Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato
Visualizações: 47DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348Palavras-chave:
Jean-François Rivest, Conducting Teaching and Learning, Conductors PedagoguesResumo
A compreensão das estruturas didático-pedagógicas concernentes ao processo de ensino-aprendizagem da regência, não estão resumidas aos aspectos técnico-gestuais, perpassam por elementos administrativos, logísticos e psicopedagógicos. Para visualizar essa perspectiva à luz da realidade laboral, recorre-se as narrativas da vida acadêmica, artística e profissional, por meio de um ciclo de entrevistas com Maestros e Professores internacionais e nacionais (Brasil). O segundo a ser entrevistado é o Maestro e Professor Canadense Jean-François Rivest. Considerado um dos mais proeminentes violinistas da sua geração, Maestro Rivest estudou na Julliard School com Ivan Galamian, e seu percurso musical logo lhe conduziu para uma profícua carreira internacional na regência. Professor da Université de Montréal, fundou a orquestra sinfônica da instituição. Dar voz a Maestros como Rivest permite visualizar novas perspectivas práticas, conceituais e pedagógicas, e nos direciona o olhar para as reais necessidades do campo da regência: pensar e agir para além da técnica gestual.
Downloads
Referências
FARBERMAN, Harold. The art of conducting technique: a new perspective. Florida: Warner Bros, 1997.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador/Bauru: Edufba/Edusc, 2012
LIMA, Erickinson Bezerra de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz; SOUZA, David; ALMEIDA, Victor. Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0208, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0208
LIMA, Sonia Regina Albano de. Música e memória emotiva. In: LIMA, Sonia Regina Albano de. (Org). Memória, performance e aprendizado musical: um processo interligado. São Paulo: Paco Editorial, 2013.
MAGALHÃES, Carlos Eduardo Dias. Epistemologia do conhecimento a priori: uma introdução. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
PRAUDE, Carlos C. Teoria Ator-rede e Arte. Anais Do 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART) 15: 14-21, 2016.
RIVEST, Jean-François. Biography. Available at: <https://recherche.umontreal.ca/english/our-researchers/professors-directory/researcher/is/in14678/>. Accessed on September 13, 2023.
RUDOLF, Max. The grammar of conducting: a comprehensive guide to baton technique and interpretation. California: Schirmer, Thomson Learning, 1994.
SCHERCHEN, Hermann. Handbook of conducting. New York: Oxford University Press, 1989.
SCHULLER, Gunther. The complete conductor. New York: Oxford University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erickinson Lima, André Muniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.