Tinctoris sobre as falsas concordâncias: um erro cometido por todos os compositores?
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9467Palavras-chave:
Contraponto, Harmonia, Polifonia do século XV, Consonância-dissonância, História da teoria musicalResumo
O presente artigo retoma a crítica de Tinctoris às falsas concordâncias presentes em composições de Guillaume Faugues, Antoine Busnoys e Firminus Caron. Objetiva-se analisar criticamente um ponto de vista histórico sobre os intervalos que atualmente chamamos de aumentados e diminutos na polifonia vocal do século XV. Para tanto, revisa-se três publicações musicológicas que tratam diretamente da questão: Berger ([1987] 2004), Urquhart (1999) e Bent (2001). Notando que as regras de contraponto não tratam da exclusão de um intervalo em particular, mas da correta ordenação dos elementos musicais na trama polifônica, conclui-se que as falsas concordâncias participam da realização do ideal da harmonia, uma vez que são elementos de diversidade necessários à consecução da variedade de razões que sustenta a chamada composição encantadora, o contraponto florido.
Downloads
Referências
ANDRE, Clovis Afonso de. 2005. 365p. Inscribing medieval pedagogy: Musica ficta in its texts. Tese (Doutorado em Música). State University of New York, Buffalo, 2005.
BENT, Margaret. On False Concords in Late Fifteenth-Century Music: Yet Another Look at Tinctoris. In: CEULEMANS, Anne-Emmanuelle; BLACKBURN, Bonnie J (orgs.). Théorie et analyse musicales - 1450-1650, p. 65-118. Louvain-la-Neuve: Département d’histoire de l’art et d’archéologie Collége Erasme, 2001.
BENT, Margaret. Counterpoint, Composition and Musica Ficta. New York/London: Routledge, 2002.
BERGER, Karol. Musica ficta: Theories of accidental inflections in vocal polyphony from Marchetto da Padova to Gioseffo Zarlino. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
FUBINI, Enrico. La estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
GRAIN, Matheus Rocha. Das memórias que cercam os intervalos de três tons: entre sons e conotações. 2023. Tese (Doutorado em Música). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
PALISCA, Claude V. Humanism in Italian Renaissance Musical Thought. New Haven/ London: Yale University Press, 1985.
TINCTORIS, Johannes. De arte contrapuncti. Tradução de: WOODLEY, Ronald; DEAN, Jeffrey; LEWIS, David. Disponível em: https://earlymusictheory.org/Tinctoris/. Acesso em: 06/06/2021. 2020.
URQUHART, Peter. False Concords in Busnoys. In: HIGGINS, Paula (ed.). Antoine Busnoys: Method, Meaning, and Context in Late Medieval Music, p. 361-87. Oxford: Clarendon Press, 1999.
ZAGER, Daniel. From the singer's point of view: a case study in hexachordal solmization as a guide to musica recta and musica ficta in fifteenth-century vocal music. Current Musicology, n. 43, p. 7-21, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Rocha Grain

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.