La Baconnière, 2018. p. 102-107.

OLIVEIRA, Jocy de. Além do Roteiro / Beyond the Script. São Paulo: Faria e Silva Ed., 2020. 152 p. – Lume Novo. ISBN: 978-65-990504-0-4.

OLIVEIRA, Jocy de. Realejo de vida e morte (um roteiro de Jocy de Oliveira) e Realejo dos mundos (um romance de Adriana Lisboa). Belo Horizonte: Relicário, 2023. 240p. ISBN: 978-65-89889-58-8.

RAHMEIER, Lazlo. A poética interdisciplinar de Jocy de Oliveira. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1886. Acesso em: 3 ago. 2023.

SILVA, Alexandre Guilherme Montes. Reflexões sobre a poética do feminino de Jocy de Oliveira em suas óperas. 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-26122019-110828/pt-br.php. Acesso em: 13 jan. 2024. 2019a.

SILVA, Alexandre Guilherme Montes. Uma pequena análise da peça Memória de Jocy de Oliveira para coro de vozes femininas. In: I Congresso de Canto Coral, 1, 2019, São Paulo. Anais […] I Congresso de Canto Coral, formação, performance e pesquisa na atualidade, São Paulo: ECA-USP, p. 299-307, 2019. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002954362.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023. 2019b.

SILVA, Alexandre Guilherme Montes; CASTRO, Marcos Câmara. Entrevista com a compositora Jocy de Oliveira – aspectos artísticos, técnicos e sociais de sua trajetória como criadora. MusiMid, v. 2, n. 3, p. 153-171, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/72. Acesso em: 23 nov. 2023.

SOUSA DA SILVA. Francisca Luciana. De exílio em exílio: a vingança extrema de Medeia na arte contemporânea. In: Colóquio Internacional Filosofia e Ficção. A Arte da vingança. VII., 2015. Ouro Preto (MG). Anais […] Ouro Preto (MG): Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Ouro Preto, 2015. ISBN: 978-85-60537-04-4. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29860. Acesso em: 12 jan. 2024.

SOUSA DA SILVA, Francisca Luciana. Medeia de Jocy: Uma Estranha Estrangeira. 2021. 166p. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Divulgação não autorizada anunciada na Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/35890701. Acesso em: 5 set. 2024.

SOUZA, Valéria Gomes de. Análise do Vídeo da Primeira Cena da ópera Kseni–A Estrangeira, da Compositora Jocy de Oliveira. Anais do SIMPOM, n. 6, 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/simpom/article/view/10698. Acesso em: 21 jan. 2024.

SOUZA, Valéria Gomes de. Kseni – A Estrangeira, de Jocy de Oliveira. 2021. 195f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11071984. Acesso em: 12 jan. 2024.

TAMIETTI, Daniel Menezes Ludolf. O papel do performer na interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira, e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

TV BRASIL. Apresentações eletroacústicas na Bienal de Música. Apresentado em 13 dez. 2019 na Sala Cecília Meireles – RJ. Gravação no Youtube em 27 dez. 2020. Disponível em: https://youtu.be/rvxEl-cRKS0?si=P-xeOKhhqhYfinG5. Acesso em: 12 fev. 2024.

VIANA, Fábio Henrique; SILVA, Francisca Luciana Sousa da. Partitura midiática: gesto poético numa ópera brasileira contemporânea. SOLETRAS, [S.l.], n. 32, p. 159-173, jul-dez 2016. ISSN 2316-8838. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/25906/21028. Acesso em: 4 ago. 2022. doi: https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25906. DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25906

VIEIRA, Alice Martins Belém. Diálogos de Cláudio Santoro com a produção musical contemporânea: um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano. 2013. 254fls. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-22082013-144956/pt-br.php. Acesso em: 8 jan. 2024.

Publicado

2024-09-18

Cómo citar

Azevedo Alvarenga, C. H. (2024). Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira. Revista Vórtex, 12, 1–38. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225

Número

Sección

Artigos

Métrica