Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa

Visualizações: 29

Autores/as

  • Jéfrey Antônio de Andrade Universidade Federal de São João del-Rei
  • Rogério Tavares Constante Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0009-0007-0553-2558

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864

Palabras clave:

Sérgio Vasconcellos-Corrêa, Análise Musical, Interpretação Musical, Performance Musical, Sonatina

Resumen

Este artigo tem como escopo a análise musical do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa, além de investigar suas implicações na interpretação musical por meio de experimentações práticas, visando a performance. Partimos do pressuposto de que um exame aprofundado da obra pode enriquecer o processo criativo do intérprete, fornecendo embasamento teórico para suas experimentações e contribuições musicais. Autores como Rink (2007), Cook (1999) e Rothstein (1995) constituem o referencial teórico em uma breve reflexão sobre análise, interpretação e performance musical. O método analítico proposto por John White (1976) foi empregado, subdividindo o processo em microanálise, análise intermediária e macroanálise. Os resultados demonstram a relevância da análise como uma ferramenta importante, fornecendo dados para experimentações práticas que abrangem desde elementos menores, como relações motívicas, passando por questões fraseológicas, até questões mais amplas, como movimentação harmônica e forma musical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéfrey Antônio de Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei

Jéfrey Andrade es licenciado en guitarra y máster en Interpretación Musical por la UFSJ, y cursa estudios de doctorado en la UFMG. Ganó el Concurso de Guitarra Frederico Grassano, el segundo puesto en el Concurso de Guitarra en Línea Fabio Lima y el tercer puesto en el Concurso Nacional de Guitarra de Teresina. Es uno de los miembros fundadores de AssoVio Vertentes (Asociación de Guitarra Vertentes). Ha impartido clases como profesor invitado en festivales como la Semana de Música de Ouro Branco y el Circuito de Guitarra de Vertentes, y actualmente es profesor de guitarra en el Conservatorio Estatal de Música Padre José Maria Xavier de São João del-Rei.

Rogério Tavares Constante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rogério Tavares Constante es licenciado en Música - Guitarra por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (1997), máster en Música por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (2000) y doctor en Música por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (2006). Actualmente es profesor de la Universidad Federal de Río de Janeiro y profesor del Programa de Postgrado en Música de la Universidad Federal de São João Del-Rei. Tiene experiencia en las Artes, con énfasis en Composición Musical, trabajando principalmente en las siguientes materias: composición, guitarra, interpretación musical y análisis musical.

Citas

ALMEIDA, Alexandre Zamith. Por uma visão de música como performance. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 63-76, dez. 2011. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/201/181>. Acesso em 08 fev. 2024.

COOK, Nicholas. Analysing Performance and Performing Analysis. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking music. Oxford University Press: Oxford, 1999. 574 p. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198790037.001.0001

CORRÊA, Antenor Ferreira. O sentido da análise musical. Opus, [s.l.], v. 12, p. 33-53, dez. 2006. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/313/292>. Acesso em 08 fev. 2024.

DUNSBY, Jonathan. Execução e análise musical. Opus, [s.l.}, v. 1, p. 6-23, dez. 1989. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/2/6>. Acesso em: 08 fev. 2024.

LEVINSON, Jerrold. Performative vs. Critical Interpretation in Music. The Interpreta-tion of Music: philosophical essays. Michael Kraus (ed.). Oxford: Clarendon Press, 2001, p.33-60. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198239581.003.0003

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

MEYER, Leonard. Explaining music: essays and explorations. Berkeley: University of Califor-nia Press, 1973, 284 p. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520333109

NAVEDA, Luiz Alberto B. O timbre e o volume sonoro do violão: uma abordagem acústica e psicoacústica. Dissertação de mestrado. UFMG. Belo Horizonte, 2002.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. 2° edição. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria, 2008. 398 p.

RINK, John. Analise e (ou?) performance. Cognição e artes musicais / Cognition & musical arts 2, p. 25-43, 2007.

ROTHSTEIN, William. Analysis and the act of performance. In: RINK, John. The Prac-tice of performance: Studies in musical interpretation. Cambridge Uviversity Press, Cam-bridge, 1995. 290 p. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511552366.011

SANTOS, Marco Antônio Silva. Em busca de uma hipermétrica formal: aplicação analítica e interpretativa ao quarto movimento da Sinfonia Nº 4, Op. 98, de Johannes Brahms. Dis-sertação de mestrado, UFMG. Belo Horizonte, 2014.

SCHMALFELDT, Janet. On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven's "Bagatelles" Op. 126, Nos. 2 and 5. Journal of Music Theory, Vol. 29, No. 1 (Spring, 1985), p. 1-31. Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.2307/843369

WHITE, John. The analysis of music. New Jersey: Prentice-Hall, 1976.

WHITTALL, Arnold. Polytonality. In Sadie, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: MacMillan, 1980.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Antônio de Andrade, J., & Tavares Constante, R. (2024). Análise e interpretação do primeiro movimento da Sonatina para violão de Sérgio Vasconcellos-Corrêa. Revista Vórtex, 12, 1–44. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8864

Número

Sección

Artigos

Métrica