Um modelo narrativo em três versões de “My Favorite Things” por Jonathan Kreisberg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9849

Palavras-chave:

Jonathan Kreisberg, improvisação musical, storytelling, Teoria da narratividade musical, guitarra solo

Resumo

Este trabalho analisa três performances na guitarra solo por Jonathan Kreisberg na música My Favorite Things, utilizando a teoria da narratividade de Byron Almén (2008) e ideas do campo do Storytelling. É analisado o material audiovisual com transcrições para partitura, observando dados dos fonogramas, o vocabulário melódico e harmônico usados, e outros aspectos. A comparação foca no improviso da versão do álbum ONE (2013), examinando seu discurso como um conflito  entre dois conjuntos de isotopias (linhas melódicas e regiões homofônicas), que produz uma narrativa do arquétipo  cômico. Conclui-se que Kreisberg segue nas três versões um modelo ou esquema narrativo estabelecido, que contém  espaço para espontaneidade. O modelo possui uma exposição arranjada do tema, conflito narrativo entre isotopias, um arco narrativo convexo nos improvisos, pontos de apoio recorrentes e significativa variação entre o vocabulário melódico nas versões, evidenciando a complexidade e sofisticação do trabalho do intérprete. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves, Universidade Estadual do Paraná / Instituto Federal de Educação da Paraíba

Rafael Gonçalves é guitarrista e violonista brasileiro, atuando como intérprete, professor e pesquisador. Doutor em Música pela UNIRIO, mestre em Artes e graduado em Violão pela UFJF, realiza pós-doutorado em Música na UNESPAR. Sua pesquisa aborda análise, improvisação e performance em música popular instrumental, com ênfase em storytelling, narratividade e performance ao violão e guitarra solo. Apresentou concertos no Brasil, Portugal e Estados Unidos, além de publicar em eventos acadêmicos no país e no exterior. Lançou os álbuns Entre Amigos (2015) e Ao Vivo no Savassi Festival (2022). Atualmente é professor do Conservatório Pernambucano de Música.

Referências

AEBERSOLD, Jamey. How to play jazz and improvise. 6th. ed. New Albany: Jamey Aebersold, 1992.

AFRAM, Juninho; STARLING, Matheus. POR ISSO NUNCA LANCEI MATERIAL DIDÁTICO | Juninho Afram | Starling Cast. [S. l.], 2024. Disponível em: https://youtu.be/RbUIQRJc30o?si=9ys4AG3cMPzdruaU&t=262. Acesso em: 23 out. 2024.

AGAWU, Kofi. Music as Discourse: Semiotic Adventures in Romantic Music. New York: Oxford University Press, 2009.

ALMÉN, Byron. A Theory of Musical Narrative. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2008.

ALMÉN, Byron. Narrative Archetypes : A Critique , Theory , and Method of Narrative Analysis. Journal of Music Theory, [s. l.], v. 47, n. 1, p. 1–39, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/30041082.

ANGELO, Bruno. Subsídios para uma Narratividade em música. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, [s. l.], p. 1653–1658, 2011.

AUGUSTO, Ricardo; Alves, Moreira. A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da

música como narrativa como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Anais da ANPPOM - XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas, [s. l.], p. 1–10, 2019. Disponível em: https://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5815/2320.

BAILEY, Derek. Improvisation Its Nature and Practice in Music. USA: Da Capo Press, 1993.

BERLINER, Paul F. Thinking in jazz: The infinite art of improvisation. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

BJERSTEDT, Sven. Storytelling in Jazz Improvisation: Implications of a Rich Intermedial Metaphor. 2014. - Tese (Doutorado em Música) - Malmö Faculty of Fine and Performing Arts - Lund University, [s. l.], 2014. Disponível em: http://lup.lub.lu.se/record/4387738.

BJERSTEDT, Sven. The jazz storyteller: Improvisers’ perspectives on music and narrative. Jazz Research Journal, [s. l.], v. 1, p. 37–61, 2015. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/index.php/JAZZ/article/view/21502. Acesso em: 28 out. 2017.

COLLURA, Turi. Improvisação, volume I: práticas criativas para a composição melódica na música popular. São Paulo: Irmãos Vitale, 2008.

DAMIAN, Jon. The Guitarist`s Guide to Composing and Improvising. Boston: Berklee Press, 2003.

FERNANDES, Vinícius; BRAMBILLA, Guto; IAZZETTA, Fernando. A Emergência do Sujeito na Narrativa do Prelúdio Op . 28 n o 14 de Chopin. Musica Theorica, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 91–106, 2017.

