“Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto
fontes, contextos e contributo pedagógico
Visualizações: 41DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450Palabras clave:
Música portuguesa do século XX, Ensino do piano, Victor Macedo Pinto, Nove InstantâneosResumen
Pese embora a relevância da atividade artística de Victor Macedo Pinto (1917-1964), responsável por um legado musical eclético, em que o piano assume um papel central, o compositor e pianista português acabou por cair no esquecimento. Este artigo debruça-se sobre os seus Nove Instantâneos para piano, uma obra composta em 1956 e dedicada a Margot Dias. Partindo de um enquadramento da obra no repertório pianístico do compositor e de um levantamento das audições históricas nos anos 1950 e 1960, procurou-se reconhecer características e padrões performativos que refletissem o estilo singular de Macedo Pinto enquanto compositor, bem como as marcas de influência das personalidades que cruzaram o seu percurso artístico. Esta análise contemplou também a identificação das competências musicais e técnicas abordadas na obra, justificando a pertinência da sua implementação em contexto pedagógico e o seu posicionamento no repertório português do século XX destinado a jovens pianistas.
Descargas
Citas
AFONSO, Gustavo. A música portuguesa como ferramenta pedagógica: Proposta de criação de álbum para o ensino do piano. 2020. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2020.
ÁVILA, Humberto d’ (Org.). Catálogo Geral da Música Portuguesa: repertório contemporâneo. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural, 1980.
AZEVEDO, António Sérgio. Acerca das obras gravadas neste CD. In: SANTOS, João Pedro Mendes dos; LOURENÇO, José (Prod.). Victor Macedo Pinto. Paços de Brandão: Numérica Editora, 2011, p. 2-4.
AZEVEDO, António Sérgio. Breve Análise de ‘Música para as Crianças’ (1977) do Compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Música, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 111-132, 1994. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55077
BRITO, Manuel Carlos de; CYMBRON, Luísa. História da Música Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
CARNEIRO, Álvaro. O pianista e compositor “Vítor Coelho de Macedo Pinto” (Para uma biografia). Porto: edição de autor, 1968.
CARNEIRO, Joana Lourencinho. Offline-Online: Digitalização de Material de Arquivo. Caso de Estudo: Os Catálogos das Exposições Extra-Escolares. Criação da Plataforma extraescolares.fba.up.pt. 2022. Dissertação (Mestrado, Estudos de Arte). Universidade do Porto, Porto, 2022.
CASCUDO, Teresa. Fernando Lopes-Graça: Catálogo do espólio musical. Estoril: Casa Verdades de Faria/Museu da Música Portuguesa, 1997.
CASCUDO, Teresa. Modernismo e internacionalismo como programa: o compositor Fernando Lopes-Graça e a sociedade de concertos Sonata (Lisboa, 1942-1960). Resonancias, Santiago, v. 21, n. 40, p. 71-110, 2017. DOI: https://doi.org/10.7764/res.2017.40.5
CASTRO, Paulo Ferreira de. O Século XX. In: NERY, Rui Vieira; CASTRO, Paulo Ferreira de (Org.). História da Música. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, p. 148-182.
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA. Lista de obras [Fernando Corrêa de Oliveira]. [s.d.]a. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=2&what=2&type=2&show=2&pessoa_id=102&lang=PT. Acesso em: 5 set. 2023.
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA. Lista de obras [Victor Macedo Pinto]. [s.d.]b. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=2&what=2&type=2&show=2&pessoa_id=155&lang=PT. Acesso em: 5 set. 2023.
CID, Miguel Sobral. Pinto, Vítor Macedo. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010a, p. 1010.
CID, Miguel Sobral. Sociedade Sonata. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010b, p. 1231-1232.
CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA. Programa oficial de Piano. Braga: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, [s.d.].
CONSTANTINO, Daniel. Casa dos Brinquedos (L. Cruz), Nove Peças Infantis (F. Benoît) e Fauna em Música (B. Sousa): edição e implementação pedagógica. 2022. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2022.
COSTA, Catarina Alves. Dias, Margot Schmidt. In: CASTELO-BRANCO, Salwa (Org.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates, 2010, p. 378-380.
GUIMARÃES, Egídio Amorim. Pórtico. In: CARNEIRO, Álvaro (Org.). O pianista e compositor “Vítor Coelho de Macedo Pinto” (Para uma biografia). Porto: edição de autor, 1968, p. 5-6.
HARPER, Nancy Lee. Portuguese Piano Music: An Introduction and Annotated Bibliography. Lanham: The Scarecrow Press, 2013.
LESSA, Elisa (Org.). Para os pequenos violoncelistas. Braga: Centro de Estudos da Criança – Universidade do Minho, 2004.
LESSA, Elisa. Pinto Victor Macedo (1917 - 1964). [s.d.]. Disponível em: http://www.mic.pt/dispatcher?where=0&what=2&site=ic&show=0&pessoa_id=155&lang=PT. Acesso em: 17 out. 2020.
LOPES, Álvaro Teixeira; DOTSENKO, Vitali (Org.). Manual de Piano. Porto: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário, 1994.
MOREIRA, Joana. Catálogo de obras de música contemporânea portuguesa para piano: Uma proposta de revisão didática no curso secundário do ensino artístico especializado. 2016. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2015.
NEVES, Fausto. Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes-Graça. 2016. Tese (Doutoramento, Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2016.
PEREIRA, André Vaz. Obras para piano a solo e piano com violino ou violoncelo de Frederico de Freitas: Fontes, contextos e edição. 2016. Tese (Doutoramento, Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2016.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha (Trad.). Medeia / Eurípides. Coimbra: edição da tradutora, 1955.
PINTO, Victor Macedo (Compositor). Nove Instantâneos. Lisboa: AvA Musical Editions, 2023. Edição crítica de Gustavo Afonso (Partitura), 15 p. Piano.
RINK, John (Org.). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511811739
SANTOS, Bernardo. O Alfabeto em Música de Berta Alves de Sousa: edição crítica e implementação em contexto do ensino de piano. 2020. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro. Aveiro, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gustavo Afonso, Helena Marinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.