“Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto

fontes, contextos e contributo pedagógico

Visualizações: 41

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450

Palavras-chave:

Música portuguesa do século XX, Ensino do piano, Victor Macedo Pinto, Nove Instantâneos

Resumo

Pese embora a relevância da atividade artística de Victor Macedo Pinto (1917-1964), responsável por um legado musical eclético, em que o piano assume um papel central, o compositor e pianista português acabou por cair no esquecimento. Este artigo debruça-se sobre os seus Nove Instantâneos para piano, uma obra composta em 1956 e dedicada a Margot Dias. Partindo de um enquadramento da obra no repertório pianístico do compositor e de um levantamento das audições históricas nos anos 1950 e 1960, procurou-se reconhecer características e padrões performativos que refletissem o estilo singular de Macedo Pinto enquanto compositor, bem como as marcas de influência das personalidades que cruzaram o seu percurso artístico. Esta análise contemplou também a identificação das competências musicais e técnicas abordadas na obra, justificando a pertinência da sua implementação em contexto pedagógico e o seu posicionamento no repertório português do século XX destinado a jovens pianistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Afonso, Universidade de Aveiro/INET-md

Gustavo Afonso é pianista e investigador. Estudou com Álvaro Teixeira Lopes, Rita Dourado e Helena Paula Figueiredo, tendo sido premiado em concursos de piano a nível nacional e internacional. Conta com diversos concertos a solo e com orquestra, e mantém, desde 2015, um duo com a soprano Beatriz Maia, destacando-se a gravação em CD de quatro canções de Berta Alves de Sousa sobre poemas de Luís de Camões. Formou-se na Universidade de Aveiro (UA), tendo sido galardoado com o Prémio Universidade de Aveiro/Caixa Geral de Depósitos e com três bolsas por mérito da Direção-Geral do Ensino Superior. Coordenou o Álbum de Música Portuguesa para Jovens Pianistas, um trabalho de parceria com compositores portugueses, publicado pela AvA Musical Editions. Atualmente, é bolseiro do INET-md/FCT (DOI: 10.54499/UI/BD/151371/2021) e frequenta o Programa Doutoral em Música na UA.

Helena Marinho, Universidade de Aveiro/INET-md

Helena Marinho é professora associada e coordenadora do polo do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança na Universidade de Aveiro. A sua pesquisa centra-se nas áreas da performance e música portuguesa dos séculos XX e XXI. Publicou capítulos de livros e artigos em editoras e revistas internacionais. Liderou 3 projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e fundos europeus. Realizou concertos a nível nacional e internacional, em piano moderno e pianoforte, tendo gravado 15 CDs. Vários dos seus projetos artísticos foram financiados pelo Governo Português, e fundamentaram as suas publicações em pesquisa artística.

Referências

AFONSO, Gustavo. A música portuguesa como ferramenta pedagógica: Proposta de criação de álbum para o ensino do piano. 2020. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2020.

ÁVILA, Humberto d’ (Org.). Catálogo Geral da Música Portuguesa: repertório contemporâneo. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural, 1980.

AZEVEDO, António Sérgio. Acerca das obras gravadas neste CD. In: SANTOS, João Pedro Mendes dos; LOURENÇO, José (Prod.). Victor Macedo Pinto. Paços de Brandão: Numérica Editora, 2011, p. 2-4.

AZEVEDO, António Sérgio. Breve Análise de ‘Música para as Crianças’ (1977) do Compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Música, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 111-132, 1994. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55077

BRITO, Manuel Carlos de; CYMBRON, Luísa. História da Música Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.

CARNEIRO, Álvaro. O pianista e compositor “Vítor Coelho de Macedo Pinto” (Para uma biografia). Porto: edição de autor, 1968.

CARNEIRO, Joana Lourencinho. Offline-Online: Digitalização de Material de Arquivo. Caso de Estudo: Os Catálogos das Exposições Extra-Escolares. Criação da Plataforma extraescolares.fba.up.pt. 2022. Dissertação (Mestrado, Estudos de Arte). Universidade do Porto, Porto, 2022.

