Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan

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DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485

Palavras-chave:

Kaplan, Piano, Interpretação Musical, Sátiras, Intertextualidade musical

Resumo

Este estudo propõe analisar as Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan à luz da intertextualidade. A discussão é norteada por autores como Klein (2005), Kaplan (2006), Fonseca (2005) Gomes (1985) e Hatten (1985). Os objetivos da investigação consistem em compreender as múltiplas referências de contrastes estilísticos e estéticos utilizadas pelo compositor e explorar as conexões entre tais elementos. Além disso, a investigação visa contribuir para o aprimoramento de aspectos interpretativos associados a partir da análise das referências intertextuais. Através de uma abordagem analítico-comparativa, são examinados aspectos musicais heterogêneos que conferem peculiaridade às suas obras. Ao estabelecer essas interrelações, o trabalho contribui para a elaboração da performance e para a compreensão da obra.

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Biografia do Autor

Tassio Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tassio Luan Anselmo de Lima é Pianista, Mestre em música pela UFRN, Bolsista CAPES (2023) e Bacharel em piano pela UFCG. Há mais de 10 anos atua como pianista e tecladista, com experiência em arranjos e produção musical.

Joana Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Joana Cunha de Holanda é Graduada em Música pela Unicamp (1997), mestre em Artes pela University of Iowa (2000) e doutora em Música pela UFRGS (2006), com estágio na City University, em Londres. É professora Programa de Pós-Graduação em Música na linha de pesquisa “Processos e dimensões da produção artística”, com ênfase na produção artística dos séculos XX e XXI.

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Publicado

07.08.2024

Como Citar

Lima, T., & Holanda, J. (2024). Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan. Revista Vórtex, 12, 1–41. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485

Edição

Seção

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano

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