Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music

Visualizações: 0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521

Palavras-chave:

Music Composition, Acoustic Ecology, Electro-acoustic, Bioacoustics, Field Recording

Resumo

A ecologia acústica é uma disciplina em rápida expansão que pode revelar detalhes sobre os ecossistemas que não são visualmente aparentes, e a gravação de campo tem sido usada em uma variedade cada vez maior de maneiras em composições musicais, abrindo a porta para projetos colaborativos que caminham na linha entre a ciência e a arte. Ecosystem [512] tem suas raízes em pesquisas acústicas que realizei durante nove meses nos Parques Nacionais da Islândia. Essas pesquisas forneceram mais de 10.000 horas de gravações que foram processadas, comprimidas, combinadas e analisadas antes de serem usadas como material fundamental para uma composição musical para eletrônica e clarinete. A peça usa várias estratégias, como a composição algorítmica, para lidar com a transição das gravações de pesquisa acústica bruta para o produto musical final. O processo de composição dessa peça revela percepções sobre os processos de ecologia acústica e considerações de composição musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Garrison Gerard, University of North Carolina, Pembroke, USA

Garrison Gerard é um compositor de música electroacústica e de concerto. O seu trabalho explora as intersecções entre ecologia e música. A sua música tem sido apresentada internacionalmente com actuações de grupos como o [Mod]ular Ensemble, Fort Worth Symphony e Nu Atmospheres Ensemble. Um colaborador fervoroso, foi encomendado por conjuntos e solistas como Andrew Cook, Spencer Byrd, o Projeto Avenue C, Atelier Piano Quartet, e Amorsima String Trio. Em 2023, Gerard foi bolseiro Fulbright na Universidade da Islândia. Gerard é atualmente Professor Assistente de Música na Universidade da Carolina do Norte em Pembroke.

Referências

AIDE, T. Mitchell; CORRADA-BRAVO, Carlos; CAMPOS-CERQUEIRA, Marconi; MILAN, Carlos; VEGA, Giovany; ALVAREZ, Rafael. Real-Time Bioacoustics Monitoring and Automated Species Identification. PeerJ, v. 1, p. e103, 16 jul. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.7717/peerj.103. Acesso em: 1 dez. 2024.

BOELMAN, N. T.; ASNER, G. P.; HART, P. J.; MARTIN, R. E. Multi-Trophic Invasion Resistance in Hawaii: Bioacoustics, Field Surveys, and Airborne Remote Sensing. Ecological Applications, v. 17, p. 2137–2144, 2007.

BRADFER-LAWRENCE, Tom; DESJONQUERES, Camille; ELDRIDGE, Alice; JOHNSTON, Alison; METCALF, Oliver. Using Acoustic Indices in Ecology: Guidance on Study Design, Analyses and Interpretation. Methods in Ecology and Evolution, v. 14, n. 9, p. 2192–2204, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1111/2041-210X.14194. Acesso em: 1 dez. 2024.

FARINA, Almo. Soundscape Ecology: Principles, Patterns, Methods and Applications. Springer Science & Business Media, 2013.

HILL, Andrew P.; PRINCE, Peter; PIÑA COVARRUBIAS, Evelyn; DONCASTER, C. Patrick; SNADDON, Jake L.; ROGERS, Alex. AudioMoth: evaluation of a smart open acoustic device for monitoring biodiversity and the environment. Methods in Ecology and Evolution, v. 9, n. 5, p. 1199–1211, maio 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/2041-210X.12955. Acesso em: 1 dez. 2024.

KASTEN, Eric P.; GAGE, Stuart H.; FOX, Jordan; JOO, Wooyeong. The Remote Environmental Assessment Laboratory’s Acoustic Library: an archive for studying soundscape ecology. Ecological Informatics, v. 12, p. 50–67, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecoinf.2012.08.001. Acesso em: 1 dez. 2024.

KRAUSE, Bernie. The Great Animal Orchestra: Finding the Origins of Music in the World's Wild Places. Little, Brown, 2012.

KRAUSE, Bernie. The niche hypothesis. The Soundscape Newsletter, v. 6, p. 3-6, 1993.

MALT, Mikhail; JOURDAN, Emmanuel. Zsa.Descriptors: a library for real-time descriptors analysis. 5th Sound and Music Computing Conference, Berlin, Germany, jul. 2008. Berlin, Germany. p. 134-137. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01580326. Acesso em: 1 dez. 2024.

MERCHANT, Nathan D.; FRISTRUP, Kurt M.; JOHNSON, Mark P.; TYACK, Peter L.; WITT, Matthew J.; BLONDEL, Philippe; PARKS, Susan E. Measuring Acoustic Habitats. Methods in Ecology and Evolution, v. 6, n. 3, p. 257-265, mar. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/2041-210X.12330. Acesso em: 1 dez. 2024.

PIJANOWSKI, Bryan C.; VILLANUEVA-RIVERA, Luis J.; DUMYAHN, Sarah L.; FARINA, Almo; KRAUSE, Bernie L.; NAPOLETANO, Brian M.; GAGE, Stuart H.; PIERETTI, Nadia. Soundscape ecology: the science of sound in the landscape. BioScience, v. 61, n. 3, p. 203-216, 2011.

SCHAFER, R. Murray. The Soundscape. Vermont: Destiny Books, 1994.

SCHAFER, R. Murray. The Tuning of the World. New York: A.A. Knopf, 1977.

TRUAX, Barry. Composing with Time-Shifted Environmental Sound. Leonardo Music Journal, v. 2, n. 1, p. 37–40, 1992.

TRUAX, Barry. Handbook for Acoustic Ecology. 1999.

US DEPARTMENT OF THE INTERIOR. National Park Service. Standard Operating Procedure (SOP) 4: Data Analysis Methods Version 1.0, Vehicle Management Plan, Denali National Park and Preserve. By William C. Clark and Taylor A. Bracher. Dez. 2018.

WESTERKAMP, Hildegard. Into India: A Composer's Journey. 2002.

WESTERKAMP, Hildegard. Linking Soundscape Composition and Acoustic Ecology. Organised Sound, v. 7, n. 1, p. 51–56, 2002.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

Gerard, G. (2024). Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music. Revista Vórtex, 12, 1–27. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521

Edição

Seção

Dossiê “New Sound Ecologies”

Métricas