Mulheres e perspectiva de gênero: análise do repertório de coros profissionais do Sudeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9894

Palavras-chave:

Canto coral, Estudos de gênero, Musicologia feminista, Repertório, Mulheres compositoras

Resumo

As reflexões sobre a desigualdade de gênero na música permitiram aprofundar o entendimento sobre quais aspectos dificultaram ou afastaram compositoras e suas obras do repertório canônico e da programação musical. Tratamos, neste artigo, da análise do repertório de coros profissionais das capitais do Sudeste do Brasil, sob uma ótica de gênero, de modo a verificar a presença de mulheres enquanto compositoras e arranjadoras e discutir a representatividade e a equidade de gênero na música coral. No total, observamos que 1,7% do repertório apresentado pelos coros, de 2015 a 2021, foram composições e arranjos de mulheres. Os corpos artísticos que têm como objetivo a divulgação de obras contemporâneas demonstraram maior abertura para a execução de obras de diferentes períodos que fogem ao repertório canônico. Consideramos que pesquisas que abordem o canto coral pela perspectiva de gênero podem ampliar o acesso a obras de compositoras e arranjadoras e reinseri-las na história da música.

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Biografia do Autor

Maria Rúbia de Moraes Andreta, Universidade de São Paulo

Maria Rúbia de Moraes Andreta é doutoranda em Musicologia e mestra em Processos de Criação Musical no programa de pós-graduação em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profª. Drª. Susana Cecília Igayara-Souza. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC/USP, certificado pelo CNPq) e atua como cantora, preparadora vocal e regente coral. É pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC e graduada em Música com habilitação em Regência e Voz pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Susana Cecília Igayara-Souza, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Susana Cecília Igayara-Souza é professora associada (livre-docente) do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em repertório coral e práticas corais. Coordena o Comunicantus: Laboratório Coral e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC/USP, certificado pelo CNPq). É orientadora plena do programa de pós-graduação em Música ECA-USP, autora de artigos e capítulos sobre repertório coral, história da educação musical, canto coral, (auto)biografia na pesquisa em música, formação de regentes e professores. Presidiu e participou de comitês científicos de congressos de canto coral e educação musical.

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Publicado

20.08.2025

Como Citar

de Moraes Andreta, M. R., & Almeida Igayara de Souza, S. C. (2025). Mulheres e perspectiva de gênero: análise do repertório de coros profissionais do Sudeste do Brasil. Revista Vórtex, 13, 1–37. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9894

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”