“Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto

fontes, contextos e contributo pedagógico

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450

Palavras-chave:

Música portuguesa do século XX, Ensino do piano, Victor Macedo Pinto, Nove Instantâneos

Resumo

Pese embora a relevância da atividade artística de Victor Macedo Pinto (1917-1964), responsável por um legado musical eclético, em que o piano assume um papel central, o compositor e pianista português acabou por cair no esquecimento. Este artigo debruça-se sobre os seus Nove Instantâneos para piano, uma obra composta em 1956 e dedicada a Margot Dias. Partindo de um enquadramento da obra no repertório pianístico do compositor e de um levantamento das audições históricas nos anos 1950 e 1960, procurou-se reconhecer características e padrões performativos que refletissem o estilo singular de Macedo Pinto enquanto compositor, bem como as marcas de influência das personalidades que cruzaram o seu percurso artístico. Esta análise contemplou também a identificação das competências musicais e técnicas abordadas na obra, justificando a pertinência da sua implementação em contexto pedagógico e o seu posicionamento no repertório português do século XX destinado a jovens pianistas.

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Biografia do Autor

Gustavo Afonso, Universidade de Aveiro/INET-md

Gustavo Afonso é pianista e investigador. Estudou com Álvaro Teixeira Lopes, Rita Dourado e Helena Paula Figueiredo, tendo sido premiado em concursos de piano a nível nacional e internacional. Conta com diversos concertos a solo e com orquestra, e mantém, desde 2015, um duo com a soprano Beatriz Maia, destacando-se a gravação em CD de quatro canções de Berta Alves de Sousa sobre poemas de Luís de Camões. Formou-se na Universidade de Aveiro (UA), tendo sido galardoado com o Prémio Universidade de Aveiro/Caixa Geral de Depósitos e com três bolsas por mérito da Direção-Geral do Ensino Superior. Coordenou o Álbum de Música Portuguesa para Jovens Pianistas, um trabalho de parceria com compositores portugueses, publicado pela AvA Musical Editions. Atualmente, é bolseiro do INET-md/FCT (DOI: 10.54499/UI/BD/151371/2021) e frequenta o Programa Doutoral em Música na UA.

Helena Marinho, Universidade de Aveiro/INET-md

Helena Marinho é professora associada e coordenadora do polo do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança na Universidade de Aveiro. A sua pesquisa centra-se nas áreas da performance e música portuguesa dos séculos XX e XXI. Publicou capítulos de livros e artigos em editoras e revistas internacionais. Liderou 3 projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e fundos europeus. Realizou concertos a nível nacional e internacional, em piano moderno e pianoforte, tendo gravado 15 CDs. Vários dos seus projetos artísticos foram financiados pelo Governo Português, e fundamentaram as suas publicações em pesquisa artística.

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Publicado

24.06.2024

Como Citar

Afonso, G., & Marinho, H. (2024). “Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto: fontes, contextos e contributo pedagógico. Revista Vórtex, 12, 1–35. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450

Edição

Seção

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano