Macedo Pinto’s Nove Instantâneos for piano

sources, contexts, and pedagogical contribution

Visualizações: 21

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450

Keywords:

20th century Portuguese music, Piano teaching, Victor Macedo Pinto, Nove Instantâneos

Abstract

Despite the relevance of the artistic activity of Victor Macedo Pinto (1917-1964), the author of an eclectic musical legacy in which the piano plays a central role, this Portuguese composer and pianist eventually fell into oblivion. This article focuses on his piano work Nove Instantâneos, composed in 1956 and dedicated to the pianist and ethnologist Margot Dias. This research proposes a framework of Nove Instantâneos in the composer’s piano output and an analysis of its performances in the 1950s and 1960s, with the aim of identifying characteristics and performative patterns that highlight Macedo Pinto’s unique style as a composer, as well as the influence of personalities who crossed his artistic path. This analysis also included the identification of the musical and technical skills addressed by the work, supporting the relevance of its implementation in a pedagogical context, as part of the 20th century Portuguese repertoire for young pianists.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gustavo Afonso, Universidade de Aveiro/INET-md

Gustavo Afonso é pianista e investigador. Estudou com Álvaro Teixeira Lopes, Rita Dourado e Helena Paula Figueiredo, tendo sido premiado em concursos de piano a nível nacional e internacional. Conta com diversos concertos a solo e com orquestra, e mantém, desde 2015, um duo com a soprano Beatriz Maia, destacando-se a gravação em CD de quatro canções de Berta Alves de Sousa sobre poemas de Luís de Camões. Formou-se na Universidade de Aveiro (UA), tendo sido galardoado com o Prémio Universidade de Aveiro/Caixa Geral de Depósitos e com três bolsas por mérito da Direção-Geral do Ensino Superior. Coordenou o Álbum de Música Portuguesa para Jovens Pianistas, um trabalho de parceria com compositores portugueses, publicado pela AvA Musical Editions. Atualmente, é bolseiro do INET-md/FCT (DOI: 10.54499/UI/BD/151371/2021) e frequenta o Programa Doutoral em Música na UA.

Helena Marinho, Universidade de Aveiro/INET-md

Helena Marinho é professora associada e coordenadora do polo do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança na Universidade de Aveiro. A sua pesquisa centra-se nas áreas da performance e música portuguesa dos séculos XX e XXI. Publicou capítulos de livros e artigos em editoras e revistas internacionais. Liderou 3 projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e fundos europeus. Realizou concertos a nível nacional e internacional, em piano moderno e pianoforte, tendo gravado 15 CDs. Vários dos seus projetos artísticos foram financiados pelo Governo Português, e fundamentaram as suas publicações em pesquisa artística.

References

AFONSO, Gustavo. A música portuguesa como ferramenta pedagógica: Proposta de criação de álbum para o ensino do piano. 2020. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2020.

ÁVILA, Humberto d’ (Org.). Catálogo Geral da Música Portuguesa: repertório contemporâneo. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural, 1980.

AZEVEDO, António Sérgio. Acerca das obras gravadas neste CD. In: SANTOS, João Pedro Mendes dos; LOURENÇO, José (Prod.). Victor Macedo Pinto. Paços de Brandão: Numérica Editora, 2011, p. 2-4.

AZEVEDO, António Sérgio. Breve Análise de ‘Música para as Crianças’ (1977) do Compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Música, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 111-132, 1994.

BRITO, Manuel Carlos de; CYMBRON, Luísa. História da Música Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.

CARNEIRO, Álvaro. O pianista e compositor “Vítor Coelho de Macedo Pinto” (Para uma biografia). Porto: edição de autor, 1968.

CARNEIRO, Joana Lourencinho. Offline-Online: Digitalização de Material de Arquivo. Caso de Estudo: Os Catálogos das Exposições Extra-Escolares. Criação da Plataforma extraescolares.fba.up.pt. 2022. Dissertação (Mestrado, Estudos de Arte). Universidade do Porto, Porto, 2022.

