Escritos no pó, para violão e sons eletrônicos: reflexões sobre a música mista com tape e sua relação com a tradição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10837

Palavras-chave:

Música eletroacústica mista, Composição, Tradição musical

Resumo

Este artigo analisa a obra Escritos no pó, para violão e sons eletrônicos, com o objetivo de refletir sobre aspectos composicionais e performáticos da música eletroacústica mista em tempo diferido –aquela que envolve a interação entre instrumentos acústicos ao vivo e uma parte eletroacústica pré-gravada (tape). A partir da análise dessa obra, discute-se como procedimentos e estratégias da música de câmara tradicional permanecem relevantes nesse contexto, revelando continuidades entre práticas composicionais acústicas e eletroacústicas. Argumenta-se que a fixidez do suporte tecnológico ou o trabalho do compositor diretamente com o som não anulam a expressividade da obra, mas caracteriza uma fusão entre performance e composição. A experiência composicional descrita aqui evidencia que a música mista em tempo diferido pode ser abordada como desdobramento, e não ruptura, da tradição musical, propondo-se como território fértil para a renovação do pensamento criativo por meio da mediação técnica.

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Biografia do Autor

Felipe Vasconcelos, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Composição pela Escola de Música da UFMG. Possui mestrado em Composição pela UFRGS e é doutor em Música pela UFMG. Realizou estágio pós-doutoral na UFMG. Compositor premiado no Brasil e no exterior, se dedica tanto a obras acústicas quanto eletroacústicas. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde também coordena o Projeto ECOS, voltado para estudos e criações de obras eletroacústicas.

Renan Simões, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, com trabalhos publicados nas áreas de Práticas Interpretativas e Educação Musical. É doutor e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Violonista, apresentou diversos recitais solo, em duo de violões e junto ao Coletivo NSLO. Em concursos competitivos, recebeu 23 premiações no Brasil, Uruguai e Portugal. Possui lançamentos fonográficos solo e em grupo, incluindo em algumas vertentes de música popular.

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Publicado

17.11.2025

Como Citar

Vasconcelos, F., & Simões, R. (2025). Escritos no pó, para violão e sons eletrônicos: reflexões sobre a música mista com tape e sua relação com a tradição. Revista Vórtex, 13, 1–37. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10837

Edição

Seção

Artigos