Música contemporânea na Fundação de Educação Artística na década anterior à COVID-19

los impactos de la pandemia de COVID-19 en Belo Horizonte

Visualizações: 0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8464

Palavras-chave:

Fundação de Educação Artística, Sala Sergio Magnani, música contemporânea, música contemporânea em Belo Horizonte, impacto da pandemia de COVID-19 na música

Resumo

O presente artigo aborda a importância da Fundação de Educação Artística (FEA) no contexto da música contemporânea erudita de Belo Horizonte. Como estudo de caso, o trabalho examina os quase 500 concertos realizados em seu teatro nos dez anos que antecederam à pandemia de COVID-19. Ao se verificar a quantidade de compositores representados e a diversidade de obras executadas, o estudo destaca a importância de se compreender melhor como o fechamento de seu espaço cultural em 2020, devido à pandemia, afetou a cena musical da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Nascimento, Universidade do Estado de Minas Gerais

Guilherme Nascimento é compositor. Professor e coordenador do Centro de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Doutor em música pela UNICAMP, mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e bacharel em composição pela UFMG. Autor dos livros: Os sapatos floridos não voam e Música menor.

Referências

BENITEZ, Joaquim M. Avant-Garde or Experimental? Classifying Contemporary Music. In: International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, Vol. 9, No. 1 (Jun., 1978), pp. 53-77.

BODGAN, Roberto C. & BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

DUTEURTRE, Benoît, MILLET, Richard & BAUDRY d’ASSON, Nathalie de. Musique contemporaine ou musique savante. In: Revue des Deux Mondes, Janvier 2001, pp. 78-82 .

FERREIRA, Bruno. Música enfrentando a COVID-19: uma análise da cena musical do Vale do Paraíba durante a pandemia. São Paulo: USP, 2020 (Trabalho de conclusão do curso de Especialista).

GINER, Bruno. Musique contemporaine française: quelques tendances. In: Fontes Artis Musicae, Vol. 47, No. 2/3 (April-September 2000), pp. 191-204.

JACOBS, Julia. Met Opera Seeks Pay Cuts in Exchange for Pandemic Paychecks. The New York Times, November 20, 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/11/20/arts/music/met-opera-coronavirus-paycuts.html?searchResultPosition=7. Acesso em 15 jun. 2023.

JACOBS, Julia. New York Philharmonic Musicians Agree to Years of Pandemic Pay Cuts. The New York Times, December 7, 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/12/07/arts/music/new-york-philharmonic-pay-cuts.html?searchResultPosition=10. Acesso em 15 jun. 2023.

JACOBS, Julia. Met Musicians Accept Deal to Receive First Paycheck Since April. The New York Times, March 17, 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/03/17/arts/music/met-opera-musicians-deal.html?action=click&module=RelatedLinks&pgtype=Article. Acesso em 15 jun. 2023.

JACOBS, Julia. Met Opera Strikes Deal With Stagehands Over Pandemic Pay. The New York Times, July 4, 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/07/04/arts/music/metropolitan-opera-local-one-deal.html?searchResultPosition=8. Acesso em 15 jun. 2023.

MELLERS, W.H. Erik Satie and the "Problem" of Contemporary Music. In: Music & Letters, Vol. 23, No. 3 (Jul., 1942), pp. 210-227.

MERRIAM, Sharan B. The case study research in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1988.

OLIVEIRA, Arnon Sávio Reis de. O coro do Brasil: o Madrigal Renascentista e o contexto de seu percurso (1956-1962). Belo Horizonte: UFMG, 2015 (tese de doutorado).

OTERI, Frank J. 21st Century Schizoid Music: Not a Manifesto. In: World Literature Today, Vol. 80, No. 2 (Mar. - Apr., 2006), pp. 13-15.

PAOLIELLO, Guilherme. A circulação da linguagem musical: o caso da Fundação de Educação Artística (FEA-MG). Belo Horizonte: UFMG, 2007 (tese de doutorado).

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Combate ao coronavírus (COVID-19) – Funcionamento das atividades econômicas. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/reabertura-de-atividades. Acesso em 12 abr. 2023.

SAMUEL, Claude & LIERDEMAN, Philippe. Cinquante ans de musique contemporaine. In: Revue des Deux Mondes, Mars 2006, pp. 127-134.

WOOLFE, Zachary. New York Philharmonic Cancels Season Because of Coronavirus. The New York Times, March 23, 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/03/23/arts/music/new-york-philharmonic-coronavirus.html?searchResultPosition=8. Acesso em 15 jun. 2023.

WOOLFE, Zachary. New York Philharmonic Cancels Fall Season. The New York Times, June 10, 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/06/10/arts/music/new-york-philharmonic-cancel-fall-season-virus.html?searchResultPosition=9. Acesso em 15 jun. 2023.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Downloads

Publicado

01.12.2024

Como Citar

Nascimento, G. (2024). Música contemporânea na Fundação de Educação Artística na década anterior à COVID-19: los impactos de la pandemia de COVID-19 en Belo Horizonte. Revista Vórtex, 12, 1–17. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8464

Edição

Seção

Artigos

Métricas