Tinctoris sobre as falsas concordâncias: um erro cometido por todos os compositores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9467

Palavras-chave:

Contraponto, Harmonia, Polifonia do século XV, Consonância-dissonância, História da teoria musical

Resumo

O presente artigo retoma a crítica de Tinctoris às falsas concordâncias presentes em composições de Guillaume Faugues, Antoine Busnoys e Firminus Caron. Objetiva-se analisar criticamente um ponto de vista histórico sobre os intervalos que atualmente chamamos de aumentados e diminutos na polifonia vocal do século XV. Para tanto, revisa-se três publicações musicológicas que tratam diretamente da questão: Berger ([1987] 2004), Urquhart (1999) e Bent (2001). Notando que as regras de contraponto não tratam da exclusão de um intervalo em particular, mas da correta ordenação dos elementos musicais na trama polifônica, conclui-se que as falsas concordâncias participam da realização do ideal da harmonia, uma vez que são elementos de diversidade necessários à consecução da variedade de razões que sustenta a chamada composição encantadora, o contraponto florido.

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Biografia do Autor

Matheus Rocha Grain, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Matheus Rocha Grain é professor efetivo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR, 2015). Como bolsista DS/CAPES concluiu o Mestrado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGMUS/UDESC, 2018) na linha de pesquisa “Musicologia/ Etnomusicologia”. E, com financiamento do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (PROMOP) da Universidade do Estado de Santa Catarina, concluiu seu Doutorado em Música (PPGMUS/UDESC, 2023) na linha de pesquisa Teoria e História. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6231-3593. E-mail: matheus_rocha541@hotmail.com.

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Publicado

09.06.2025

Como Citar

Rocha Grain, M. (2025). Tinctoris sobre as falsas concordâncias: um erro cometido por todos os compositores?. Revista Vórtex, 13, 1–26. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9467

Edição

Seção

Artigos