FRIELER, Klaus et al. “Telling a Story.” On the Dramaturgy of Monophonic Jazz Solos. Empirical Musicology Review, [s. l.], v. 11, n. SEPTEMBER, p. 68–82, 2015. Disponível em: http://emusicology.org/article/view/4959. Acesso em: 28 out. 2017.

GONÇALVES, Rafael. Análise do vocabulário melódico de dois improvisos do guitarrista Jonathan Kreisberg. Anais do III Seminário de Pesquisas em Arte, Cultura e Linguagens, [s. l.], p. 444–455, 2016. Disponível em: http://www.ufjf.br/seminarioacl/iii-spacl/anais/. Acesso em: 7 set. 2017.

GONÇALVES, Rafael. Individualidade, Narratividade e Interação em Música Popular Improvisada. 2017. 197 f. - Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens). Universidade Federal de Juiz de Fora., [s. l.], 2017. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4660.

GONÇALVES, Rafael. Revisão bibliográfica preliminar do conceito de Storytelling como parte de pesquisa em improvisação musical. Anais do V SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós graduandos em Música, [s. l.], n. 5, p. 788–799, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/7819.

GONÇALVES, Rafael. Storytelling e Narratividade: análise musical e pesquisa artística na elaboração de repertório para violão e guitarra solo a partir de performances de Julian Lage e Jonathan Kreisberg. 2022. - Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022, [s. l.], 2022. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13485.

GONÇALVES, Rafael. Storytelling em música popular improvisada: revisão preliminar do conceito de arco narrativo musical ( ou tensão e relaxamento ou densidade e intensidade musical) e sua aplicação em análise de dois improvisos do guitarrista Jonathan Kreisberg. Anais do I SIM! - Primeiro Simpósio Internacional de Violão, [s. l.], p. 70–80, 2018. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/76lgar0nx48u4tl/Article_SIM_ Narrative_arc.pdf?dl=0.

GUERRA-PEIXE. Melos e Harmonia Acústica - Princípios de composição musical. Opused. São Paulo: Irmãos Vitale, 1988.

HARKER, Brian. " Telling a story ": Louis Armstrong and coherence in early jazz. Current Musicology, [s. l.], n. 63, p. 46–83, 1997.

HATTEN, Robert. Musical meaning in Beethoven: Markedness, Correlation, and Interpretation. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1994-. ISSN 0009-4978.

HÜHN, Peter et al. Handbook of Narratology. Berlin: Walter de Gruyter, 2010.

IYER, Vijay. Exploding the Narrative in Jazz Improvisation. In: Uptown Conversation: The New Jazz Studies. New York: Columbia University Press, 2004. p. 394–403.

KERNFELD, Barry. What to listen for in Jazz. New York: Yale University Press, 1995.

KLEIN, Michael L. Musical Story. In: REYLAND, KLEIN and (org.). Music and Narrative since 1900. Bloomington: Indiana University Press, 2013. p. 3–28.

KRATUS, John. A Developmental Approach to Teaching Music Improvisation. International Journal of Music Education, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 27–38, 1995. Disponível em: http://ijm.sagepub.com/cgi/doi/10.1177/025576149502600103.

KREISBERG, Jonathan. Jonathan Kreisberg - Live Setup | Guitarspot.Gr #6 - YouTube. [S. l.], 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MkA7ogVXMGc&list=PLc3a1XFJGY-C6d30Fa2MOtTc7L-9mlekD&index=11. Acesso em: 23 nov. 2020.

KREISBERG, Jonathan. My favorite Things. [S. l.], 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=176_h6jz2PM. Acesso em: 1 jan. 2015.

KREISBERG, Jonathan. My Favorite Things. [S. l.], 2020. Disponível em: https://youtu.be/iQxxit4kz6Q. Acesso em: 25 out. 2024.

KREISBERG, Jonathan. Offerings of note. New York: New for Now Music, 2017.

KREISBERG, Jonathan. ONE. New York: New for Now Music, 2013.

MANICA, Solon Santana. Interpretação musical e narratividade: estudo aplicado à peça Aboio Op. 65 para flauta solo de Paulo Costa Lima. 2016. - Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, [s. l.], 2016.

MARGULIS, Elizabeth Hellmuth. An Exploratory Study of Narrative Experiences of Music. [s. l.], 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1525/MP.2017.35.2.235. Acesso em: 20 nov. 2019.

