A Pop Art como material artístico da modernidade no Rock e suas distinções na Inglaterra e nos EUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10047

Palavras-chave:

Contracultura, Beatles, David Bowie, Pop Art, Rock

Resumo

Na década de 1960, o rock esteve profundamente ligado à contracultura, permitindo que músicos explorassem novas formas sonoras e visuais em um ambiente aberto à experimentação. Nesse contexto, muitas bandas dialogaram com a pop art, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos. Este artigo analisa essas interações a partir das obras dos Beatles e de David Bowie, artistas que emergiram do underground e se conectaram com a estética pop em diferentes momentos. Destacamos a singularidade da pop art inglesa nas colagens presentes na produção dos Beatles entre 1967 e 1969, e o minimalismo da vertente norte-americana nas obras de Bowie durante a década de 1970. Haja vista que essas vertentes são comumente entendidas como sendo unívocas, buscamos contribuir para um debate mais amplo a respeito dos aspectos de produção da arte e do rock dos anos 1960-70, ressaltando as possibilidades inauguradas a partir do diálogo entres tais mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Pironato Milani, Unesp/Franca

Atualmente realiza pós-doutorado na Unesp/Franca, com foco nos Beatles e na contracultura inglesa. É doutora em História (2022) pela Unesp/Franca, com financiamento da Capes; mestre em História (2015) pela Unesp/Assis, com bolsa do CNPq; e graduação em História pela mesma universidade. Integra o Grupo de Estudos Culturais (GECU) da Unesp/Franca (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8109568788800220). Atua na área de História da Cultura, com ênfase em História e Música, Contracultura e Rock inglês. ORCID https://orcid.org/0000-0002-4147-7476 Email: vanessapironato@yahoo.com.br

José Cesar Fernandes Gomes , Unesp/Franca

Doutorando em História na Unesp/Franca, com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre em História pela mesma instituição, com a dissertação "Os Destroços de Uma Juventude Delinquente: David Bowie e o Rock da Década de 1970" (2023), também com apoio da CAPES. Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Integra o Grupo de Estudos Culturais (GECU) Unesp/Franca (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8109568788800220). Atua na área de História da Cultura, com ênfase em História e Música, Contracultura, Rock e David Bowie. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3919-823X Email: jose.cesar@unesp.br

Referências

Jornais e Revistas:

The Village Voice, Nova Iorque, ago. 1975. Acervo pessoal e acervo online podendo ser acessado em: https://news.google.com/newspapers?nid=KEtq3P1Vf8oC&dat=19750818&printsec=frontpage&hl=en

Discografia principal:

BEATLES. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.London: Parlophone,1967. LP.

DAVID BOWIE. Hunky Dory. London: Parlophone, 2015 [remasterizado do LP original de 1971]. 1 CD (41min52s.). Disponível no Spotify.

DAVID BOWIE. Heroes. London: Warner Music Group Company., 2016 [remasterizado do LP original de 1977]. 1 CD (38min.). Disponível no Spotify.

Bibliografia

ADORNO, Theodor. Sobre Música Popular. Trad. Flávio R. Kothe, in G. Cohn, (org.), Col. Grandes Cientistas Sociais, vol. 54. São Paulo: Ática, 1986.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 364p.

ALLOWAY, Lawrence. O desenvolvimento da Arte Pop britânica. In: LIPPARD, Lucy. A Arte Pop. Lisboa: Editorial Verbo, 1973.

AUSLANDER, Philip. Performing Glam Rock: Gender and Theatricality in Popular Music. Michigan: University of Michigan Press, 2006.

BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

BÜRGER, Peter. Avant-Garde and Neo-Avant-Garde: An Attempt to Answer Certain Critics of Theory of the Avant-Garde. New Literary History, v. 41, p. 695-715, 2010.

BYRNE, David. How Music Works. Edinburgh: Canongate Books Ltd, 2012.

CONNOR, Steven. Cultura Pós-Moderna: Introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

DIAS, Marcia Tosta. Os Donos da Voz: Indústria Fonográfica e Mundialização da Cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.

FAULK, Barry J. Modernist Rock Constructs the Folk: The Beatles’ Magical Mystery Tour. In: British Rock Modernism, 1967-1977: The Story of Music Hall in Rock. England: Ashgate, 2010.

FENERICK, José Adriano; CONTE, Marco Abrão; PORTUGAL, Ana Raquel. A História Nas Artes. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2023.

FENERICK, José Adriano. Nas Trilhas do Rock: Contracultura e Vanguarda. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2021.

FENERICK, José Adriano; SOUZA, Rainer. Nas Trilhas do Rock: Experimentalismo e Mercado Musical. Goiânia: Editora Kelps, 2018.

FENERICK, José Adriano. Nas Trilhas Do Rock: Psicodelia e Underground Anglo-americano. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2025.

