Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Jean-François Rivest, segundo ato
Visualizações: 32DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8348Palavras-chave:
Jean-François Rivest, Conducting Teaching and Learning, Conductors PedagoguesResumo
A compreensão das estruturas didático-pedagógicas concernentes ao processo de ensino-aprendizagem da regência, não estão resumidas aos aspectos técnico-gestuais, perpassam por elementos administrativos, logísticos e psicopedagógicos. Para visualizar essa perspectiva à luz da realidade laboral, recorre-se as narrativas da vida acadêmica, artística e profissional, por meio de um ciclo de entrevistas com Maestros e Professores internacionais e nacionais (Brasil). O segundo a ser entrevistado é o Maestro e Professor Canadense Jean-François Rivest. Considerado um dos mais proeminentes violinistas da sua geração, Maestro Rivest estudou na Julliard School com Ivan Galamian, e seu percurso musical logo lhe conduziu para uma profícua carreira internacional na regência. Professor da Université de Montréal, fundou a orquestra sinfônica da instituição. Dar voz a Maestros como Rivest permite visualizar novas perspectivas práticas, conceituais e pedagógicas, e nos direciona o olhar para as reais necessidades do campo da regência: pensar e agir para além da técnica gestual.
Downloads
Referências
FARBERMAN, Harold. The art of conducting technique: a new perspective. Florida: Warner Bros, 1997.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador/Bauru: Edufba/Edusc, 2012
LIMA, Erickinson Bezerra de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz; SOUZA, David; ALMEIDA, Victor. Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0208, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0208
LIMA, Sonia Regina Albano de. Música e memória emotiva. In: LIMA, Sonia Regina Albano de. (Org). Memória, performance e aprendizado musical: um processo interligado. São Paulo: Paco Editorial, 2013.
MAGALHÃES, Carlos Eduardo Dias. Epistemologia do conhecimento a priori: uma introdução. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
PRAUDE, Carlos C. Teoria Ator-rede e Arte. Anais Do 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART) 15: 14-21, 2016.
RIVEST, Jean-François. Biography. Available at: <https://recherche.umontreal.ca/english/our-researchers/professors-directory/researcher/is/in14678/>. Accessed on September 13, 2023.
RUDOLF, Max. The grammar of conducting: a comprehensive guide to baton technique and interpretation. California: Schirmer, Thomson Learning, 1994.
SCHERCHEN, Hermann. Handbook of conducting. New York: Oxford University Press, 1989.
SCHULLER, Gunther. The complete conductor. New York: Oxford University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erickinson Lima, André Muniz
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.