Pesquisa Artística nas Teses e Dissertações das Universidades Brasileiras entre os anos de 2018 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10394

Palavras-chave:

Pesquisa Artística, Metodologia da Pesquisa em Música, Pesquisa em Música

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pós-doutorado em Musicologia, realizado na Universidade de São Paulo, que investiga metodologias de pesquisa em música com ênfase na Pesquisa Artística. O estudo detalha a primeira fase do projeto, que consiste na identificação e análise preliminar de teses e dissertações de universidades públicas brasileiras, produzidas entre 2018 e 2022, e que incluem o termo “Pesquisa Artística” em seus títulos, resumos e/ou palavras-chave. Este texto não apenas lista os trabalhos identificados e suas informações bibliográficas fundamentais, mas também discute a revisão bibliográfica que fundamenta a pesquisa em curso. Dentre os principais resultados, observou-se um aumento no número de trabalhos voltados para a Pesquisa Artística nas universidades brasileiras, embora esse crescimento seja não linear e mais prevalente em dissertações de Mestrado. A análise revela ainda uma diversidade nos métodos e referenciais teóricos adotados, refletindo uma abordagem heterogênea neste campo emergente de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Macedo Brietzke, Universidade de São Paulo

Violoncelista e professora autônoma de Música (violoncelo). Graduada em Música pela UFRGS, Mestra e Doutora em Artes (Música) pela USP, com orientação dos Professores Doutores Fabio Soren Presgrave e Mário André Wanderley Oliveira. Desde julho de 2024 é coordenadora do GT Pedagogia do Violoncelo da Associação Brasileira de Violoncelistas (ABRACELLO). Atualmente, é pós-doutoranda em Música pela USP com supervisão do Professor Doutor Mário Videira.

Mario Videira, Universidade de São Paulo

Professor Livre-Docente em Estética Musical (2019) pela ECA/USP. Possui graduação em Música (2001) e em Filosofia (2008) pela USP, mestrado em Musicologia (2004) pela UNESP, doutorado em Filosofia (2009) pela USP e pós-doutorado em Musicologia pela Universidad de Oviedo (2025). Publicou o livro O Romantismo e o Belo Musical (2006), pela Editora Unesp. Como bolsista DAAD/CNPq realizou estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) na Eberhard-Karls Universität Tübingen (Alemanha). Publicou a primeira tradução em língua portuguesa do livro Berg: o mestre da transição mínima, do filósofo alemão Theodor W. Adorno (Ed. Unesp). Atualmente, é Vice-Diretor da Escola de Comunicações e Artes (2025-2029).

Referências

ARIZA, Silvia. De la práctica a la investigación en el arte contemporáneo, producir conocimiento desde la creación. Arte, Individuo y Sociedad, Madrid, v. 33, n. 2, p. 537-552, 2021. Disponível em: <https://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/view/68916>. Acesso em: 21 fev. 2025.

BALLESTERO, Luiz Ricardo; VELARDI, Marilia. Diálogos pedagógicos em torno da criação de uma (trans)disciplina: uma autoetnografia dramatúrgica. Claves, João Pessoa, v. 2022.1, p. 98-109, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/64542>. Acesso em: 21 fev. 2025.

BORGDORFF, Henk. The Conflict of the Faculties. Perspectives on Artistic Research and Academia. Leiden: Leiden University Press, 2012. 277p.

BORGDORFF, Henk. O conflito das faculdades: sobre teoria, prática e pesquisa em academias profissionais. Trad.: Daniel Cerqueira. OPUS, v. 23, n. 1, p. 314-323, 2017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/420/418>. Acesso em: 21 fev. 2025.

BORGES, Renato Pereira Torres. Conceitos para falar de pesquisa na área de Música. Debates, Rio de Janeiro, n. 25, p. 72-87, 2021. Disponível em: < https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/11711>. Acesso em: 21 fev. 2025.

BRAGAGNOLO, Bibiana; SANCHEZ, Leonardo. Pesquisa Artística no Brasil: Mapas, caminhos e trajetos. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1- 29, 2022. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21148>. Acesso em: 21 fev. 2025.

BRIETZKE, Marta Macedo; VIDEIRA, Mario. Pesquisa Artística: Panorama das Teses defendidas entre 2018 a 2022 em Cinco Programas de Pós-Graduação de Universidades Públicas Brasileiras. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 34., 2024, Salvador. Anais. Salvador: ANPPOM, 2024. s.p.

