Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music

Visualizações: 47

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521

Palavras-chave:

Music Composition, Acoustic Ecology, Electro-acoustic, Bioacoustics, Field Recording

Resumo

A ecologia acústica é uma disciplina em rápida expansão que pode revelar detalhes sobre os ecossistemas que não são visualmente aparentes, e a gravação de campo tem sido usada em uma variedade cada vez maior de maneiras em composições musicais, abrindo a porta para projetos colaborativos que caminham na linha entre a ciência e a arte. Ecosystem [512] tem suas raízes em pesquisas acústicas que realizei durante nove meses nos Parques Nacionais da Islândia. Essas pesquisas forneceram mais de 10.000 horas de gravações que foram processadas, comprimidas, combinadas e analisadas antes de serem usadas como material fundamental para uma composição musical para eletrônica e clarinete. A peça usa várias estratégias, como a composição algorítmica, para lidar com a transição das gravações de pesquisa acústica bruta para o produto musical final. O processo de composição dessa peça revela percepções sobre os processos de ecologia acústica e considerações de composição musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Garrison Gerard, University of North Carolina, Pembroke, USA

Garrison Gerard é um compositor de música electroacústica e de concerto. O seu trabalho explora as intersecções entre ecologia e música. A sua música tem sido apresentada internacionalmente com actuações de grupos como o [Mod]ular Ensemble, Fort Worth Symphony e Nu Atmospheres Ensemble. Um colaborador fervoroso, foi encomendado por conjuntos e solistas como Andrew Cook, Spencer Byrd, o Projeto Avenue C, Atelier Piano Quartet, e Amorsima String Trio. Em 2023, Gerard foi bolseiro Fulbright na Universidade da Islândia. Gerard é atualmente Professor Assistente de Música na Universidade da Carolina do Norte em Pembroke.

Referências

AIDE, T. Mitchell; CORRADA-BRAVO, Carlos; CAMPOS-CERQUEIRA, Marconi; MILAN, Carlos; VEGA, Giovany; ALVAREZ, Rafael. Real-Time Bioacoustics Monitoring and Automated Species Identification. PeerJ, v. 1, p. e103, 16 jul. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.7717/peerj.103. Acesso em: 1 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.103

BOELMAN, N. T.; ASNER, G. P.; HART, P. J.; MARTIN, R. E. Multi-Trophic Invasion Resistance in Hawaii: Bioacoustics, Field Surveys, and Airborne Remote Sensing. Ecological Applications, v. 17, p. 2137–2144, 2007. DOI: https://doi.org/10.1890/07-0004.1

BRADFER-LAWRENCE, Tom; DESJONQUERES, Camille; ELDRIDGE, Alice; JOHNSTON, Alison; METCALF, Oliver. Using Acoustic Indices in Ecology: Guidance on Study Design, Analyses and Interpretation. Methods in Ecology and Evolution, v. 14, n. 9, p. 2192–2204, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1111/2041-210X.14194. Acesso em: 1 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/2041-210X.14194

FARINA, Almo. Soundscape Ecology: Principles, Patterns, Methods and Applications. Springer Science & Business Media, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-7374-5

HILL, Andrew P.; PRINCE, Peter; PIÑA COVARRUBIAS, Evelyn; DONCASTER, C. Patrick; SNADDON, Jake L.; ROGERS, Alex. AudioMoth: evaluation of a smart open acoustic device for monitoring biodiversity and the environment. Methods in Ecology and Evolution, v. 9, n. 5, p. 1199–1211, maio 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/2041-210X.12955. Acesso em: 1 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/2041-210X.12955

KASTEN, Eric P.; GAGE, Stuart H.; FOX, Jordan; JOO, Wooyeong. The Remote Environmental Assessment Laboratory’s Acoustic Library: an archive for studying soundscape ecology. Ecological Informatics, v. 12, p. 50–67, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecoinf.2012.08.001. Acesso em: 1 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecoinf.2012.08.001

KRAUSE, Bernie. The Great Animal Orchestra: Finding the Origins of Music in the World's Wild Places. Little, Brown, 2012.

KRAUSE, Bernie. The niche hypothesis. The Soundscape Newsletter, v. 6, p. 3-6, 1993.

MALT, Mikhail; JOURDAN, Emmanuel. Zsa.Descriptors: a library for real-time descriptors analysis. 5th Sound and Music Computing Conference, Berlin, Germany, jul. 2008. Berlin, Germany. p. 134-137. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01580326. Acesso em: 1 dez. 2024.

MERCHANT, Nathan D.; FRISTRUP, Kurt M.; JOHNSON, Mark P.; TYACK, Peter L.; WITT, Matthew J.; BLONDEL, Philippe; PARKS, Susan E. Measuring Acoustic Habitats. Methods in Ecology and Evolution, v. 6, n. 3, p. 257-265, mar. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/2041-210X.12330. Acesso em: 1 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/2041-210X.12330

PIJANOWSKI, Bryan C.; VILLANUEVA-RIVERA, Luis J.; DUMYAHN, Sarah L.; FARINA, Almo; KRAUSE, Bernie L.; NAPOLETANO, Brian M.; GAGE, Stuart H.; PIERETTI, Nadia. Soundscape ecology: the science of sound in the landscape. BioScience, v. 61, n. 3, p. 203-216, 2011. DOI: https://doi.org/10.1525/bio.2011.61.3.6

SCHAFER, R. Murray. The Soundscape. Vermont: Destiny Books, 1994.

SCHAFER, R. Murray. The Tuning of the World. New York: A.A. Knopf, 1977.

TRUAX, Barry. Composing with Time-Shifted Environmental Sound. Leonardo Music Journal, v. 2, n. 1, p. 37–40, 1992. DOI: https://doi.org/10.2307/1513207

TRUAX, Barry. Handbook for Acoustic Ecology. 1999.

US DEPARTMENT OF THE INTERIOR. National Park Service. Standard Operating Procedure (SOP) 4: Data Analysis Methods Version 1.0, Vehicle Management Plan, Denali National Park and Preserve. By William C. Clark and Taylor A. Bracher. Dez. 2018.

WESTERKAMP, Hildegard. Into India: A Composer's Journey. 2002.

WESTERKAMP, Hildegard. Linking Soundscape Composition and Acoustic Ecology. Organised Sound, v. 7, n. 1, p. 51–56, 2002. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771802001085

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

Gerard, G. (2024). Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music. Revista Vórtex, 12, 1–27. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521

Edição

Seção

Dossiê “New Sound Ecologies”

Métricas