Forma sonata na “Sinfonia em Sol menor” de Alberto Nepomuceno (1864–1920)
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https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8621Palabras clave:
Alberto Nepomuceno, Sinfonia em Sol menor, Romantismo brasileiro, Forma sonata.Resumen
O objetivo deste texto é examinar analiticamente a utilização da forma sonata por Alberto Nepomuceno na sua Sinfonia em Sol menor. Três dos quatro movimentos claramente utilizam a forma sonata como sua base estrutural que envolve não somente o esquema formal geral, mas também sua retórica interna. Para tal objetivo, utiliza-se uma abordagem analítica híbrida que aborda a forma sonata no seu aspecto geral por meio da teoria da sonata de Hepokoski e Darcy, seu detalhamento funcional-formal interno (teoria das funções formais de Caplin), e suas relações temático-motívicas (Grundgestalt e variação progressiva de Schoenberg). Além do aspecto analítico, se realiza uma contextualização de avaliações críticas desta obra de Nepomuceno, passando por críticas da época da estreia em 1897 até avaliações mais recentes.
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