Um modelo narrativo em três versões de “My Favorite Things” por Jonathan Kreisberg
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9849Palavras-chave:
Jonathan Kreisberg, improvisação musical, storytelling, Teoria da narratividade musical, guitarra soloResumo
Este trabalho analisa três performances na guitarra solo por Jonathan Kreisberg na música My Favorite Things, utilizando a teoria da narratividade de Byron Almén (2008) e ideas do campo do Storytelling. É analisado o material audiovisual com transcrições para partitura, observando dados dos fonogramas, o vocabulário melódico e harmônico usados, e outros aspectos. A comparação foca no improviso da versão do álbum ONE (2013), examinando seu discurso como um conflito entre dois conjuntos de isotopias (linhas melódicas e regiões homofônicas), que produz uma narrativa do arquétipo cômico. Conclui-se que Kreisberg segue nas três versões um modelo ou esquema narrativo estabelecido, que contém espaço para espontaneidade. O modelo possui uma exposição arranjada do tema, conflito narrativo entre isotopias, um arco narrativo convexo nos improvisos, pontos de apoio recorrentes e significativa variação entre o vocabulário melódico nas versões, evidenciando a complexidade e sofisticação do trabalho do intérprete.
Downloads
Referências
AEBERSOLD, Jamey. How to play jazz and improvise. 6th. ed. New Albany: Jamey Aebersold, 1992.
AFRAM, Juninho; STARLING, Matheus. POR ISSO NUNCA LANCEI MATERIAL DIDÁTICO | Juninho Afram | Starling Cast. [S. l.], 2024. Disponível em: https://youtu.be/RbUIQRJc30o?si=9ys4AG3cMPzdruaU&t=262. Acesso em: 23 out. 2024.
AGAWU, Kofi. Music as Discourse: Semiotic Adventures in Romantic Music. New York: Oxford University Press, 2009.
ALMÉN, Byron. A Theory of Musical Narrative. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2008.
ALMÉN, Byron. Narrative Archetypes : A Critique , Theory , and Method of Narrative Analysis. Journal of Music Theory, [s. l.], v. 47, n. 1, p. 1–39, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/30041082.
ANGELO, Bruno. Subsídios para uma Narratividade em música. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, [s. l.], p. 1653–1658, 2011.
AUGUSTO, Ricardo; Alves, Moreira. A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da
música como narrativa como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Anais da ANPPOM - XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas, [s. l.], p. 1–10, 2019. Disponível em: https://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5815/2320.
BAILEY, Derek. Improvisation Its Nature and Practice in Music. USA: Da Capo Press, 1993.
BERLINER, Paul F. Thinking in jazz: The infinite art of improvisation. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
BJERSTEDT, Sven. Storytelling in Jazz Improvisation: Implications of a Rich Intermedial Metaphor. 2014. - Tese (Doutorado em Música) - Malmö Faculty of Fine and Performing Arts - Lund University, [s. l.], 2014. Disponível em: http://lup.lub.lu.se/record/4387738.
BJERSTEDT, Sven. The jazz storyteller: Improvisers’ perspectives on music and narrative. Jazz Research Journal, [s. l.], v. 1, p. 37–61, 2015. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/index.php/JAZZ/article/view/21502. Acesso em: 28 out. 2017.
COLLURA, Turi. Improvisação, volume I: práticas criativas para a composição melódica na música popular. São Paulo: Irmãos Vitale, 2008.
DAMIAN, Jon. The Guitarist`s Guide to Composing and Improvising. Boston: Berklee Press, 2003.
FERNANDES, Vinícius; BRAMBILLA, Guto; IAZZETTA, Fernando. A Emergência do Sujeito na Narrativa do Prelúdio Op . 28 n o 14 de Chopin. Musica Theorica, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 91–106, 2017.
FRIELER, Klaus et al. “Telling a Story.” On the Dramaturgy of Monophonic Jazz Solos. Empirical Musicology Review, [s. l.], v. 11, n. SEPTEMBER, p. 68–82, 2015. Disponível em: http://emusicology.org/article/view/4959. Acesso em: 28 out. 2017.
