Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano
Visualizações: 36DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555Palavras-chave:
pianoResumo
Não aplicável.
Downloads
Referências
CHIANTORE, Luca. Tone Moves: A History of Piano Technique. Barcelona: Musikeon Books, 2019. 760 p.
COLE, Michael. The pianoforte in the Classical era. Oxford: Clarendon Press, 1998. 412 p. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198166344.001.0001
COOKE, James Francis. Great pianists on piano playing. Philadelphia: Theo Presser Co.,1913. 419 p.
DELEUZE, Gilles. [1969] Lógica do sentido. Tr. Br. Luiz Roberto Salinas Fortes, 3ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 1994.
DOLGE, Alfred. Pianos and Their Makers. New York: Dover Publications, 1972. 478 p.
GERIG, Reginald. Famous Pianists and their Technique. Washington-New York: Robert B. Luce, 1974. 560 p.
GEORGII, Walter. Klaviermusik. Third edition. Zurich: Atlantis Verlag, 1950. 652 p.
FONSECA, Gláucio Xavier da. Intertextualidade e Aspectos Técnico-Interpretativos na Sonata Para Trompete e Piano, de José Alerto Kaplan. 2005. 115 p. Tese (Doutorado, Práticas Interpretativas - Trompete). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
GOMES, João Carlos Teixeira. Gregório de Matos, o Boca de Brasa: Um Estudo de Plágio e Criação Intertextual. Petrópolis: Vozes, 1985. 390 p.
HATTEN, Robert. The Place of Intertextuality in Music Studies. American Journal of Semiotics, n. 3, ed. 4, p. 69–82, 1985. https://doi.org/10.5840/ajs1985345. Disponível em: <https://www.pdcnet.org/ajs/content/ajs_1985_0003_0004_0069_0082?file_type=pdf>. DOI: https://doi.org/10.5840/ajs1985345
HILDEBRANDT, Dieter. Piano Forte – A Social History of the Piano. New York: George Braziller, 1999. 224 p.
HINSON, Maurice. Guide to the pianist’s repertoire. Bloomington: Indiana University Press, 1973. 831 p.
KAPLAN, José Alberto. Ars Invendi. Claves, Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, v.1, p. 15-25, Maio, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/2678>.
KLEIN, Michael L. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington: Indiana University Press, 2005. 200 p.
LEPPERT, Richard. Music and Image: Domesticity, ideology and socio-cultural formation in eighteenth-century England. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. 268 p.
LOESSER, Arthur. Men, Women and Pianos. London: Victor Gollancz, 1954. 654 p.
MAYER, Richard. Learning strategies for making sense out of expository text: The SOI model for guiding three cognitive processes in knowledge construction. Educational Psychology Review, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 357–371. 1996. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/BF01463939>. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01463939
NAVICKAITÈ MARTINELLI, Lina. Piano performance in a semiotic key: Society, musical canon and novel discourses. Helsinki: Acta Semiotica Fennica, 2014. 490 p.
NIELSEN, Siw. Learning strategies in instrumental music practice. British Journal of Music Education, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 275–291. 1999a. Disponível em: <https://doi.org/10.1017/S0265051799000364>. DOI: https://doi.org/10.1017/S0265051799000364
PARAKILAS, James. Piano Roles – A New History of the Piano. Yale: Nota Bene, 2002. 391 p.
RATTALINO, Piero. História del Piano: El instrumento, la música y los interpretes. Barcelona: Editorial Labor, S.A., 1988. 302 p.
SCHONBERG, Harold. The Great Pianists from Mozart to the Present. New York: Simon & Shuster, 1963. 448 p.
TAGLIAFERRO, Magdalena. Quase tudo... Memórias de Magdalena Tagliaferro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alfonso Benetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.