Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Chamadas
Submissões
Anúncios
Sobre
Política Editorial
Avaliação
Equipe Editorial
Memória de Editores
Consultores ad hoc
Bases Indexadoras
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 (2024): Revista Vórtex
v. 12 (2024): Revista Vórtex
Publicado:
28.03.2024
Artigos
Palavras, sons e imagens – representações do violão na prosa literária brasileira
Cláudia Araújo Garcia
1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8726
Uma constelação para a obra artística de Jocy de Oliveira
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
1-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9225
Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa
Jéfrey Antônio de Andrade, Rogério Tavares Constante
1-44
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864
A quantitative comparison of viral and hit songs in the Brazilian music market
Gabriel P. Oliveira, Ana Paula Couto da Silva, Mirella M. Moro
1-29
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8727
"Indios muzicos" do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835)
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9301
A equivalência das imagens sonoras e visuais em Di-stances, de Vânia Dantas Leite
Alexandre Fenerich
1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8824
Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical
Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira Dos Santos
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270
O trânsito das companhias líricas entre as cidades de Desterro e Rio Grande de 1850 a 1880
Marcele Pedrotti Dutra Meneses, Marcos Holler
1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8561
A performance decolonial de Rachel Reis no álbum Meu Esquema e a cena musical afrolatina de Salvador
Nadja Vladi Gumes, Tatiana Rodrigues Lima
1-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724
Space in Music: what we call ‘space’ in music and what it really is
Fabio Wanderley Janhan Sousa
1-24
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8490
De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez
Igor Leão Maia, Felipe Mendes Vasconcelos, Samuel Araújo Alves
1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731
Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani
Carolina Momm de Melo, Dr. Luiz Henrique Fiaminghi
1-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415
Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)
Norton Dudeque
1-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621
“Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8712
Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: duas ‘Andorinhas’ entre ‘Sonhos que passam’
Humberto Amorim
1-42
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8686
Rossiniana n° 1 de Mauro Giuliani: interpretação de “Assisa à piè d’un salice” a partir de fontes primárias
Helvis Costa, Fabio Scarduelli
1-39
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631
Paradigmas de autenticidade na interpretação das Variações de Llobet sobre o Op.15 de Sor
Luciano Souto, Adrielle Clara Silva Melo
1-40
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8286
As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei
Viviane Alves Kubo
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773
Música contemporânea na Fundação de Educação Artística na década anterior à COVID-19
los impactos de la pandemia de COVID-19 en Belo Horizonte
Guilherme Nascimento
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8464
Reinterpretando a métrica dual em repertórios dos séculos XX e XXI
Leandro Gumboski
1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9169
A Dimensão Espacial como Elemento Expressivo e Estruturante em Fonogramas dos Anos 1950
Gilberto Assis Rosa
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9084
O conceito timbre no piano: perspectivas de cinco pianistas pós-graduandos
Nayane Nogueira Soares
1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9190
"Será uma honra para o país e para o amigo"
as cartas de Frei Pedro Sinzig a Curt Lange
Marta Castello Branco
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9272
Dossiê “New Sound Ecologies”
Editorial: New Sound Ecologies
William Teixeira, Jacek Smolicki
1-6
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.10335
Compondo Espaços Sonoros: uma entrevista com Hans Tutschku
Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, William Teixeira
1-25
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9523
Contribuições da psicologia ecológica de Gibson para a criação de instalações sonoras interativas
Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
1-29
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9513
Murmúrios de estorninhos como modelo para espacialização sonora
Said Bonduki, Leon Steidle
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9579
Ecosystem [512]: Acoustic Ecology Surveys as Music
Garrison Gerard
1-27
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9521
Da Natureza ao Instrumento: o Realismo Mimético em Duas Obras de Carola Bauckholt
Thiago Diniz, Igor Leão Maia
1-45
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9525
Escuta Performativa com Árvores na Ecologia Sônica das Florestas
Suna Başlantı
1-23
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9511
O ouvido crítico
Sara Pinheiro
1-17
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9522
Um mercado de ruídos e sons para o bem-estar
Vinícius Andrade Pereira, Cássio de Borba Lucas
1-20
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9666
Etimologia como análise do som: um estudo da variação terminológica de aves do Pantanal
Dr. Thierry Delmond, Dr. William Texeira, Ma. Maristela Benites
1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9504
Audição pós-imersiva: Perspectivas sobre a mediação de ambientes sônicos
Budhaditya Chattopadhyay
1-19
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9663
Imagem sonora imersiva com arranjos circulares de transdutores espaçados em segmentos iguais
Jose Augusto Mannis, Igor Abdo Aguilar, Chang Rodrigues
1-46
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9752
Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano
Editorial: Ebony & Ivory - História, Contextos e Práticas Associadas ao Piano
Alfonso Benetti
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9555
Brincar, tocar, experimentar, criar:
“Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico
Gustavo Rodrigues Penha, Silvio Ferraz Mello Filho
1-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
Intertextualidade e Performance nas “Três Sátiras para Piano” de José Alberto Kaplan
Tassio Lima, Joana Holanda
1-41
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8485
Estratégias de uma pianista expert para o aprendizado de uma música por melodia cifrada
Joao G A Lima, Danilo Ramos
1-45
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8443
Magdalena Tagliaferro: repertório e performances segundo a crítica musical francesa
Anderson da Mata Daher
1-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8546
“Nove Instantâneos” para piano de Macedo Pinto
fontes, contextos e contributo pedagógico
Gustavo Afonso, Helena Marinho
1-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8450
Entrevista
Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato
Erickinson Lima, André Muniz
1-29
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348
Tradução
Música e silêncio
Gisèle Brelet; Gustavo Bonin, Juliana Di Fiori Pondian
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9117
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão