Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor

Visualizações: 87

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286

Palavras-chave:

Interpretação Musical

Resumo

Este artigo discute a autenticidade histórica e pessoal na abordagem interpretativa das Variaciones sobre un tema de Sor - Op. 15a (1908), de Llobet, pelas perspectivas de Kivy (1995) e Young (2013). O objetivo é compreender as transformações estruturais e estéticas desta obra decorrentes da passagem do tempo entre a composição de Sor e a composição de Llobet, capazes de modificar o seu sentido e impactar a sua interpretação. Para isso foi realizada uma análise comparativa entre as Variações de Llobet e a Op. 15a (c.a 1822-1825), de Sor, à luz da classificação semiótica (icônica, indexical e simbólica) da notação musical proposta por Treitler (1982) e Mammi (1999). Tal classificação permitiu que a notação musical e seus elementos significativos fossem contrapostos ao pensamento técnico, estético e musical dos compositores propiciando o reconhecimento de tais mudanças (estruturais e estéticas) na referida obra e fundamentando sua interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Souto, Universidade do Estado do Amazonas

Luciano Hercílio Alves Souto é Doutor em Música/Performance-violão, com Pós-doutorado em Música/Performance-viola de arame pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SP, Instituto de Artes, Câmpus São Paulo). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, onde atua no Curso de Música e no Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA).

Adrielle Clara Silva Melo, Universidade do Estado do Amazonas

Adrielle Clara Silva Melo é Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é graduanda no Curso de Licenciatura em Música/Instrumento-Violão e pesquisadora vinculada à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

ABDO, Sandra. Execução e interpretação musical - uma abordagem filosófica. Per musi, Belo Horizonte, n. 1, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/down load/38347/29870/120135. Acesso em: 16 mar. 2024.

AFFONSO, Guilherme de Camargo Barros. A Guitarra do século XIX em seus aspectos técnicos e estilísticos-históricos a partir da tradução comentada e análise do “Método para Guitarra” de Fernando Sor. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.guilhermedecamargo.com.br/wp-content/uploads/20 17/05/Mestrado-Guilherme-de-Camargo.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.

APRO, Flávio. Folias de Espanha - o eterno retorno. São Paulo: USP, 2009. Tese (Doutorado em Música - Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27102010-1 42724/publico/914211.pdf . Acesso em: 16 mar. 2024.

BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A History of Western Music. New York: W. W. Norton, 2019.

CASTAGNA, Paulo. André da Silva Gomes (1752-1844): memória, esquecimento e restauração. Revista Digital de Música Sacra Brasileira, São Paulo, n. 2, p.7-159, fev./abr, 2018. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/e60192_871ee7f5f58848429be90c85a2f46f07.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.

COOK, Nicholas. Beyond the score: music as performance. New York: Oxford University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199357406.001.0001

DÍAZ, Pumpeyo Pérez. Dionísio Aguado y la Guitarra Clássico-Romântica. Madrid: Alpuerto, 2003.

FIGUEIREDO, Carlos A. Tipos de Edição. Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, S. l., n. 7, 2014. Disponível em: https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/403 4/3595. Acesso em: 16 mar. 2024.

FIORENTINO, Giuseppe. Música española del Renacimiento. Entre tradición oral y transmisión escrita: el esquema de Folía en procesos de composición e improvisación. 2009. Granada: Universidade de Granada. Tese (Doutorado Historia e Ciencias de la Musica). Disponível em: https://digibug.ugr.es/handle/10481/2138. Acesso em 16 mar. 2024.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.

HARNONCOURT, Nikolaus. O Diálogo Musical - Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

HERRMANN, Frederico. Homenaje de Manuel de Falla - Influência e intertextualidade no desenvolvimento do repertório guitarrístico moderno. 2020. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2020. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/2939 1/1/Documento_Frederico_Tavares_Herrmann.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.

HAYNES, Bruce. The End of Early Music - a period performer's history of music. New York: Oxford University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195189872.001.0001

KIVY, Peter. Authenticities - Philosophical reflections on musical performance. London: Cornell University, 1995. DOI: https://doi.org/10.7591/9781501731631

KAM, Kenneth. Nineteenth-Century Performance Practice: Miguel Llobet’s interpretation of J. S. Bach. Soundboard, v. 47, n. 4, 2021. Disponível em: https://www.guitarfoundation.org/pag e/DigDownload20Pres. Acesso em 16 mar. 2024.

