Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato

Visualizações: 40

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348

Palavras-chave:

Jean-François Rivest, Conducting Teaching and Learning, Conductors Pedagogues

Resumo

A compreensão das estruturas didático-pedagógicas concernentes ao processo de ensino-aprendizagem da regência, não estão resumidas aos aspectos técnico-gestuais, perpassam por elementos administrativos, logísticos e psicopedagógicos. Para visualizar essa perspectiva à luz da realidade laboral, recorre-se as narrativas da vida acadêmica, artística e profissional, por meio de um ciclo de entrevistas com Maestros e Professores internacionais e nacionais (Brasil). O segundo a ser entrevistado é o Maestro e Professor Canadense Jean-François Rivest. Considerado um dos mais proeminentes violinistas da sua geração, Maestro Rivest estudou na Julliard School com Ivan Galamian, e seu percurso musical logo lhe conduziu para uma profícua carreira internacional na regência. Professor da Université de Montréal, fundou a orquestra sinfônica da instituição. Dar voz a Maestros como Rivest permite visualizar novas perspectivas práticas, conceituais e pedagógicas, e nos direciona o olhar para as reais necessidades do campo da regência: pensar e agir para além da técnica gestual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erickinson Lima, Diretoria de Educação à Distância da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Erickinson Lima: Doctor in Conducting (University of Aveiro). Integrated PhD Researcher at the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (CIDTFF), and a CEEC-IND researcher at the “Fundação para a Ciência e a Tecnologia”. Assistant coordinator of the Advanced Studies Group in Conducting. He is currently a professor in the e-learning music degree program at the State University of Rio Grande do Norte (DEaD-UERN).

André Muniz, Grupo de estudos avançados em regência | Brasil

André Oliveira: Doctor in Conducting (Université de Montréal). Coordinator of the Advanced Studies Group in Conducting. Conducts research in conducting focused on the construction of musical performance.

Referências

FARBERMAN, Harold. The art of conducting technique: a new perspective. Florida: Warner Bros, 1997.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador/Bauru: Edufba/Edusc, 2012

LIMA, Erickinson Bezerra de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz; SOUZA, David; ALMEIDA, Victor. Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0208, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0208

LIMA, Sonia Regina Albano de. Música e memória emotiva. In: LIMA, Sonia Regina Albano de. (Org). Memória, performance e aprendizado musical: um processo interligado. São Paulo: Paco Editorial, 2013.

MAGALHÃES, Carlos Eduardo Dias. Epistemologia do conhecimento a priori: uma introdução. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

PRAUDE, Carlos C. Teoria Ator-rede e Arte. Anais Do 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART) 15: 14-21, 2016.

RIVEST, Jean-François. Biography. Available at: <https://recherche.umontreal.ca/english/our-researchers/professors-directory/researcher/is/in14678/>. Accessed on September 13, 2023.

RUDOLF, Max. The grammar of conducting: a comprehensive guide to baton technique and interpretation. California: Schirmer, Thomson Learning, 1994.

SCHERCHEN, Hermann. Handbook of conducting. New York: Oxford University Press, 1989.

SCHULLER, Gunther. The complete conductor. New York: Oxford University Press, 1997.

Downloads

Publicado

16.04.2024

Como Citar

Lima, E., & Muniz, A. . (2024). Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato. Revista Vórtex, 12, 1–29. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348

Edição

Seção

Entrevista

Métricas