Expressividade Pianística: Interfaces entre Cognição, Metáforas Visuais e Ensino Musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10702

Palavras-chave:

Performance pianística, Metáforas visuais, Imaginação musical, Pedagogia do piano, Cognição incorporada

Resumo

Este artigo investiga o impacto das metáforas visuais e das imagens mentais na performance pianística, com ênfase em suas funções pedagógicas e expressivas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-reflexiva, fundamentada na articulação entre pedagogia musical, cognição incorporada, neurociência e estética. Por meio de revisão bibliográfica e análise de relatos pedagógicos, examina-se como o uso de metáforas influencia a técnica, a expressividade e a construção interpretativa no ensino do piano. Os resultados indicam que essas metáforas atuam como mediadoras entre linguagem, gesto e imaginação, promovendo uma aprendizagem mais integrada e artística. Evidências sugerem que a utilização consciente de metáforas pode aprimorar a coordenação motora, a memorização, a expressividade emocional e a autonomia interpretativa. Conclui-se que o estímulo à imaginação, por meio de imagens e visualizações, constitui um recurso valioso na formação pianística e deve ser incorporado como parte essencial da prática e da didática musical.

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Biografia do Autor

Thiago Pessanha Correa, EBWU-Emil Brunner World University

Thiago Pessanha Correa é Digital Music Business Publishing Developer na Casa de Música e professor assistente de Teclas/Piano/Música Popular na FAMES. Licenciado e técnico em Piano (FAMES) e pedagogo (UNICV), especializou-se em Gestão Escolar (Faculdade Iguaçu), Marketing Digital (FAMEESP) e Produção Fonográfica (Unyleya). Mestre e doutor em Ciências da Educação pela Emill Brunner World University, pesquisa os impactos da tecnologia e da algoritmização na educação musical contemporânea.

Elenisio Rodrigues Barbosa Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Elenisio Rodrigues Barbosa Junior é bacharel em Música com habilitação em Piano pela FAMES (2007), especialista em Artes e Educação pela FLC (2016) e mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO (2022). Atuou como docente na FAMES e, desde 2023, integra o corpo pedagógico do projeto VALE Música — Estação Conhecimento Serra-ES, ministrando aulas de piano. Sua experiência abrange instrumentação, interpretação pianística e práticas colaborativas. Pesquisa educação musical, performance interpretativa e piano colaborativo, articulando perspectivas pedagógicas e artísticas em suas produções acadêmicas e atividades profissionais.

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Publicado

27.10.2025

Como Citar

Pessanha Correa, T., & Rodrigues Barbosa Junior, E. (2025). Expressividade Pianística: Interfaces entre Cognição, Metáforas Visuais e Ensino Musical. Revista Vórtex, 13, 1–26. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10702

Edição

Seção

Artigos