A invenção do instrumento vocal em Got Lost , de Helmut Lachenmann

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9096

Palavras-chave:

Helmut Lachenmann, Got Lost, Música Concreta Instrumental, Técnicas estendidas, Música vocal

Resumo

Este artigo consiste em uma investigação sobre o instrumento vocal na obra do compositor alemão Helmut Lachenmann (1935). Para tanto, analisaremos os principais aspectos de seu pensamento composicional em dois pontos: primeiramente, investigando a própria noção de instrumento na poética do compositor, buscando compreender a articulação entre pensamento e prática composicional por intermédio dos conceitos que se desdobram de sua música concreta instrumental. Posteriormente, observando a relação que se estabelece entre voz e elementos textuais no conjunto de sua obra, analisaremos algumas das estratégias composicionais que Lachenmann dispõe ao texto de Álvaro de Campos, Todas as cartas de amor são ridículas, em sua peça, Got Lost (2008), para piano e soprano, investigando os aspectos discursivos que se realizam a partir da construção do instrumento em questão.

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Biografia do Autor

Lucas Mateus Silva, Universidade Estadual do Paraná

Lucas Mateus Silva é compositor e pesquisador, bacharel em Design pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2014-2018) e graduado em música (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019-2024). Durante a licenciatura, direcionou seus estudos para a área da composição e processos criativos com os professores Gustavo Penha e William Teixeira, estudando estéticas e procedimentos composicionais consolidados ao longo da história da música. Atualmente é pesquisador bolsista (CAPES - Mestrado) no PPGMUS-Unespar e integrante do grupo de pesquisa Núcleo Música Nova, investigando as intersecções entre música instrumental e eletroacústica a partir da obra de Helmut Lachenmann, sob orientação do prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro. Também é aluno, na mesma instituição, do Curso de Especialização em Música Eletroacústica (Lato Sensu) com ênfase em composição.

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2016. Atuou como pesquisador visitante na Universidade de Harvard (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) e no IRCAM (ERC-CONFAP-FUNDECT 2023). É Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012) e completou seus estudos de Pós-Graduação sob a orientação do compositor Silvio Ferraz, sendo bolsista FAPESP. Obteve os títulos de Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017), realizando estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha). Prosseguiu sua formação por meio de Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS, concentrando-se na pesquisa sobre filosofia analítica da arte.

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Publicado

28.05.2025

Como Citar

Silva, L. M., & Teixeira da Silva, W. (2025). A invenção do instrumento vocal em Got Lost , de Helmut Lachenmann. Revista Vórtex, 13, 1–32. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9096

Edição

Seção

Artigos