CASCUDO, Teresa. Fernando Lopes-Graça: Catálogo do espólio musical. Estoril: Casa Verdades de Faria/Museu da Música Portuguesa, 1997.

CASCUDO, Teresa. Modernismo e internacionalismo como programa: o compositor Fernando Lopes-Graça e a sociedade de concertos Sonata (Lisboa, 1942-1960). Resonancias, Santiago, v. 21, n. 40, p. 71-110, 2017.

CASTRO, Paulo Ferreira de. O Século XX. In: NERY, Rui Vieira; CASTRO, Paulo Ferreira de (Org.). História da Música. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, p. 148-182.

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA. Lista de obras [Fernando Corrêa de Oliveira]. [s.d.]a. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=2&what=2&type=2&show=2&pessoa_id=102&lang=PT. Acesso em: 5 set. 2023.

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA. Lista de obras [Victor Macedo Pinto]. [s.d.]b. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=2&what=2&type=2&show=2&pessoa_id=155&lang=PT. Acesso em: 5 set. 2023.

CID, Miguel Sobral. Pinto, Vítor Macedo. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010a, p. 1010.

CID, Miguel Sobral. Sociedade Sonata. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010b, p. 1231-1232.

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA. Programa oficial de Piano. Braga: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, [s.d.].

CONSTANTINO, Daniel. Casa dos Brinquedos (L. Cruz), Nove Peças Infantis (F. Benoît) e Fauna em Música (B. Sousa): edição e implementação pedagógica. 2022. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2022.

COSTA, Catarina Alves. Dias, Margot Schmidt. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010, p. 378-380.

GUIMARÃES, Egídio Amorim. Pórtico. In: CARNEIRO, Álvaro (Org.). O pianista e compositor “Vítor Coelho de Macedo Pinto” (Para uma biografia). Porto: edição de autor, 1968, p. 5-6.

HARPER, Nancy Lee. Portuguese Piano Music: An Introduction and Annotated Bibliography. Lanham: The Scarecrow Press, 2013.

LESSA, Elisa (Org.). Para os pequenos violoncelistas. Braga: Centro de Estudos da Criança – Universidade do Minho, 2004.

LESSA, Elisa. Pinto Victor Macedo (1917 - 1964). [s.d.]. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=0&what=2&site=ic&show=0&pessoa_id=155&lang=PT. Acesso em: 17 out. 2020.

LOPES, Álvaro Teixeira; DOTSENKO, Vitali (Org.). Manual de Piano. Porto: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário, 1994.

MOREIRA, Joana. Catálogo de obras de música contemporânea portuguesa para piano: Uma proposta de revisão didática no curso secundário do ensino artístico especializado. 2016. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2015.

NEVES, Fausto. Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes-Graça. 2016. Tese (Doutoramento, Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2016.

PEREIRA, André Vaz. Obras para piano a solo e piano com violino ou violoncelo de Frederico de Freitas: Fontes, contextos e edição. 2016. Tese (Doutoramento, Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2016.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha (Trad.). Medeia / Eurípides. Coimbra: edição da tradutora, 1955.

PINTO, Victor Macedo (Compositor). Nove Instantâneos. Lisboa: AvA Musical Editions, 2023. Edição crítica de Gustavo Afonso (Partitura), 15 p. Piano.

RINK, John (Org.). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

SANTOS, Bernardo. O Alfabeto em Música de Berta Alves de Sousa: edição crítica e implementação em contexto do ensino de piano. 2020. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro. Aveiro, 2020.

Published

2024-06-24

How to Cite

Afonso, G., & Marinho, H. (2024). Macedo Pinto’s Nove Instantâneos for piano : sources, contexts, and pedagogical contribution. Vortex Music Journal, 12, 1–35. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450

Issue

Section

Ebony & Ivory: history, contexts and practices related to piano