Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano

Visualizações: 36

Autores

  • Alfonso Benetti Universidade de Aveiro | Portugal

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555

Palavras-chave:

piano

Resumo

Não aplicável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfonso Benetti, Universidade de Aveiro | Portugal

Alfonso Benetti é pianista e investigador auxiliar na Universidade de Aveiro/INET-md (Portugal). É membro da comissão da plataforma IMPAR, editor associado e fundador do ÍMPAR— Online Journal for Artistic Research, co-PI do Projeto/Ensemble Xperimus (FCT)—um grupo de investigação artística dedicado à experimentação em música, PI do Projeto TransVariations—Music Beyond the Limits of Time and Technology (EEA Grants), e do Projeto Ebony & Ivory—História do Piano em Portugal (FCT). Benetti tem publicado artigos e participado em inúmeras conferências e performances em Portugal, Brasil, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Grécia, Noruega, Áustria, Singapura e Polónia.

Referências

CHIANTORE, Luca. Tone Moves: A History of Piano Technique. Barcelona: Musikeon Books, 2019. 760 p.

COLE, Michael. The pianoforte in the Classical era. Oxford: Clarendon Press, 1998. 412 p. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198166344.001.0001

COOKE, James Francis. Great pianists on piano playing. Philadelphia: Theo Presser Co.,1913. 419 p.

DELEUZE, Gilles. [1969] Lógica do sentido. Tr. Br. Luiz Roberto Salinas Fortes, 3ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 1994.

DOLGE, Alfred. Pianos and Their Makers. New York: Dover Publications, 1972. 478 p.

GERIG, Reginald. Famous Pianists and their Technique. Washington-New York: Robert B. Luce, 1974. 560 p.

GEORGII, Walter. Klaviermusik. Third edition. Zurich: Atlantis Verlag, 1950. 652 p.

FONSECA, Gláucio Xavier da. Intertextualidade e Aspectos Técnico-Interpretativos na Sonata Para Trompete e Piano, de José Alerto Kaplan. 2005. 115 p. Tese (Doutorado, Práticas Interpretativas - Trompete). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

GOMES, João Carlos Teixeira. Gregório de Matos, o Boca de Brasa: Um Estudo de Plágio e Criação Intertextual. Petrópolis: Vozes, 1985. 390 p.

HATTEN, Robert. The Place of Intertextuality in Music Studies. American Journal of Semiotics, n. 3, ed. 4, p. 69–82, 1985. https://doi.org/10.5840/ajs1985345. Disponível em: <https://www.pdcnet.org/ajs/content/ajs_1985_0003_0004_0069_0082?file_type=pdf>. DOI: https://doi.org/10.5840/ajs1985345

HILDEBRANDT, Dieter. Piano Forte – A Social History of the Piano. New York: George Braziller, 1999. 224 p.

HINSON, Maurice. Guide to the pianist’s repertoire. Bloomington: Indiana University Press, 1973. 831 p.

KAPLAN, José Alberto. Ars Invendi. Claves, Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, v.1, p. 15-25, Maio, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/2678>.

KLEIN, Michael L. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington: Indiana University Press, 2005. 200 p.

LEPPERT, Richard. Music and Image: Domesticity, ideology and socio-cultural formation in eighteenth-century England. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. 268 p.

LOESSER, Arthur. Men, Women and Pianos. London: Victor Gollancz, 1954. 654 p.

MAYER, Richard. Learning strategies for making sense out of expository text: The SOI model for guiding three cognitive processes in knowledge construction. Educational Psychology Review, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 357–371. 1996. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/BF01463939>. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01463939

NAVICKAITÈ MARTINELLI, Lina. Piano performance in a semiotic key: Society, musical canon and novel discourses. Helsinki: Acta Semiotica Fennica, 2014. 490 p.

NIELSEN, Siw. Learning strategies in instrumental music practice. British Journal of Music Education, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 275–291. 1999a. Disponível em: <https://doi.org/10.1017/S0265051799000364>. DOI: https://doi.org/10.1017/S0265051799000364

PARAKILAS, James. Piano Roles – A New History of the Piano. Yale: Nota Bene, 2002. 391 p.

RATTALINO, Piero. História del Piano: El instrumento, la música y los interpretes. Barcelona: Editorial Labor, S.A., 1988. 302 p.

SCHONBERG, Harold. The Great Pianists from Mozart to the Present. New York: Simon & Shuster, 1963. 448 p.

TAGLIAFERRO, Magdalena. Quase tudo... Memórias de Magdalena Tagliaferro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.

Downloads

Publicado

08.08.2024

Como Citar

Benetti, A. (2024). Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano. Revista Vórtex, 12, 1–14. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555

Edição

Seção

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano

Métricas