BRIETZKE, Marta Macedo; VIDEIRA, Mario. Pesquisa Artística e Performance Musical: uma investigação em andamento. In: PERFORMUS’24, CONGRESSO DA ABRAPEM, 12., 2024, Salvador. Anais. São Paulo: ABRAPEM, 2024. p. 362-368.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. Práticas Interpretativas, Performance Musical, Processos Criativos: mais uma reflexão sobre o intérprete e a academia. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1-24, 2022. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21858>. Acesso em: 21 fev, 2025.

CHIANTORE, Luca. Retos y oportunidades en la investigación artística en música clásica. Quodlibet, Alcalá, v. 74, n. 2, p. 55-86, 2020. Disponível em: <https://erevistas.publicaciones.uah.es/ojs/index.php/quodlibet/article/view/775>. Acesso em: 21 fev. 2025.

CNPq, Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Grupo de Pesquisa Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea na América Latina. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/716473>. Acesso em: 19 fev. 2025.

COBUSSEN, Marcel. Introduction to Section II: Art – Research – Method. In: BULL, Michael; COBUSSEN, Marcel (Org.). The Bloomsbury Handbook of Sonic Methodologies. New York: Bloomsbury, 2020. 283-2 96.

COESSENS, Kathleen. A arte da pesquisa em artes: Traçando práxis e reflexão. Art Research Journal, Natal, v. 1/2, p. 1-20, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5423>. Acesso em: 21 fev. 2025.

COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The Artistic Turn: a Manifesto. Leuven: Orpheus Institut, 2009. 192 p.

CORREIA, Jorge; DALAGNA, Gilvano; BENETTI, Alfonso; MONTEIRO, Francisco. When is research Artistic Research? In: Cahiers of Artistic Research 1. Aveiro: UA Editora, 2018. 32 p.

CROFT, John. Composition is not Research. TEMPO, v. 69, n. 272, p. 6–11. 2015. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/tempo/article/composition-is-not-research/F6E324D4458C7E71D82941696302719A>. Acesso em: 20 mar. 2025.

CROSS, Ian. Artes, humanidades e ciências: música e a mediação de tensões interdisciplinares. Art Research Journal, Natal, v. 1, n.1, p. 32-48, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5271>. Acesso em: 21 fev. 2025.

FRAYLING, Christopher. Research in Art and Design. Royal College of Art Research Papers, London, v. 1, n.1, p. 1- 5, 1993/4. Disponível em: < https://researchonline.rca.ac.uk/384/>. Acesso em: 21 fev. 2025.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Research Journal, Natal, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256>. Acesso em: 21 fev. 2025.

LAIGLESIA, Juan Fernando de. El rizo metódico y el retruécano: arquivos vacíos, método necesario. Arte, Individuo y Sociedad, Madrid, v. 21, p. 171-187, 2009. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5135/513551277011.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2025.

LÓPEZ-CANO, Rúben; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música: Problemas, métodos, experiências y modelos. Barcelona: ESMUC, 2014. 260 p.

LÓPEZ-CANO, Rubén. La investigación artística en música en Latinoamérica. Quodlibet, Alcalá, n. 74, p. 139-167, 2020. Disponível em: <https://ebuah.uah.es/dspace/handle/10017/47105>. Acesso em: 21 fev. 2025.

PACE, Ian. Composição e performance podem ser, e frequentemente têm sido pesquisa. Trad. LOUVEIRA, Vitória Liz; TEIXEIRA, William. Revista Vórtex, v. 8, n. 1, 2020, p. 1-23. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/3392/2252>. Acesso em: 20 mar. 2025.

RIOS FILHO, Paulo; LAMONACA, Ana Clara Nieves; RUCHIGA, Ana Laura; SILVA, Arthur Reckelberg Borges da; SILVA, João Vitor Azevedo da. Processos criativos e suas evidências: ferramentas de documentação e análise para pesquisa artística. Claves, João Pessoa, v. 2022, n. 1, p. 21-50. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/64538>. Acesso em: 5 ago. 2024.

SANTOS, Gabriel Islaz Gonçalves dos. Bom barulho da baixada em modo digital: uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ). 2022. 148 p. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

ULHÔA, Martha Tupinambá de. Pesquisa artística: editorial. Art Research Journal, Natal, v. 1/2, p. i-vi, 2014. Disponível em:

< https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5616>. Acesso em: 20 fev. 2025.

Downloads

Publicado

22.07.2025

Como Citar

Macedo Brietzke, M., & Videira, M. (2025). Pesquisa Artística nas Teses e Dissertações das Universidades Brasileiras entre os anos de 2018 e 2022. Revista Vórtex, 13, 1–42. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10394

Edição

Seção

Artigos