GONÇALVES, Rafael. Análise do vocabulário melódico de dois improvisos do guitarrista Jonathan Kreisberg. Anais do III Seminário de Pesquisas em Arte, Cultura e Linguagens, [s. l.], p. 444–455, 2016. Disponível em: http://www.ufjf.br/seminarioacl/iii-spacl/anais/. Acesso em: 7 set. 2017.
GONÇALVES, Rafael. Individualidade, Narratividade e Interação em Música Popular Improvisada. 2017. 197 f. - Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens). Universidade Federal de Juiz de Fora., [s. l.], 2017. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4660.
GONÇALVES, Rafael. Revisão bibliográfica preliminar do conceito de Storytelling como parte de pesquisa em improvisação musical. Anais do V SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós graduandos em Música, [s. l.], n. 5, p. 788–799, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/7819.
GONÇALVES, Rafael. Storytelling e Narratividade: análise musical e pesquisa artística na elaboração de repertório para violão e guitarra solo a partir de performances de Julian Lage e Jonathan Kreisberg. 2022. - Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022, [s. l.], 2022. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13485.
GONÇALVES, Rafael. Storytelling em música popular improvisada: revisão preliminar do conceito de arco narrativo musical ( ou tensão e relaxamento ou densidade e intensidade musical) e sua aplicação em análise de dois improvisos do guitarrista Jonathan Kreisberg. Anais do I SIM! - Primeiro Simpósio Internacional de Violão, [s. l.], p. 70–80, 2018. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/76lgar0nx48u4tl/Article_SIM_ Narrative_arc.pdf?dl=0.
GUERRA-PEIXE. Melos e Harmonia Acústica - Princípios de composição musical. Opused. São Paulo: Irmãos Vitale, 1988.
HARKER, Brian. " Telling a story ": Louis Armstrong and coherence in early jazz. Current Musicology, [s. l.], n. 63, p. 46–83, 1997.
HATTEN, Robert. Musical meaning in Beethoven: Markedness, Correlation, and Interpretation. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1994-. ISSN 0009-4978.
HÜHN, Peter et al. Handbook of Narratology. Berlin: Walter de Gruyter, 2010.
IYER, Vijay. Exploding the Narrative in Jazz Improvisation. In: Uptown Conversation: The New Jazz Studies. New York: Columbia University Press, 2004. p. 394–403.
KERNFELD, Barry. What to listen for in Jazz. New York: Yale University Press, 1995.
KLEIN, Michael L. Musical Story. In: REYLAND, KLEIN and (org.). Music and Narrative since 1900. Bloomington: Indiana University Press, 2013. p. 3–28.
KRATUS, John. A Developmental Approach to Teaching Music Improvisation. International Journal of Music Education, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 27–38, 1995. Disponível em: http://ijm.sagepub.com/cgi/doi/10.1177/025576149502600103.
KREISBERG, Jonathan. Jonathan Kreisberg - Live Setup | Guitarspot.Gr #6 - YouTube. [S. l.], 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MkA7ogVXMGc&list=PLc3a1XFJGY-C6d30Fa2MOtTc7L-9mlekD&index=11. Acesso em: 23 nov. 2020.
KREISBERG, Jonathan. My favorite Things. [S. l.], 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=176_h6jz2PM. Acesso em: 1 jan. 2015.
KREISBERG, Jonathan. My Favorite Things. [S. l.], 2020. Disponível em: https://youtu.be/iQxxit4kz6Q. Acesso em: 25 out. 2024.
KREISBERG, Jonathan. Offerings of note. New York: New for Now Music, 2017.
KREISBERG, Jonathan. ONE. New York: New for Now Music, 2013.
MANICA, Solon Santana. Interpretação musical e narratividade: estudo aplicado à peça Aboio Op. 65 para flauta solo de Paulo Costa Lima. 2016. - Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, [s. l.], 2016.
MARGULIS, Elizabeth Hellmuth. An Exploratory Study of Narrative Experiences of Music. [s. l.], 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1525/MP.2017.35.2.235. Acesso em: 20 nov. 2019.
MAUS, Fred Everett. Music As Narrative. Indiana Theory Review, [s. l.], v. 12, 1991. Disponível em: https://scholarworks.iu.edu/dspace/bitstream/handle/2022/3432/MausMusicAsNarrativeV12.pdf;sequence=1. Acesso em: 12 nov. 2016.
MAUS, Fred Everett. Narratology, narrativity. Grove Music Online, [s. l.], 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.40607. Acesso em: 16 set. 2019.
MEELBERG:, Vincent. Sounds Like a Story : Narrative Travelling from Literature to Music and Beyond. In: S. HEINEN, & R. Sommer (org.). Narratology in the age of cross-disciplinary narrative research. Berlin & New York: de Gruyter, 2009. E-book. Disponível em: https://ebookcentral.proquest.com/lib/cunygc/detail.action?docID=476043.
MEELBERG, Vincent. Musical Improvisation as the Performance of Embodied Knowledge: Embodied Narrativity in Musical Performance. In: , 2014, Helsinki. Proceedings of CARPA3: Colloquium on Artistic Research in Performing Arts. Helsinki: [s. n.], 2014. Disponível em: https://nivel.teak.fi/carpa/musical-improvisation-as-the-performance-of-embodied-knowledge-embodied-narrativity-in-musical-performance/. Acesso em: 14 jun. 2020.
MONSON, Ingrid. Saying Something: Jazz Improvisation and Interaction. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
NATTIEZ, Jean-Jacques. O modelo tripartite da semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie, de Debussy. Debates, cadernos do programa de pós-graduação em música da UNIRIO, [s. l.], n. 6, p. 7–39, 2002.
NILES, Richard. The Pat Metheny Interviews: the inner workings of his creativity revealed. 1. ed. [S. l.]: Hal Leonard, 2009.
NORGAARD, Martin. Descriptions of Improvisational Thinking by Artist-Level Jazz Musicians. Journal of Research in Music Education, [s. l.], v. 59, n. 2, p. 109–127, 2011. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022429411405669.
OWSINSKI, Bobby. The Mixing Engineer’s Handbook - Fourth Edition. Burbank: BOMG, 2017.
PARKER, Charlie. Charlie Parker Interviewed by Paul Desmond (1954). [S. l.], 1954. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UvsqYo9r_dE. Acesso em: 12 abr. 2019.
PATTY, Austin T. Pacing scenarios: How harmonic rhythm and melodic pacing influence our experience of musical climax. Music Theory Spectrum, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 325–367, 2009.
PEASE, Ted. Jazz composition : theory and practice. Boston: Berklee Press, 2003. E-book. Disponível em: http://berkleepress.com/arranging-composing/jazz-composition-theory-and-practice/.
PRINCE, Gerald. A Dictionary of Narratology. [S. l.]: University of Nebraska Press, 1989.
RINK, John. Translating Musical Meaning: The Nineteenth-Century Performer as Narrator. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (org.). Rethinking music. Oxford: Oxford University Press, 1999.
SANTOS, Daniel Zanella dos. Níveis de significação musical em Uirapuru de Heitor Villa-Lobos. SIMPOM - SIMPOSIO BRASILEIRO de PÓS GRADUANDOS EM MÚSICA, [s. l.], 2016. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/5782/5219.
SILVEIRA, Ricardo. Storyteller. [S. l.]: Kokopelli Records, 1995. Disponível em: https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kMrke3jHlym1x8T7iL1TBQBssRYgfSvZc&si=GIC6k3C8C7pWaA-q. Acesso em: 23 out. 2024.
TANGANELLI DA SILVA, Ricardo. Narrativity and Topics in Guerra-Peixe : An analysis of Quarteto Misto. Musica Theorica, [s. l.], p. 107–124, 2017. Disponível em: http://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/50/49.
TARASTI, Eero. A música como arte narrativa. In: CHUEKE, Zelia (org.). Leitura, escuta e interpretação. Traduzido ed. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2017. p. 49–80.
TARASTI, Eero. A Theory of Musical Semiotics. Bloomington: Indiana University Press, 1994.
WALSER, Robert. Out of notes: Signification, interpretation, and the problem of Miles Davis. Musical Quarterly, [s. l.], v. 77, n. 2, p. 343–365, 1993. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/742559.
YANOW, Scott. The Great Jazz Guitarists: The Ultimate Guide. Milwaukee: Backbeat Books, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.