KERMAN, Joseph. Musicologia. São Paulo: Martin Fontes, 1987.

LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da "comunicação" poética. São Paulo: Annablume, 2007.

LLOBET, Miguel. Variaciones sobre un tema de sor (Op. 15). Madrid: Unión Musical Española, 1964.

LOPÉZ-CANO, Rubén. Música Dispersa: apropriación, influencias, robôs y remix em la era da escucha digital. Barcelona: Musikeon Books, 2018.

MAMMÌ, L. A Notação Gregoriana: Gênese e Significado. Revista Música. São Paulo: Revista Música, v. 10, 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/61749. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61749

MOLINA, Sidney. O Violão na Era do Disco - interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/4729/1/O%20 Violao%20na%20Era%20do%20Disco.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.

NARDOLILLO, Jo. All Things Strings - An illustrated dictionary. London: Rowman e Littlefield, 2014.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Musical Analyses and Musical Exegesis. Rochester: University of Rochester Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1515/9781800103634

NEGREIROS, Vasco Manuel Paiva de Almeida. Representação gráfica como manifestação de estilo. Revista Performance online, da Universidade de Aveiro, p. 01-20, 2006.

NOGUEIRA, Gisela. Viola com anima: uma construção simbólica. 2008. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-15052009-140811/p ublico/5034077.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.

PURCELL, Ronald. Miguel Llobet Guitar Works - 11 Original Compositions. 2 Etudes, Mazurka, 4 Preludes, Romanza, Respuesta, Scherzo-Vals, Variaciones sobre un Tema de Sor. Vol. 1. London: Chanterelle Verlag, 1989.

QUEIROZ, Luís Ricardo. A música como fenômeno sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2005.

RINK, John. Sobre a performance: o ponto de vista da musicologia. Revista Música, São Paulo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 32-60, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article /view/55105. Acesso em: 16 mar. 2024.

______. Music in Profile: Twelve Performance Studies. New York: Oxford University Press, 2024.

ROMÃO, Paulo César Veríssimo. A Guitarra Clássico-Romântica: Histórica dos Métodos de um instrumento. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estadual Paulista, São Paulo, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/75c8da66-0ef3-423a-b9d9-336d4e5800fa. Acesso em: 16 mar. 2024.

SOUTO, Luciano. Inter-relações entre performance e musicologia histórica. 2015. Tese (Doutorado em Música). Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bits tream/handle/11449/123954/000830810.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 mar. 2024.

SOR, Fernando. Las folías de España - Tema y variaciones para guitarra / F. Sors. Revisado por Daniel Fortea. Madrid: Biblioteca Fortea, 1900.

______. Les folies d'Espagne, Op.15a. Paris: Meissonnier, c.a. 1822-1825.

______. Les folies d'Espagne, Op.15a. Bonn: N. Simrock, 1924.

______. Méthode pour la Guitare. Bonn: Simrock. 1830. Fac-símile. Disponível em: https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/8/83/IMSLP246100-PMLP58779-Sor_Methode.p df. Acesso: 12/09/2023.

TREITLERH, Leo. The Early History of Music Writing in the West. Journal of American Musicological Society XXXV, v. 2, 1982. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/831146. Acesso em: 16 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1525/jams.1982.35.2.03a00010

URLIK, Sheldon. A Collection of Fine Spanich Guitars - from Torres to the Present. Yates: Sunny Knoll Publishing Company, 1997.

WADE, Graham. A concise history of the classic guitar. Saint Louis: Mel Bay, 2001

YOUNG, James O. Authenticity in performance. Routledge Companion to Aesthetics, 3ª ed. Londres: Routledge, 2013.

______. A History of Western Philosophy of Music. New York: Cambridge University Press, 2023.

Downloads

Publicado

28.03.2024

Como Citar

Souto, L., & Silva Melo, A. C. (2024). Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor. Revista Vórtex, 12, 1–40. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286

Edição

Seção

Artigos

Métricas