Brincar, tocar, experimentar, criar:
“Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico
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https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398Palabras clave:
ensino de piano, composição musical, ludicidade, educação musical, corpo e músicaResumen
Esse artigo aborda algumas questões técnicas, poéticas e conceituais implicadas em Játékok [Jogos], do compositor húngaro György Kurtág. Ao longo do artigo, são abordadas ideias do próprio compositor, tanto do ponto de vista composicional quanto didático-pedagógico, em cruzamento com ideias de outros compositores com os quais se traça uma lúdica e criativa tradição húngara de ensino musical. Além disso, busca-se melhor compreender a potência do brincar na vida e no desenvolvimento infantil, por meio de conceitos e concepções da filosofia e da psicologia contemporânea, e como uma tal potência foi composicionalmente explorada por Kurtág em Jogos. As abordagens conceituais são entremeadas por análises de algumas peças dos Jogos. O objetivo do estudo é contribuir na compreensão e aplicação de processos de ensino e aprendizagem instrumental atentos a uma possível aliança entre a exploração de gestualidades físico-corporais lúdicas e prazenteiras com sonoridades e pensamentos musicais contemporâneos.
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