CASCUDO, Teresa. Fernando Lopes-Graça: Catálogo do espólio musical. Estoril: Casa Verdades de Faria/Museu da Música Portuguesa, 1997.

CASCUDO, Teresa. Modernismo e internacionalismo como programa: o compositor Fernando Lopes-Graça e a sociedade de concertos Sonata (Lisboa, 1942-1960). Resonancias, Santiago, v. 21, n. 40, p. 71-110, 2017. DOI: https://doi.org/10.7764/res.2017.40.5

CASTRO, Paulo Ferreira de. O Século XX. In: NERY, Rui Vieira; CASTRO, Paulo Ferreira de (Org.). História da Música. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, p. 148-182.

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA. Lista de obras [Fernando Corrêa de Oliveira]. [s.d.]a. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=2&what=2&type=2&show=2&pessoa_id=102&lang=PT. Acesso em: 5 set. 2023.

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA. Lista de obras [Victor Macedo Pinto]. [s.d.]b. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=2&what=2&type=2&show=2&pessoa_id=155&lang=PT. Acesso em: 5 set. 2023.

CID, Miguel Sobral. Pinto, Vítor Macedo. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010a, p. 1010.

CID, Miguel Sobral. Sociedade Sonata. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010b, p. 1231-1232.

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA. Programa oficial de Piano. Braga: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, [s.d.].

CONSTANTINO, Daniel. Casa dos Brinquedos (L. Cruz), Nove Peças Infantis (F. Benoît) e Fauna em Música (B. Sousa): edição e implementação pedagógica. 2022. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2022.

COSTA, Catarina Alves. Dias, Margot Schmidt. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010, p. 378-380.

GUIMARÃES, Egídio Amorim. Pórtico. In: CARNEIRO, Álvaro (Org.). O pianista e compositor “Vítor Coelho de Macedo Pinto” (Para uma biografia). Porto: edição de autor, 1968, p. 5-6.

HARPER, Nancy Lee. Portuguese Piano Music: An Introduction and Annotated Bibliography. Lanham: The Scarecrow Press, 2013.

LESSA, Elisa (Org.). Para os pequenos violoncelistas. Braga: Centro de Estudos da Criança – Universidade do Minho, 2004.

LESSA, Elisa. Pinto Victor Macedo (1917 - 1964). [s.d.]. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=0&what=2&site=ic&show=0&pessoa_id=155&lang=PT. Acesso em: 17 out. 2020.

LOPES, Álvaro Teixeira; DOTSENKO, Vitali (Org.). Manual de Piano. Porto: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário, 1994.

MOREIRA, Joana. Catálogo de obras de música contemporânea portuguesa para piano: Uma proposta de revisão didática no curso secundário do ensino artístico especializado. 2016. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2015.

NEVES, Fausto. Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes-Graça. 2016. Tese (Doutoramento, Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2016.

PEREIRA, André Vaz. Obras para piano a solo e piano com violino ou violoncelo de Frederico de Freitas: Fontes, contextos e edição. 2016. Tese (Doutoramento, Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2016.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha (Trad.). Medeia / Eurípides. Coimbra: edição da tradutora, 1955.

PINTO, Victor Macedo (Compositor). Nove Instantâneos. Lisboa: AvA Musical Editions, 2023. Edição crítica de Gustavo Afonso (Partitura), 15 p. Piano.

RINK, John (Org.). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511811739

SANTOS, Bernardo. O Alfabeto em Música de Berta Alves de Sousa: edição crítica e implementação em contexto do ensino de piano. 2020. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro. Aveiro, 2020.

Downloads

Publicado

24.06.2024

Como Citar

Afonso, G., & Marinho, H. (2024). “Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto: fontes, contextos e contributo pedagógico. Revista Vórtex, 12, 1–35. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450

Edição

Seção

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano

Métricas