Escritos no pó, para violão e sons eletrônicos: reflexões sobre a música mista com tape e sua relação com a tradição
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10837Palavras-chave:
Música eletroacústica mista, Composição, Tradição musicalResumo
Este artigo analisa a obra Escritos no pó, para violão e sons eletrônicos, com o objetivo de refletir sobre aspectos composicionais e performáticos da música eletroacústica mista em tempo diferido –aquela que envolve a interação entre instrumentos acústicos ao vivo e uma parte eletroacústica pré-gravada (tape). A partir da análise dessa obra, discute-se como procedimentos e estratégias da música de câmara tradicional permanecem relevantes nesse contexto, revelando continuidades entre práticas composicionais acústicas e eletroacústicas. Argumenta-se que a fixidez do suporte tecnológico ou o trabalho do compositor diretamente com o som não anulam a expressividade da obra, mas caracteriza uma fusão entre performance e composição. A experiência composicional descrita aqui evidencia que a música mista em tempo diferido pode ser abordada como desdobramento, e não ruptura, da tradição musical, propondo-se como território fértil para a renovação do pensamento criativo por meio da mediação técnica.
Downloads
Referências
ANTUNES, Jorge. Sectio Aurea en musique électroacoustique. XIX CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 2009, Curitiba. Anais. ANPPOM, 2009. p. 478-480. Disponível em: <https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/V_Composicao.pdf>
BEETHOVEN, Ludwig van (compositor). Sonata für Klavier und Violine Nr. 5 F-dur, op. 24: "Frühling". Leipzig: C. F. Peters, 2001. Partitura.
BENJAMIN, George (compositor). Octet. Octeto. Londres: Faber Music, 1985. Partitura.
BERG, Alban (compositor). Violinkonzert. Violino e orquestra. Viena: Universal Edition, 1936. Partitura. 98 p.
BOULEZ, Pierre. Pierre Boulez escritos seletos. Porto: Casa da música/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2013 .
BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BOULEZ, Pierre. Penser la musique ajourd’hui. Paris: éd. Gonthier, 1963.
DOCZI, György. O poder dos limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura. 6 ed. Trad. Maria Tricca e Julia Bartolomei. São Paulo: Publicações Mercuryo Novo Tempo, 2012.
ERNEST, Gustav. Some Aspects of Beethoven's Instrumental Forms. Proceedings of the Musical Association, n. 29, v. 1, p. 73-98, 1902.
FERREIRA, José Luís. Música mista e sistemas de relações dinâmicas. 2014. 236 p. Tese - (Doutorado em Ciências e Tecnologias das Artes, especialidade em Informática Musical). Universidade Católica Portuguesa, 2014.
HOLMES, Bryan. Tecnomorfismo em música: surgimento do conceito e revisão bibliográfica. XXIV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 2014, São Paulo. Anais. ANPPOM, 2014. Disponível em: <https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3024/public/3024-9874-1-PB.pdf>
HOWAT, Roy. Debussy, naturaleza y proporcíon. Quodlibet: Revista De Especializacíon Musical, n. 19, p. 118-132, 2001.
LENDVAI, Ernö. Bela Bartok: An Analysis of His Music. London: Kahn and Averill, 1971.
MADERNA, Bruno Experiências composicionais de música eletrônica (1959). In. MENEZES, Flo (org.). Música eletroacústica: história e estéticas. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2009.
MAIA, Igor; VASCONCELOS, Felipe; ARAÚJO, Samuel. De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez. Revista Vórtex, Curitiba, v.12, p. 1-30, março, 2024. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/8731 >
MARIE, John S. Theology as the basis for golden section analysis: a model of construction for johann sebastian bach’s st. john passion. 2012. Dissertação – Doctor of Musical Arts (Coral music), University of Southern California, Califonia, 2012.
MAXFIELD, Richard. Composers, performance and publications music, electronic and performed (1963). In. SCHWARTZ, Elliott; CHILD, Barney (orgs.). Contemporary composers on contemporary music. New York: Da Capo Press, 1998.
McNUTT, Elizabeth. Performing electroacoustic music: a wider view of interactivity. Organised Sound. v. 8, n. 3. 2003. p 297-304.
MENEZES, Flo. Música Maximalista: ensaios reunidos sobre a música radical e especulativa. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
MENEZES, Flo. Matemática dos Afetos: Tratado de (Re)composição Musical. São Paulo: UDUSP, 2013.
MENEZES, Flo. Acústica musical em palavras e sons. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
MICHEL, Pierre. György Ligeti: compositeur d'aujourd'hui. Paris: Minerve, 1985.
PASSAMAE, Maria Aparecida; VASCONCELOS, Felipe. Análise da Sonata para viola e piano de Radamés Gnattali: primeiro movimento. XXV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 2015, Vitória. Anais. 2015. Disponível em: <https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2015/3605/public/3605-11757-1-PB.pdf>.
PERLOVE, Nina. Transmission, Interpretation, Collaboration-A Performer's Perspective on the Language of Contemporary Music: An Interview with Sophie Cherrier. Perspectives of New Music, v. 36, n. 1,1998, pp. 43-58.
RAUTA, Marcelo. Análise Musical: princípios básicos da estruturação. Campos dos Goytacazes: Edição do Autor, 2023.
ROY, Stéphane. L’analyse des musiques électroacustiques: modèles et propositions. Paris: L’Harmattan, 2003.
SOUZA, Rodolfo C. de. Da interação entre sons instrumentais e eletrônicos. In. KELLER, Damián; BUDASZ, Rogério (orgs.). Criação musical e tecnologias: teoria e prática interdisciplinar. Goiânia: ANPPOM, 2010. Série pesquisa em música no Brasil, v. 2. p. 149-179.
STOCKHAUSEN, Karlheinz. Diálogo com Stockhausen. Entrevista à Mya Tannenbaun. Lisboa: Edições 70, 1991.
STRAVINSKY, Igor. Poética musical: Em seis lições. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
STRAVINSKY, Igor (compositor). Le sacre du printemps. Orquestra. Berlin: Russischer Musikverlag. 1921. Partitura. 137 p.
VARÈSE, Edgar. Novos instrumentos e nova música (1936). In. MENEZES, Flo (org.). Música eletroacústica: história e estéticas. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2009.
VASCONCELOS, Felipe M. Dimensão dialógica na criação musical. Tese (Doutorado, Música). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Vasconcelos, Renan Simões

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.