Brincar, tocar, experimentar, criar:

“Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico

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DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398

Palavras-chave:

ensino de piano, composição musical, ludicidade, educação musical, corpo e música

Resumo

Esse artigo aborda algumas questões técnicas, poéticas e conceituais implicadas em Játékok [Jogos], do compositor húngaro György Kurtág. Ao longo do artigo, são abordadas ideias do próprio compositor, tanto do ponto de vista composicional quanto didático-pedagógico, em cruzamento com ideias de outros compositores com os quais se traça uma lúdica e criativa tradição húngara de ensino musical. Além disso, busca-se melhor compreender a potência do brincar na vida e no desenvolvimento infantil, por meio de conceitos e concepções da filosofia e da psicologia contemporânea, e como uma tal potência foi composicionalmente explorada por Kurtág em Jogos. As abordagens conceituais são entremeadas por análises de algumas peças dos Jogos. O objetivo do estudo é contribuir na compreensão e aplicação de processos de ensino e aprendizagem instrumental atentos a uma possível aliança entre a exploração de gestualidades físico-corporais lúdicas e prazenteiras com sonoridades e pensamentos musicais contemporâneos.

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Biografia do Autor

Gustavo Rodrigues Penha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Gustavo Penha é professor da UFMS desde 2016. Graduado em composição musical pela FASM, mestre (2010) e doutor (2016) em Música pela UNICAMP, com bolsa FAPESP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP, com bolsa do CNPq. Atuou na produção artística e executiva de dois CDs pelo Selo LAMI/USP.  Participou de festivais internacionais e apresentações nacionais e internacionais. Teorbista e guitarrista barroco, é integrante do Duo Amálgama. Recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica em 2014. Foi Coordenador de Curso de Música – Licenciatura da UFMS (2018 a 2021) e é Diretor da FAALC (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação).

Silvio Ferraz Mello Filho, Universidade de São Paulo

Silvio Ferraz é professor Titular no Departamento de Música da USP desde 2014. Foi Professor Associado na UNICAMP (2002-2013) e Diretor Pedagógico da EMESP e do Festival de Inverno de Campos do Jordão (2009-2010). Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP) e o NIDIC-UNICAMP. Suas obras foram executadas em diversos festivais e eventos nacionais internacionais. Colaborou com grupos renomados como Arditti String Quartet e Nash Ensemble. Autor de livros sobre música contemporânea, é pesquisador da Fapesp e CNPQ, com ênfase em composição musical contemporânea, a questão do tempo na música e as relações entre a música e o pensamento filosófico de Gilles Deleuze.

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Publicado

27.06.2024

Como Citar

Rodrigues Penha, G., & Ferraz Mello Filho, S. (2024). Brincar, tocar, experimentar, criar: : “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico. Revista Vórtex, 12, 1–35. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398

Edição

Seção

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano