Expressividade Pianística: Interfaces entre Cognição, Metáforas Visuais e Ensino Musical
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10702Palavras-chave:
Performance pianística, Metáforas visuais, Imaginação musical, Pedagogia do piano, Cognição incorporadaResumo
Este artigo investiga o impacto das metáforas visuais e das imagens mentais na performance pianística, com ênfase em suas funções pedagógicas e expressivas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-reflexiva, fundamentada na articulação entre pedagogia musical, cognição incorporada, neurociência e estética. Por meio de revisão bibliográfica e análise de relatos pedagógicos, examina-se como o uso de metáforas influencia a técnica, a expressividade e a construção interpretativa no ensino do piano. Os resultados indicam que essas metáforas atuam como mediadoras entre linguagem, gesto e imaginação, promovendo uma aprendizagem mais integrada e artística. Evidências sugerem que a utilização consciente de metáforas pode aprimorar a coordenação motora, a memorização, a expressividade emocional e a autonomia interpretativa. Conclui-se que o estímulo à imaginação, por meio de imagens e visualizações, constitui um recurso valioso na formação pianística e deve ser incorporado como parte essencial da prática e da didática musical.
Downloads
Referências
BASTEPE-GRAY, S. E. et al. Not all imagery is created equal: a functional MRI study of internally driven and symbolically driven musical performance imagery. Journal of Chemical Neuroanatomy, [S.l.], v. 104, p. 25-35, 2020. Disponível em: https://x.gd/UScN6. Acesso em: 04 nov. 2024.
BITTENCOURT, Maria Cristina F. Algumas palavras sobre metáfora e interpretação musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 19, n. 32/33, p. 79-89, 2008. Disponível em: https://x.gd/Zxznf. Acesso em: 20 dez. 2024.
CAIXETA, Luciana; CORVISIER, Fernando. A metáfora como recurso expressivo na Sonata nº 1 para violino e piano de Almeida Prado. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 87-118, 2019. Disponível em: https://x.gd/GmRcD. Acesso em: 16 nov. 2024.
CASARI, Isadora S. Cognição musical e imaginação: construindo os sentidos da execução musical. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA – SIMPOM, 5., 2016, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. p. 359-368. Disponível em: https://x.gd/stKIa. Acesso em: 11 fev. 2025.
COSTA, Ana Filipa A. A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) – Universidade do Minho, Braga, 2016. Disponível em: https://x.gd/aweYb. Acesso em: 27 jan. 2025.
COX, Arnie. Embodying music: principles of the mimetic hypothesis. Music Theory Online, [S.l.], v. 17, n. 2, jul. 2011. Disponível em: https://x.gd/zhQS9. Acesso em: 24 fev. 2025.
GANDELMAN, Salomea; COHEN, Sara. A Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado: Vertentes Pedagógicas. Rio de Janeiro: [s.n.], 2005. Disponível em: https://x.gd/JYM9G. Acesso em: 06 mar. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989. Disponível em: https://x.gd/0sc97. Acesso em: 17 mar. 2025.
HALPERN, Andrea R.; ZATORRE, Robert J. When that tune runs through your head: a PET investigation of auditory imagery for familiar melodies. Cerebral Cortex, [S.l.], v. 9, p. 697–704, 1999. Disponível em: https://x.gd/XI7LE. Acesso em: 22 mar. 2025.
JUSLIN, Patrik N.; LAUKKA, Petri. Expression, perception, and induction of musical emotions: a review and a questionnaire study of everyday listening. Journal of New Music Research, [S.l.], v. 29, n. 3, p. 247-267, 2004. Disponível em: https://x.gd/Gu4pW. Acesso em: 02 abr. 2025.
LEECH-WILKINSON, Daniel; PRIOR, Helen. Heuristics for expressive performance. In: FABIAN, D. et al. (ed.). Expressiveness in music performance: empirical approaches across styles and cultures. Oxford: Oxford University Press, 2014. p. 34-57. Disponível em: https://x.gd/lb5Li. Acesso em: 07 abr. 2025.
LICURSI, Maria Beatriz; LEONIDO, Levi; MORGADO, Elsa Maria; CARDOSO, Mário Aníbal. Música e neurociência: a integração corpo-mente-instrumento na arte musical. Braga: ERAS Edições (PBACC), 2017.
MADEIRA, Renan M.; SANTOS, Regina A. T. A formação de imagens mentais na prática com privação sensorial de quatro estudantes de piano. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 28., 2018, Manaus. Anais. Manaus: ANPPOM, 2018. p. 1-10. Disponível em: https://x.gd/afiay. Acesso em: 31 mar. 2025.
MARK, Thomas; GARY, Roberta; MILES, Thom. What every pianist needs to know about the body: a manual for players of keyboard instruments. Chicago: GIA Publications, 2003.
NEUHAUS, Heinrich. The art of piano playing. Kahn and Averill, 2008. Disponível em: https://x.gd/5EVr6. Acesso em: 10 mar. 2025.
SCHAEFER, Rebecca; VERHOEF, Tessa. Metaphors in music performance: from semantics and motor performance to expressive communication. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE COGNITIVE SCIENCE SOCIETY, 46., 2024. Proceedings. [S.l.]: Cognitive Science Society, 2024. p. 1-7. Disponível em: https://x.gd/gB9SI. Acesso em: 10 jan. 2025.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2014. Disponível em: https://x.gd/cFnIG. Acesso em: 14 fev. 2025.
SOUSA, Joana M. de; SILVA, Marta A. A.; FERREIRA, Léslie P. O uso de metáforas como recurso didático no ensino do canto: diferentes abordagens. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 317-323, 2010. Disponível em: https://x.gd/EioQB. Acesso em: 05 jan. 2025.
STOROLLI, Wânia Mara Agostini. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 131-140, jan./jun. 2011. Disponível em: https://x.gd/lg6Da. Acesso em: 05 jan. 2025.
VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.
WOODY, Robert H. Emotion, imagery and metaphor in the acquisition of musical performance skill. Music Education Research, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 213-224, 2010. Disponível em: https://x.gd/mO0oZ. Acesso em: 28 nov. 2024.
WOODY, Robert H. Musicians’ cognitive processing of imagery-based instructions for expressive performance. Journal of Research in Music Education, [S.l.], v. 54, n. 2, p. 125-137, 2006. Disponível em: https://x.gd/0O9mX. Acesso em: 10 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago Pessanha Correa, Elenisio Rodrigues Barbosa Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.