Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical

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DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270

Palavras-chave:

Estilo musical, Performance musical, Interpretação Musical, Idioma, Meyer

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre estilo como um conceito multifacetado que vai além da questão de época/período em certa tradição cultural, envolvendo aspectos ideológicos e psicológicos. Vertentes em referência ao estilo são reveladas através da expressão (composição e performance/interpretação), da organização (análise) e da recepção (audição). Para Meyer, a caracterização dos estilos é dependente de níveis de restrição da linguagem musical, a saber: leis, regras e estratégias. Este conjunto de restrições é ainda demarcado em função do idioma e do dialeto compartilhados e/ou singularizados em uma dada região e época. Visto que tal postulação apresenta uma perspectiva teórico-musicológica e, sobretudo composicional, neste artigo é proposta uma ponderação sobre o percurso em direção à construção de estilos na performance musical, propondo uma disposição inversa à ordem dos elementos da Teoria, tendo principalmente o idioma como o elemento balizador para potencializar escolhas para a construção de uma performance.

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Biografia do Autor

Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Santa Marcelina Cultura, Guri

Samuel Henrique Cianbroni é bacharel em música (piano) pela Universidade Estadual de Maringá, e mestre e doutor na área de práticas interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com passagem pelo Laboratório de Pedagogia do Piano da Universidade de Ottawa no Canadá. Tem experiência como professor universitário, regente coral e pianista. Atualmente é educador musical no Projeto Guri (Programa de Educação Musical do Estado de São Paulo).

Regina Antunes Teixeira Dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Regina dos Santos é bacharel em música (piano) e mestre e doutora em educação musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especializações no Japão e na França além de um mestrado na Universidade de Toulouse. É professora adjunta da UFRGS, além de orientar no programa de pós-graduação em Música da instituição, onde desenvolve pesquisas na área de interconexão entre performance/prática instrumental e conhecimento musical.

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Publicado

17.09.2024

Como Citar

Cianbroni, S. H. da S., & Dos Santos, R. A. T. (2024). Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical. Revista Vórtex, 12, 1–26. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270

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