FENERICK, José Adriano. Façanhas Às Próprias Custas: Produção Musical Da Vanguarda Paulista (1979-2000). São Paulo: Annablume, 2007.

FENERICK, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band: Uma Colagem de Sons e Imagens. Revista de História e Estudos Culturais, [S. l.], Janeiro/Fevereiro/Março 2008.

FOSTER, Hal. O Retorno do Real. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

FRITH, Simon; HORNE, Howard. Art into Pop. Londres: Routledge, 1989.

GREENBERG, Clement. A Pintura Modernista 1960. In: FERREIRA, Glória; MELLO, Cecília Cotrim de. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1996.

GREENBERG, Clement. Vanguarda e Kitsch 1939. In: FERREIRA, Glória; MELLO, Cecília Cotrim de. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1996.

GOMES, José C. F. Os Destroços De Uma Juventude Delinquente: David Bowie e o rock da década de 1970. 2023. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Franca, 2023.

GROSSBERG, Lawrence. Is There Rock After Punk? In: FRITH, Simon; GOODWIN, Andrew. On Record: Rock, Pop, and the Written Word. New York and London: Routledge, 1990.

GRUNENBERG, Christoph; HARRIS, Jonathan (ed.). Summer of Love: Psychedelic Art, Social Crisis and Counterculture in the 1960s. Liverpool: Liverpool University Press, 2005.

HEBDIGE, Dick. Subculture: The Meaning of Style. London and New York: Routledge, 1979.

HICKS, Michael. Sixties Rock: garage, psychedelic, and other satisfactions. Chicago. Marston Book Services Limited. 2000.

JAMESON, Fredric. Reification and Utopia in Mass Culture. In: Signatures of the Visible. London: Routledge, 1992.

JAMESON, Fredric. Postmodernism and Consumer Society. In: FOSTER, Hal (ed.). The Anti-Aesthetic: Essays on Postmodern Culture. Port Townsend, Washington: Bay Press, 1983.

LIPPARD, Lucy R. A Arte Pop. Rio de Janeiro: Gris, Impressores, S. A. R. L., 1973.

MACAN, Edward. The Birth of Progressive Rock. In: Rocking the Classics: English Progressive Rock and the Counterculture. New York, 1997. Online edn, Oxford Academic, 3 Oct. 2011. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195098884.003.0002. Accessed 30 Aug. 2023.

McCARTHY, David. Arte Pop. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

MILES, Barry. In the Seventies: Adventures in the Counterculture. London: Serpent’s Tail, 2011.

MILES, Barry. London Calling: A Countercultural History of London Since 1945. London: Atlantic Books, 2010.

MILANI, Vanessa Pironato. Sisters, O Sisters, Lets Stand Up Right Now: O Processo de Feminilização do Rock na Época da Contracultura e da Nova Esquerda, 1966-1974. 2022. Tese (Doutorado em História). Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP/Franca, 2022.

NAPOLITANO, Marcos. A Síncope das Ideias: A Questão da Tradição na Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a Canção: Engajamento Político e Indústria Cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Editora Annablume, 2001.

NELSON, Elizabeth. The British Counter-Culture, 1966-73: A Study of the Underground Press. London: THE MACMILLAN PRESS LTD, 1989.

ROSZAK, Theodore. A Contracultura: Reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição juvenil. Rio de Janeiro: Editora Vozes LTDA, 1972.

SIMONELLI, David. Working Class Heroes: Rock Music and British Society in the 1960s and 1970s. London: Lexington Books, 2013.

STRAW, Will. Characterizing Rock Music Culture: The Case of Heavy Metal. In: FRITH, Simon; GOODWIN, Andrew. On Record: Rock, Pop, and the Written Word. New York and London: Routledge, 1990.

STRAW, Will; HORNE, Howard. Art into Pop. London: Methuen and Co. Ltd, 1987.

WARNER, Simon. The Banality of Degradation: Andy Warhol, the Velvet Underground and the Trash Aesthetic. In: SKLOWER, Jedediah; WHITELY, Sheila. Countercultures and Popular Music. England: Ashgate, 2014.

WHITELEY, Sheila; SKLOWER, Jedediah (eds.). Countercultures and Popular Music. New York: Routledge, 2014.

WHITELEY, Sheila. The Space Between the Notes: Rock and the Counter-Culture. 1992.

WILSON, Andrew. Spontaneous Underground: An Introduction to London Psychedelic Scenes 1965-1968. In: GRUNENBERG, Christoph; HARRIS, Jonathan (eds.). Summer of Love: Psychedelic Art, Social Crisis and Counterculture in the 1960s. Liverpool: Liverpool University Press, 2005.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2008.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Downloads

Publicado

26.08.2025

Como Citar

Pironato Milani, V., & Fernandes Gomes , J. C. (2025). A Pop Art como material artístico da modernidade no Rock e suas distinções na Inglaterra e nos EUA. Revista Vórtex, 13, 1–28. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10047

Edição

Seção

Artigos