MAUS, Fred Everett. Music As Narrative. Indiana Theory Review, [s. l.], v. 12, 1991. Disponível em: https://scholarworks.iu.edu/dspace/bitstream/handle/2022/3432/MausMusicAsNarrativeV12.pdf;sequence=1. Acesso em: 12 nov. 2016.

MAUS, Fred Everett. Narratology, narrativity. Grove Music Online, [s. l.], 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.40607. Acesso em: 16 set. 2019.

MEELBERG:, Vincent. Sounds Like a Story : Narrative Travelling from Literature to Music and Beyond. In: S. HEINEN, & R. Sommer (org.). Narratology in the age of cross-disciplinary narrative research. Berlin & New York: de Gruyter, 2009. E-book. Disponível em: https://ebookcentral.proquest.com/lib/cunygc/detail.action?docID=476043.

MEELBERG, Vincent. Musical Improvisation as the Performance of Embodied Knowledge: Embodied Narrativity in Musical Performance. In: , 2014, Helsinki. Proceedings of CARPA3: Colloquium on Artistic Research in Performing Arts. Helsinki: [s. n.], 2014. Disponível em: https://nivel.teak.fi/carpa/musical-improvisation-as-the-performance-of-embodied-knowledge-embodied-narrativity-in-musical-performance/. Acesso em: 14 jun. 2020.

MONSON, Ingrid. Saying Something: Jazz Improvisation and Interaction. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

NATTIEZ, Jean-Jacques. O modelo tripartite da semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie, de Debussy. Debates, cadernos do programa de pós-graduação em música da UNIRIO, [s. l.], n. 6, p. 7–39, 2002.

NILES, Richard. The Pat Metheny Interviews: the inner workings of his creativity revealed. 1. ed. [S. l.]: Hal Leonard, 2009.

NORGAARD, Martin. Descriptions of Improvisational Thinking by Artist-Level Jazz Musicians. Journal of Research in Music Education, [s. l.], v. 59, n. 2, p. 109–127, 2011. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022429411405669.

OWSINSKI, Bobby. The Mixing Engineer’s Handbook - Fourth Edition. Burbank: BOMG, 2017.

PARKER, Charlie. Charlie Parker Interviewed by Paul Desmond (1954). [S. l.], 1954. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UvsqYo9r_dE. Acesso em: 12 abr. 2019.

PATTY, Austin T. Pacing scenarios: How harmonic rhythm and melodic pacing influence our experience of musical climax. Music Theory Spectrum, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 325–367, 2009.

PEASE, Ted. Jazz composition : theory and practice. Boston: Berklee Press, 2003. E-book. Disponível em: http://berkleepress.com/arranging-composing/jazz-composition-theory-and-practice/.

PRINCE, Gerald. A Dictionary of Narratology. [S. l.]: University of Nebraska Press, 1989.

RINK, John. Translating Musical Meaning: The Nineteenth-Century Performer as Narrator. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (org.). Rethinking music. Oxford: Oxford University Press, 1999.

SANTOS, Daniel Zanella dos. Níveis de significação musical em Uirapuru de Heitor Villa-Lobos. SIMPOM - SIMPOSIO BRASILEIRO de PÓS GRADUANDOS EM MÚSICA, [s. l.], 2016. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/5782/5219.

SILVEIRA, Ricardo. Storyteller. [S. l.]: Kokopelli Records, 1995. Disponível em: https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kMrke3jHlym1x8T7iL1TBQBssRYgfSvZc&si=GIC6k3C8C7pWaA-q. Acesso em: 23 out. 2024.

TANGANELLI DA SILVA, Ricardo. Narrativity and Topics in Guerra-Peixe : An analysis of Quarteto Misto. Musica Theorica, [s. l.], p. 107–124, 2017. Disponível em: http://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/50/49.

TARASTI, Eero. A música como arte narrativa. In: CHUEKE, Zelia (org.). Leitura, escuta e interpretação. Traduzido ed. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2017. p. 49–80.

TARASTI, Eero. A Theory of Musical Semiotics. Bloomington: Indiana University Press, 1994.

WALSER, Robert. Out of notes: Signification, interpretation, and the problem of Miles Davis. Musical Quarterly, [s. l.], v. 77, n. 2, p. 343–365, 1993. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/742559.

YANOW, Scott. The Great Jazz Guitarists: The Ultimate Guide. Milwaukee: Backbeat Books, 2013.

Downloads

Publicado

28.10.2025

Como Citar

Gonçalves, R. (2025). Um modelo narrativo em três versões de “My Favorite Things” por Jonathan Kreisberg . Revista Vórtex, 13, 1–38. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9849

Edição

Seção

Artigos