Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan
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https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485Palavras-chave:
Kaplan, Piano, Interpretação Musical, Sátiras, Intertextualidade musicalResumo
Este estudo propõe analisar as Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan à luz da intertextualidade. A discussão é norteada por autores como Klein (2005), Kaplan (2006), Fonseca (2005) Gomes (1985) e Hatten (1985). Os objetivos da investigação consistem em compreender as múltiplas referências de contrastes estilísticos e estéticos utilizadas pelo compositor e explorar as conexões entre tais elementos. Além disso, a investigação visa contribuir para o aprimoramento de aspectos interpretativos associados a partir da análise das referências intertextuais. Através de uma abordagem analítico-comparativa, são examinados aspectos musicais heterogêneos que conferem peculiaridade às suas obras. Ao estabelecer essas interrelações, o trabalho contribui para a elaboração da performance e para a compreensão da obra.
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