Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)

Visualizações: 51

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621

Palavras-chave:

Alberto Nepomuceno, Sinfonia em Sol menor, Romantismo brasileiro, Forma sonata.

Resumo

O objetivo deste texto é examinar analiticamente a utilização da forma sonata por Alberto Nepomuceno na sua Sinfonia em Sol menor. Três dos quatro movimentos claramente utilizam a forma sonata como sua base estrutural que envolve não somente o esquema formal geral, mas também sua retórica interna. Para tal objetivo, utiliza-se uma abordagem analítica híbrida que aborda a forma sonata no seu aspecto geral por meio da teoria da sonata de Hepokoski e Darcy, seu detalhamento funcional-formal interno (teoria das funções formais de Caplin), e suas relações temático-motívicas (Grundgestalt e variação progressiva de Schoenberg). Além do aspecto analítico, se realiza uma contextualização de avaliações críticas desta obra de Nepomuceno, passando por críticas da época da estreia em 1897 até avaliações mais recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norton Dudeque, Universidade Federal do Paraná

Possui mestrado em Performance musical - University Of Western Ontario (1991), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Música (Ph.D.) - University of Reading (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Kings College em Londres (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná e atua no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. É autor de Music Theory and Analysis in the Writings of rnold Schoenberg (1874–1951) (Ashgate, 2005) e de Heitor Villa-Lobos’s Bachianas Brasileiras–Intertextuality and Stylization (Routledge, 2022). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e análise musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, musicologia, teoria musical, música brasileira dos séculos XIX e XX.

Referências

ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro: F. Briquiet & Comp, 1942.

ALVIM CORRÊA, Sérgio. Alberto Nepomuceno: Catálogo Geral. Rio de Janeiro: Funarte/INM, 1996.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins, 1972.

______. Aspectos da música brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora: INL, 1975.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa. 150 Anos de Música no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

BARBOSA, José Rodrigues. Theatros e Música. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, n. 213, p. 1, 1897.

BÉHAGUE, Gerard. Music in Latin America: An Introduction. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1979.

CAPLIN, William E. Classical Form, A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart, and Beethoven. Oxford: Oxford University Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195104806.001.0001

______. What are formal Functions?. In: P. Bergé (Org.); Musical Form, Forms Formenlehre – Three Methodological Reflections. Leuven: Leuven University Press, p. 21–45, 2009. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt9qf01v.5

CARVALHO, Flávio. O Retorno de Alberto Nepomuceno Ao Rio de Janeiro em 1895: A recepção do compositor pelos jornais cariocas. Rotunda n. 2, p. 57–89, 2003.

CHAPIN, K. Learned Style and Learned Styles. In: D. Mirka (Org.); The Oxford Handbook of Topic Theory. p. 301–329. Oxford: Oxford University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199841578.013.0012

COELHO de SOUZA, Rodolfo. Narratividade derivada de intertextualidade no primeiro movimento da Sinfonia em Sol Menor de Nepomuceno. In Teoria e análise musical em perspectiva didática, p. 221–242. Salvador: UFBA, 2017.

CORRÊA do LAGO, Manoel Aranha. O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil. Rio de Janeiro: Reler Editora, 2010.

DUDEQUE, Norton. Music Theory and Analysis in the Writings of Arnold Schoenberg (1874-1951). Aldershot, Hants, England ; Burlington, VT: Ashgate. 2005a.

______. Aspectos do Academicismo Germânico no Primeiro Movimento do Quarteto n. 3 de Alberto Nepomuceno. Ictus–Periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA v. 6 (dezembro), p. 211–232, 2005b.

______. Realismo Musical, Nacionalismo e a Série Brasileira de Nepomuceno. Música em Perspectiva v. 3, n. 1, p. 136–163, 2010. DOI: https://doi.org/10.5380/mp.v3i1.20985

______. “Prométhée, Op. 21 de Leopoldo Miguez: considerações sobre o poema sinfônico, seu programa e a forma sonata.” Opus v. 22, n. 1, p. 9–34, 2016. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2016a2201

______. “Ave, Libertas!, Op. 18 de Leopoldo Miguéz, considerações sobre a estrutura musical.” Opus v. 27, n. 1, p. 1–23, 2021a. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2021a2710

______. “Parisina Op. 15 de Leopoldo Miguéz: programa, poema sinfônico e drama.” Opus v. 27, n. 3, p. 1–20, 2021b. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2021c2725

______. “Program , Tonality , and sonata deformation in Leopoldo Miguéz’s Symphonic Poems.” Musica Theorica v. 6, n. 2, p. 21–64, 2021c. DOI: https://doi.org/10.52930/mt.v6i2.185

GOLDBERG, Luiz Guilherme. Um Garatuja entre Wotan e o Fauno. Porto Alegre: Movimento, 2011.

GUANABARINO, Oscar. Transcrições Guanabarinas: Antologia Crítica – O Paiz (1890–1899). Ed. Luiz Guilherme Goldberg, Amanda Oliveira, e Patrick Menuzzi. Vol. 2. Porto Alegre: LiquidBook, 2019.

HEPOKOSKI, James. Sonata Theory and Dialogic Form. In: P. Bergé (Org.); Musical Form, Forms Formenlehre – Three Methodological Reflections, p. 71–89. Leuven: Leuven University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt9qf01v.9

______. A Sonata Theory Handbook. Oxford: Oxford University Press, 2021.

HEPOKOSKI, James, e Warren DARCY. Elements of Sonata Theory – Norms, Types, and Deformations in the Late-Eighteenth-Century Sonata. Oxford: Oxford University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195146400.001.0001

MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 2ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

McCLELLAND, Ryan. Brahms and the Scherzo – Studies in Musical Narrative. Farnham, Surrey: Ashgate Publishing, 2010.

MONELLE, Raymond. The Musical Topic - Hunt, Military and Pastoral. Bloomington: Indiana University Press, 2006.

NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981.

PEREIRA, Avelino Romero. Música, Sociedade e Política - Alberto Nepomuceno e a República Musical. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

RATZ, Erwin. Einführung in die musikalische Formenlehre: Über Formprinzipien in den Inventionen und Fugen J. S. Bachs und ihre Bedeutung für die Kompositionstechnik Beethovens. 3rd. edição, Vienna: Universal Edition, 1951.

RATNER, Leonard. Classic Music – Expression, Form, and Style. New York: Schirmer Books, 1980.

SCHOENBERG, Arnold. The Musical Idea and the Logic, Technique, and Art of Its Presentation. Ed. Patricia Carpenter e Severine Neff. New York: Columbia University Press, 1995.

______. Fundamentos da Composição Musical. Tradução: Eduardo Seicman. São Paulo: EDUSP, 1991.

SQUEFF, Enio; José Miguel WISNIK. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira – Música. São Paulo: Brasiliense, 2001.

VIDAL, João Vidal. Formação Germânica de Alberto Nepomuceno - Estudos Sobre Recepção e Intertextualidade. Rio de Janeiro: Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

______. Alberto Nepomuceno e o Germanismo no Brasil. In Rio de Janeiro-Alemanha: Relações Musicais, ed. João V. Vidal e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, p. 16–37, 2015.

VOLPE, Maria Alice. Algumas considerações sobre o conceito de Romantismo musical no Brasil. Brasiliana - Revista da Academia Brasileira de Música, v. 5, p. 36–46, 2000.

Downloads

Publicado

28.03.2024

Como Citar

Dudeque, N. (2024). Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920). Revista Vórtex, 12, 1–34. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621

Edição

Seção

Artigos

Métricas