Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270

Palabras clave:

Estilo musical, Performance musical, Interpretação Musical, Idioma, Meyer

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre estilo como um conceito multifacetado que vai além da questão de época/período em certa tradição cultural, envolvendo aspectos ideológicos e psicológicos. Vertentes em referência ao estilo são reveladas através da expressão (composição e performance/interpretação), da organização (análise) e da recepção (audição). Para Meyer, a caracterização dos estilos é dependente de níveis de restrição da linguagem musical, a saber: leis, regras e estratégias. Este conjunto de restrições é ainda demarcado em função do idioma e do dialeto compartilhados e/ou singularizados em uma dada região e época. Visto que tal postulação apresenta uma perspectiva teórico-musicológica e, sobretudo composicional, neste artigo é proposta uma ponderação sobre o percurso em direção à construção de estilos na performance musical, propondo uma disposição inversa à ordem dos elementos da Teoria, tendo principalmente o idioma como o elemento balizador para potencializar escolhas para a construção de uma performance.

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Biografía del autor/a

Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Santa Marcelina Cultura, Guri

Samuel Henrique Cianbroni es licenciado en música (piano) por la Universidad Estatal de Maringá, y posee un máster y un doctorado en el área de prácticas interpretativas por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, habiendo trabajado en el Laboratorio de Pedagogía Pianística de la Universidad de Ottawa, en Canadá. Tiene experiencia como profesor universitario, director coral y pianista. Actualmente es educador musical en el Projeto Guri (Programa de Educación Musical del Estado de São Paulo).

Regina Antunes Teixeira Dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Regina dos Santos es licenciada en música (piano) y posee un máster y un doctorado en educación musical por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Ha realizado especializaciones en Japón y Francia, así como un máster en la Universidad de Toulouse. Es profesora adjunta de la UFRGS, además de supervisar el programa de posgrado en Música de la institución, donde desarrolla investigaciones en el área de la interconexión entre la práctica interpretativa/instrumental y el conocimiento musical.

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Publicado

2024-09-17

Cómo citar

Cianbroni, S. H. da S., & Dos Santos, R. A. T. (2024). Reflexões sobre os conceitos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical. Revista Vórtex, 12, 1–26. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9270

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Sección

Artigos

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