É canto negro: orgulho no samba e nas trajetórias de Dona Ivone Lara e Tia Doca da Portela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9893

Palavras-chave:

samba, Dona Ivone Lara, Tia Doca da Portela, Liberdade, Ancestralidade

Resumo

O samba é uma manifestação artística que se mantém como importante traço cultural brasileiro, possuindo em sua gênese, essencialmente, aspectos inerentes a população negra. As mulheres por muito tempo foram silenciadas e alijadas do contexto sambista, mesmo o gênero ter sido gestado em tantos quintais e terreiros de donas e tias do samba. Com isso, este trabalho vai ao encontro de dois grandes nomes do samba brasileiro: Dona Ivone Lara e Tia Doca da Portela para estimular ainda mais reconhecimento e refletir a respeito dos padrões patriarcais que ainda permeiam a cultura nacional. Assim, é imperativo investigar a produção destas mulheres, representada em suas interpretações e composições afim de verificar as vozes que ecoam não apenas suas artes, mas suas ancestralidades e o direito à liberdade dentro da arte contemporânea. Para tanto, utiliza-se um percurso metodológico que explora a musicalidade, sonoridade e as letras das canções em análise.

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Biografia do Autor

Denise Santiago-Figueiredo, Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC/BA

Denise Santiago Figueiredo é doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Possui Mestrado em Letras - Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-X) e especialista em Educação de Jovens e Adultos pela mesma Universidade. Além de possuir estudos em Canto e Teoria Musical, atualmente é graduanda em Música Popular Brasileira pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É pesquisadora do grupo de pesquisas: Cânone: Dissidências e Reexistências - UESC/CNPq e Núcleo de Estudos Literários e Musicais - UFES/CNPq; professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e cantora livre. Sua principal área de pesquisa inclui a Literatura e a Música feitas por mulheres, especialmente as produzidas nos séculos XIX e XX.

Ana Paola Laeber, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES

Ana Paola Laeber Costa é doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Letras pela mesma instituição (2015). Possui cursos de aperfeiçoamento em Língua Inglesa pela Universidade de Harvard e Lasell College, ambos em Boston, Massachusetts. É especializada em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na EJA, pelo CEFET - UNED Colatina-ES (2007); em Língua Inglesa pelas Faculdades Integradas Jacarepaguá, Rio de Janeiro (2004) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006); e em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Castelo Branco (1993). Graduada em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas, pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1991). Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa e Inglesa do Ensino Básico Técnico Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Integra o Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos (NELM) da UFES e os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGENS) e de Arte e Cultura (NAC) do IFES Campus Itapina.

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Publicado

20.08.2025

Como Citar

Santiago-Figueiredo, D., & Laeber , A. P. (2025). É canto negro: orgulho no samba e nas trajetórias de Dona Ivone Lara e Tia Doca da Portela. Revista Vórtex, 13, 1–36. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9893

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”